Participei recentemente de dois processos de seleção para pós-graduação (mestrado na FATEC e UNESP) onde usei como tema para o projeto de pesquisa, um dos pontos avaliados na seleção, ?Computação em nuvem + ensino? e ?Repositório de Serviços na governança SOA?, no entanto não tive sucesso nesses processos.
O que vocês acham dos temas alguma sugestão para refiná-los?
E por essa situação de seleção alguém possou ou passa por essa situação e tem alguma dica?
Nessa seleção que vc participou vc conhece os orientadores em que vc escolheu como preferência no ato da inscrição??
Bom… eu ainda não tentei uma seleção para mestrado, porém vou tentar tbm agora no meio do ano. Algumas coisas ajudam vc a ingressar, como ter um contato antes da seleçao com o orientado que vc interessou (não sei se foi o seu caso) e expor a ele suas idéias para projeto consequentemente questionar o que ele acha da idéia desses projetos… Em alguns casos o próprio orientador tem alguns projetos com interesse de desenvolver, bastando para isso conhecer um aluno que ele possa confiar e entregar a ele (confiar é ter CERTEZA que esse aluno não irá abandonar o projeto no meio ou fazê-lo meia boca).
No meu caso estou tentanto ganhar confiança de um orientado, sabendo que ele mesmo já tem alguns projetos em mente e quer que alguém o desenvolva…
Resumindo: O contato com o orientador é essencial.
M
madujr
Tudo certo sim contigo ?
Boa dica, eu não entrei em contato com nenhum orientador antes, o que eu fiz foi ir o na lattles deles e ver os projetos de pesquisa que eles tem e propor temas que se encaixão, mas sem contato nenhum antecipado.
Como vc acha mais adequado tentar esse contato ? pegar o e-mail mandar perguntando?
Muito obrigado pela força e pelas ideia;
Abraço.
TM:
O amigo, tudo bom??
Essa questão de pós é canseira mesmo…
Nessa seleção que vc participou vc conhece os orientadores em que vc escolheu como preferência no ato da inscrição??
Bom… eu ainda não tentei uma seleção para mestrado, porém vou tentar tbm agora no meio do ano. Algumas coisas ajudam vc a ingressar, como ter um contato antes da seleçao com o orientado que vc interessou (não sei se foi o seu caso) e expor a ele suas idéias para projeto consequentemente questionar o que ele acha da idéia desses projetos… Em alguns casos o próprio orientador tem alguns projetos com interesse de desenvolver, bastando para isso conhecer um aluno que ele possa confiar e entregar a ele (confiar é ter CERTEZA que esse aluno não irá abandonar o projeto no meio ou fazê-lo meia boca).
No meu caso estou tentanto ganhar confiança de um orientado, sabendo que ele mesmo já tem alguns projetos em mente e quer que alguém o desenvolva…
Resumindo: O contato com o orientador é essencial.
T
TM1
madujr:
Tudo certo sim contigo ?
Boa dica, eu não entrei em contato com nenhum orientador antes, o que eu fiz foi ir o na lattles deles e ver os projetos de pesquisa que eles tem e propor temas que se encaixão, mas sem contato nenhum antecipado.
Como vc acha mais adequado tentar esse contato ? pegar o e-mail mandar perguntando?
Muito obrigado pela força e pelas ideia;
Abraço.
Cara tem duas formas que são melhores…
Uma seria entrar no site da facu olhar no link referente as pós e ver quem são os docentes que orientão… ligue na secretaria da facu ou vá lá e obtenha informação de qual é a sala desse orientador na facu (pois cada um tem sua sala) e os horários/dias que ele fica nessa sala… vá lá e converse na boa com ele demonstrando interesse e comente sobre seus projetos, se ele tem algum… Uma dica boa é vc tentar fazer com ele algum projeto antes sem vinculo nenhum de pós pra vc ganhar confiança com ele… ofereça isso…
Outra forma seria vc obter informações de quais professores são orientadores de mestrado em algumas faculdades no Brasil e mandar e-mail para cada um deles demonstrando interesse em fazer o mestrado, colocando junto seu curriculo lattes (se vc estiver disposto a ir para outras cidades) ao mandar para vários geralmente algum deles responde… Bom te digo isso pois o orientador que estou tentando fez dessa forma na época dele e hj o cara tem seu Doutorado feito no exterior…