Dificuldade para acessar classes e libs

Boa noite galera,

Estou desenvolvendo um trabalho para um cliente e estou com um problema que está me descabelando… Tenho um projeto com toda a estrutura Ok com o dir WEB-INF/llib e WEB-INF/classes além da pasta web com as jsps. no meu ambiente de producao (o site esta hospedado num servidor) roda normalmente, mas instalei o o tom cat em minha maquina e pus a pasta no webapps. Ele chega a abrir os projetos, mas nao consegue localizar as classes e as libs incluindo o servlet-api.jar. No entanto todos estão lá. Oque pode ser isto? Oque mais devo configurar para isto ficar disponível? Pelo amor de Deus galera, me ajuda!

só pra completar.
No diretorio principal tem um arquivo .classpath com a seguinte configuração:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

eu ja cheguei a baixar o eclipse pra ver se resolvia, mas nao sei usa-lo direito. Costumo compilar as classes via textpad. O q pode ser isto? uma perda de referência do tom cat em relação à aplicação?

meu web.xml está assim:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> Computer Prime MasterServlet br.com.computerprime.base.MasterServlet log4j-init-file ./WEB-INF/log4j.properties 0 ServletController br.com.computerprime.base.ServletController 1 ServletController /ServletController web/index.jsp 45

socorro, galera!!! Estou a dias tentando resolver isto e meu prazo está esgotando!!!

Oi Danielle…
Muita calma nessa hora…
Uma coisa vc já criou o CATALINA_HOME como variável de ambiente?
Vc está utilizando jdk 1.5 ?

isso! jdk 1.5

como assim CATALINA_HOME como variável de ambiente?

Bom CATALINA_HOME é a variável de ambiente do TOMCAT, em versões antigas também chamada de TOMCAT_HOME

nesta variável você seta o caminho onde está instalado o TOMCAT

t+

Galera, eu não sei se já fiz isso. Se fiz foi involuntariamente porque nem sei como fazer. Por favor, alguém me ajuda!!! ao tentar compilar minhas classes alteradas ele nao acha as libs e as classes!!!

só mais um detalhe: o site chega a abrir no endereço http://localhost:8080/computerprime, no entanto não posso me logar nele porque ele não acha o jdbc que tbem está na pasta lib, e ao compilar alguma classe ele nao acha as demais classes no caminho especificado nos imports (que está correto), diz que Não pode localizar o simbolo e nem as libs (os .jars com o servlet-api.jar, etc…).

Bom dia Danielle
Então vamos fazer as coisas por partes.
Vc já colocou o Tom cat para funcionar… vc já chamou o localhost?
Lá tem a opção de fazer deploy da aplicação… tenta fazer isso
Se mesmo assim não funcionar… vamos colocar esse carinha para funcionar dentro da Ide de desenvolvimento Eclipse 3.2.
8)

oi edvaldo,

a aplicacao abre no endereco http://localhost:8080/computerprime quando starto o tom cat. O problema eh que ele nao encontra o caminho onde entao as classes e as libs, daí eu nao consigo por exemplo compilar os servlets. Eu tentei usar o eclipse ontem. Na verdade, eu estou acostumada a programar via textpad e compilar com ctrl+1. Não consegui usar o eclipse. Só não entendo uma coisa. A aplicação está pronta, nas pastas certas e abre. Porque entao ele nao encontra os drivers, as libs e as classes (especificadas nos imports)?

Tente usar o Eclipse, aqui no guj tem excelentes tutorias sobre ele, seu problema deve ser classpah, sua aplicação não encontra os jars, quando estiver usando o Eclipse suas classes não vão compilar se estiverem com o classpath errado, dai basta adicionalas corretamente, isso é feito clicando com o btn direito em cima do projeto criado --> Properties --> Java Build Path --> Add External Jars, e escolha os que precisa.

Com o classpath correto sua aplicação funcionara corretamente.

Galera,

Fiz o seguinte: acessei o painel de controle/sistema/Guia “Avançado” e depois cliquei numa opção lá chamada “variáveis de ambiente”. Notei que já havia um path apontando para o dir do java na minha máquina. Daí, criei uma var chamada CLASSPATH com o seguinte caminho:

C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\computerprime\WEB-INF\lib\servlet-api.jar;C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\computerprime\WEB-INF\lib\mysql-connector-java-3.1.11-bin.jar;C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\computerprime\WEB-INF\lib\log4j-1.2.8.jar;C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\computerprime\WEB-INF\lib\mail.jar;C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\computerprime\WEB-INF\classes

Em seguida tentei compilar meus servlets e consegui normalmente! De qualquer forma, valeu!!!

Oi, Danielle.

Mas não é por que você resolveu o seu problema que você vai perder a oportunidade de migrar para uma ferramenta profissional como o Eclipse ou NB, não é mesmo?

Oi Danielle…
Legal que tenha conseguido…
O que o ldanielts escreveu é verdade… Use uma Ide para desenvolver… será mais produtivo e vai evitar problemas futuros…

Qual coisa é só escrever… a galera do GUJ são muito 10 para ajudar.

Valeu

Fui. :stuck_out_tongue:

Claro, Galera! Eu pretendo realmente mais pra frente adotar uma ferramenta como esta, mas por enquanto, por causa dos prazos, vou utilizar o textpad mesmo com quem já me familiarizei. Assim que eu finalizar este projeto vou dar uma estudada nestas ferramentas. Valeu mais uma vez!!