Seguinte:
Passei cerca de um ano sem estudar Java devido a demanda de onde eu trabalhava ser toda para PHP… acabei indo bem a fundo no PHP e deixando Java de lado.
Tenho uma boa base com MVC, JSP, Servlets e tal;…
Andei tentando começar no JSF, mas estou com uma dificuldade:
Qual plugin ou biblioteca instalar para poder criar GUI’S arrastando os componentes :?
Instalei alguns, mas nenhum funfou do jeito que eu imaginava.
tem o JBossTools mas se vc quer algo igual o Visual Studio acho que não encontrará, eu particularmente não acredito muito na mágica do arrasta e desenha não ?
viniciusEric
Antes de “deixar stand by” o java eu tinha visto algo parecido. Mas não me recordo…
Um colega me indicou visual studio… só que $$ não $$ aguento!
thiagocg
Olá viniciusEric, cara o jboss tools é muito bom realmente mas não sei se tem suporte ao netbeans, eu uso ele no eclipse e tb recomendo, o prorio eclipse somente com wtp se não me engano ja tem um editor de paginas web no estilo drag and drop, no netbeans eu não tenho como te falar pois não utilizo esta IDE.
Mas eu particularmente não utilizo dos recursos de arrastar e soltar disponiveis, pq geralmente essas ferramentas deixam o codigo muito bagunçado. E como vc esta aprendendo acho interessante vc ir adicionando os compontes na mão e ir aprendendo sobre cada um deles.
Boa sorte nos estudos!
[]'s
viniciusEric
Olá thiagocg, boa noite.
Também concordo com você.
Perguntei mais por curiosidade porque no meu não rodou de nenhum jeito.
Tenho o eclipse e vou dar uma olhada no Jboos tools. Só para efeito de estudo mesmo.
Mas estou com um livro aqui e vou tentar ir na raça, da raíz mesmo.
Obrigado pela presteza de vocês, abraços!
O
odairindena
O ideal seria fazer na mão mesmo, o Netbeans tinha um plugin que se chamava “visual web pack” se não me angano, que depois de um tempo vinha junto com ele, mas nas versões mais novas não vem mais, nem sei se ainda existe … brinquei com ele a algum tempo atras e até que era bacaninha …