Dificuldade em um exercicio em java

Pessoal, estou com dificuldade em começar a criar esse exercicio.

Pois uma dissertação ela recebe um aluno e um professor, e não estou entendendo como que faço pra colocar dentro ca classe dissertação.

Alguém pode me ajudar?

Grato!

Uma Dissertação tem nome, sigla, nota final, Professor e um Aluno.
De um professor é importante saber o nome, matrícula e título.
De aluno importa o nome, a matrícula e se ele é ou não aluno regular.
Ao receber todas as dissertações de uma direção apresente os seguintes relatórios:
1- Todos os dados da Direção: Nome da direção e os dados de todas as dissertações.
2- A melhor Dissertação.
3- O Aluno que apresentou a pior Dissertação.
4- Quantas Dissertações foram feitas por alunos que não são regulares.
5- As dissertações que tiraram nota maior que 9.

E o que você fez até o momento?

vc deve criar uma classe Aluno, Professor e Dissertacao.

A Dissertacao tera um, Aluno e um Professor, começa assim.

Cara até agora nada, eu estou tentando saber como que eu vou colocar esse prof. e o aluno dentro da classe dissertação.

Pode me ajudar, so precisa me falar como que será feito.

[quote=avsouza]vc deve criar uma classe Aluno, Professor e Dissertacao.

A Dissertacao tera um, Aluno e um Professor, começa assim.[/quote]

Sim isso ai eu entendo, mas se em java não tem herança multipa como que eu vou extender os dois em dissertação?

[quote=lucasmnr]Cara até agora nada, eu estou tentando saber como que eu vou colocar esse prof. e o aluno dentro da classe dissertação.

Pode me ajudar, so precisa me falar como que será feito.[/quote]
Se não fez nada, não posso ajudar.
Veja bem, você provavelmente já usou em alguma classe, no mínimo, um objeto da classe java.lang.String, não?
Se sim, qual a dificuldade com Aluno e Professor?

Não se esqueça da classe Direcao também:

Uma Direção tem um vetor de Dissertações.
Uma Dissertação tem um Aluno e um Professor.

[quote=lucasmnr][quote=avsouza]vc deve criar uma classe Aluno, Professor e Dissertacao.

Sim isso ai eu entendo, mas se em java não tem herança multipa como que eu vou extender os dois em dissertação?[/quote]

Sua classe Dissertacao não irá extender Professor e/ou Aluno

[code]
public class Dissertacao {

private Aluno aluno;
private Professor professor ;

}[/code]

[quote=drsmachado][quote=lucasmnr]Cara até agora nada, eu estou tentando saber como que eu vou colocar esse prof. e o aluno dentro da classe dissertação.

Pode me ajudar, so precisa me falar como que será feito.[/quote]
Se não fez nada, não posso ajudar.
Veja bem, você provavelmente já usou em alguma classe, no mínimo, um objeto da classe java.lang.String, não?
Se sim, qual a dificuldade com Aluno e Professor?[/quote]

Sim cara, ja usei.

Eu sei desenvolver o resto, so preciso dessa idéia de como colocar a classe aluno e prof. dentro da dissertação.

[quote=lucasmnr][quote=avsouza]vc deve criar uma classe Aluno, Professor e Dissertacao.

Sim isso ai eu entendo, mas se em java não tem herança multipa como que eu vou extender os dois em dissertação?[/quote]

Não usaria Herança Múltipla nem em C++ nem em Java para esse caso.

Herança só deve ser usada no caso “é um”, não no caso “tem um”. Note que uma Dissertação TEM UM Aluno e TEM UM Professor; ela NÃO É UM Aluno nem um Professor.

[quote=entanglement][quote=lucasmnr][quote=avsouza]vc deve criar uma classe Aluno, Professor e Dissertacao.

Herança só deve ser usada no caso “é um”, não no caso “tem um”. Note que uma Dissertação TEM UM Aluno e TEM UM Professor; ela NÃO É UM Aluno nem um Professor.
[/quote]

Perfeito

[quote=avsouza][quote=lucasmnr][quote=avsouza]vc deve criar uma classe Aluno, Professor e Dissertacao.

Sua classe Dissertacao não irá extender Professor e/ou Aluno

[code]
public class Dissertacao {

private Aluno aluno;
private Professor professor ;

}[/code][/quote]

Cara vc tirou minha dúvida, obrigado!
Eu estava pensando que iria extender, mas não tinha analisado que era tão simples.
Valeu, obrigado!

[quote=entanglement][quote=lucasmnr][quote=avsouza]vc deve criar uma classe Aluno, Professor e Dissertacao.

[/quote]

Muito bem lembrado, valeu!