Dificuldade em desenvolver um determinado metodo!

Olá pessoal ! Bom o problema é o seguinte!
Tenho um exercicio pra fazer de uma classe carro.
Vou colocar aqui o enunciado do exercicio pra facilitar o entendimento, e tmb o codigo ate onde consegui fazer.

Classe: Carro Atributos: cor, modelo, velocidadeMaxima,
velocidade Atual Crie um carro e informe a cor e modelo.
Acelere o carro (este método aumenta a velocidade em uma
determinada quantidade). Pegue a velocidade do carro, Pegue
a marcha (1 - 0 a 20 km, 2 - 21 a 40 km, 3 - 41 a 60 km,
4 - 61 a 80km, 5 - > 80…

minha dificuldade esta no metodo acelerar, e marcha.
Se alguém puder me ajudar eu ficaria muito grato.

segue o codigo ate onde consegui fazer…

package TrabalhoJava;

import javax.swing.JOptionPane;

public class Carro {

    private String cor;
    private String modelo;
    private int veloc_max;
    private int veloc_atual = 0;

    public String getCor() {
        return cor;
    }

    public void setCor(String cor) {
        this.cor = cor;
    }

    public String getModelo() {
        return modelo;
    }

    public void setModelo(String modelo) {
        this.modelo = modelo;
    }

    public int getVeloc_max() {
        return 220;
    }

    public void setVeloc_max(int veloc_max) {
        this.veloc_max = veloc_max;
    }

   public int getVeloc_atual() {
        return veloc_atual;
    }

    public void setVeloc_atual(int veloc_atual) {
        this.veloc_atual = veloc_atual;
    }

    public void acelerar (int acelera){
        if (acelera >= veloc_atual){
            acelera += veloc_atual;
        }else{
        JOptionPane.showMessageDialog(null, " Atenção !! velocidade inválida !");
        }
    }
}

package TrabalhoJava;

import javax.swing.JOptionPane;


public class MainCarro {

    private static int mensagem;
    public static void main(String[] args){

        Carro car = new Carro();

        car.setCor(JOptionPane.showInputDialog("Informe a cor do carro"));
        car.setModelo(JOptionPane.showInputDialog("Informe o modelo do carro"));

        mensagem = car.getVeloc_max();
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "A velocidade máxima alcançada pelo carro é  : " + mensagem + "Km/h" );

        car.acelerar(new Integer(JOptionPane.showInputDialog("Informe o quanto deseja acelerar  !")));

       

    }

}

Fala cara, blza?

Olha, fiz algo bem simprão, veja se da uma ajuda:

[code]import javax.swing.JOptionPane;
public class MainCarro {

private static int mensagem;   
public static void main(String[] args){   

    Carro car = new Carro();   

    car.setCor(JOptionPane.showInputDialog("Informe a cor do carro"));   
    car.setModelo(JOptionPane.showInputDialog("Informe o modelo do carro"));   

    mensagem = car.getVeloc_max();   
    JOptionPane.showMessageDialog(null, "A velocidade máxima alcançada pelo carro é  : " + mensagem + "Km/h" );   

    car.acelerar(new Integer(JOptionPane.showInputDialog("Informe o quanto deseja acelerar  !")));   
    JOptionPane.showMessageDialog(null,"Você está á: "+car.getVeloc_atual()+"Km/h na "+car.getMarcha()+" marcha");
    System.exit(0);

}   

} [/code]

[code]import javax.swing.JOptionPane;

public class Carro {

private String cor;   
private String modelo;   
private int veloc_max;   
private int veloc_atual = 0;   

public String getCor() {   
    return cor;   
}   

public void setCor(String cor) {   
    this.cor = cor;   
}   

public String getModelo() {   
    return modelo;   
}   

public void setModelo(String modelo) {   
    this.modelo = modelo;   
}   

public int getVeloc_max() {   
    return 220;   
}   

public void setVeloc_max(int veloc_max) {   
    this.veloc_max = veloc_max;   
}   

public int getVeloc_atual() {
return veloc_atual;
}

public void setVeloc_atual(int veloc_atual) {   
    this.veloc_atual = veloc_atual;   
}  

public int getMarcha(){
	if(veloc_atual>0 && veloc_atual <=20){
		return 1;
	}
	if(veloc_atual>21 && veloc_atual <=40){
		return 2;
	}
	if(veloc_atual>41 && veloc_atual <=60){
		return 3;
	}
	if(veloc_atual>61 && veloc_atual <=80){
		return 4;
	}
	if(veloc_atual>81){
		return 5;
	}
	return 0;
}

public void acelerar (int acelera){   
    if (acelera >= veloc_atual){   
        veloc_atual=acelera;   
    }else{   
    JOptionPane.showMessageDialog(null, " Atenção !! velocidade inválida !");
    veloc_atual=0;
    }   
}   

}[/code]
Parece que o exercício pede a marcha ao invés da velocidade, mas aí não daria para saber a velocidade exata do carro.
O que eu fiz foi um método getMarcha(). Com base na velocidade setada, ele verifica qual marcha o carro está.
Daí só ir adaptando o resto do exercício.

Abraço

E ai thiago tudo blz cara !

Valeu pela ajuda heim cara, vai ajudar bastante com certeza !

eu estava com duvidas nesse exatamente nesse ponto , em que o exercicio pedia a marcha e não a velocidade, ai me atrapalhei um pouco no entendimento do problema.

mas sua com sua ajuda deu tudo certo.

valeu mesmo cara! um abraço até mais …