Estou lendo o livro do Deitel sobre java, e estou tendo bastante dificuldade em absorver o conteúdo isso é normal , quando vocês começaram também era assim?
Quando leio o capítulo parece que entendi bem, mas na hora de fazer a maioria dos exercícios não consigo resolver e os que consigo é olhando os exemplos durante o capítulo e me espalhando.
É normal sim. Java é muito extenso, e para conseguir memorizar vai um bom tempo e MUITO treino. Leia, faca os exercicios, leia de novo, e teste muito. Aos poucos voce ira pegar pratica.
Rafael
[i]Fica tranquilo cara é normal ficar meio “perdidão” no começo…
:roll:
O importante é você ter vontade de aprender e fazer muitos exercícios,
assim concerteza você vai começar a entender melhor como as coisas
funcionam em Java e vai expandir o seu conhecimento…
Aqui no forúm você pode tirar suas dúvidas e ainda tem um vasto
material disponível de graça, é só você querer aprender…
depende de você.
Boa Sorte![/i]
Ohh e como é dificil. Eu ja dei tanto murro no livro. e olhe que o meu num foi da deitel, foi novatec que é menor. Acho que agente começou por livros errados, livros que te dão muita teoria e mostram muitos detalhes antes de te levar a pratica. Bom é livro pequeno, que te mostre o que voê realmente quer, que é desenvolver. Depois que você ja souber bastante ai é a hora dos detalhes.
Estou pensando em comprar java2 de william pereira. dei uma olhada nele é bem menor e bem legal.
Abraço.
Ja tentou pelo material da Caelum?
http://www.caelum.com.br/caelum/curso-11.jsp (clique la no botao de download)
É mais sucinto, porem extenso nos topicos necessarios, focado no aprendizado de conceitos, nao de APIs
Cara, você quer dizer o aprendizado em Java ou aprendizado em Orientação a Objetos?
Se eu tivesse que aprender tudo de volta, começaria a aprender a OO em si antes.
Mas fica tranquilo que é lento no começo. Depois de um tempo parece que fica mais fácil absorver (ainda mais pelo livro do Deitel que é técnico demais, mas é o melhor).
Abraço e bons estudos.
Com os tutoriais práticos e super bem elaborados que temos na net(o material da Caelum é um deles), eu recomendo estudar por apostilas, e usar o livro do Deitel como apoio/consulta.Evita o desperdício de tempos com detalhes que você não vai utlizar no dia-a-dia.Pena que no meu tempo de “início de carreira” o material era tão fraquinho… :roll:
[quote=RafaelViana]Estou lendo o livro do Deitel sobre java, e estou tendo bastante dificuldade em absorver o conteúdo isso é normal , quando vocês começaram também era assim?
Quando leio o capítulo parece que entendi bem, mas na hora de fazer a maioria dos exercícios não consigo resolver e os que consigo é olhando os exemplos durante o capítulo e me espalhando.
[/quote]
Normal, vai lendo em paralelo os tutoriais, as apostilas da Caelum, principalmente a FJ 11, CS 14 e FJ 21, nessa sequência, pra instalar o Java e aprender a lidar com as IDEs, aqui na área de artigos do GUJ tem tutoriais explicando tudo, também é legal comprar a mundo java ou a java magazine, são excelentes
Pra quem está começando com programação, como você, recomendo o Deitel mesmo. Os tutoriais são melhores para quem já conhece alguma linguagem de programação.
Além de desenvolvedor, sou professor também e utilizo o Deitel em meus cursos e tenho obtido bons resultados.
Ele detalha bastante (o que enche o saco de programador mais experiente) e aborda quase tudo que voc vai precisar aprender, mesmo que num nível básico: Estruturas de controle e de um programa Java, orientação a objetos, diversas apis, threads, banco de dados, interface gráfica, modelagem, redes, java pra web… Pra quem está começando, acho ele bem completo.
Sobre sua dificuldade. cara, é assim mesmo. Eu mesmo, depois de 5 anos programando, me sinto assim, sempre que começo a estudar um nova tecnologia. O negócio é você aceitar que isso é normal. E praticar. Só se aprende inglês falando, escrevendo, lendo e ouvindo em inglês. Com programação não é diferente. Tem que praticar. E muito
Obrigado pelas respostas, eu também estava achando o livro do deitel bastante cansativo, dai eu li a apostila da caelum, trata os assuntos muito bem e resumidamente, porém achei melhor voltar a ler o deitel, pois tinha vários estudos de caso e mais detalhado, mas mesmo assim não ta conseguindo “entra” na minha cabeça.
Estou começando tbm… Um livro que gostei e acho que tem bastante didatica é o “Use a Cabeça JAVA” de Sierra & Bates Ed. Alta Books!!!
Cara nada melhor que o contato no dia a dia… Treine bastante.
Abs!!