Dificuldades com JSP

Bom dia,

continuo meus estudos aqui, para iniciar um novo projeto em JSP/Servlet.
Eu e meus companheiros estamos montando protótipos, apenas para testes e aprendizado, antes de iniciar o projeto em sí.
Somos programadores PHP, e estamos com dificuldades de fazer algumas coisas em JSP que em PHP eram bem simples.
Por exemplo, se um usuário deseja alterar seus dados cadastrados no BD, ele entra com seu login e senha, depois irá aparecer uma tela, com vários text, com seus dados já preenchidos nesses texts e dando posibilidade dele alterar. Em php era só jogar no value do text, um comando mais ou menos assim:

<input type='text' name='nome' value=<?echo $variavel; ?>

se a variavel tivesse valor preencheria o text com o valor, senão deixaria em branco.
No caso do JSP, eu tento fazer a mesma coisa, supondo que os dados eu passei através de um Bean, que veio preenchido do servlet.

<input type='text' name='nome' value=<%= usuario.getNome() %>

Quando possui valor, legal, preenche normal o text, quando não vem null, e ae que vem a dificuldade, é inviável, ficar jogando um if para ver se está null ou não, no caso do PHP isso era bem mais fácil.

Existe uma outra forma mais simples de fazer isso?

Agora a outra questão é: temos essa semana e a do carnaval antes de iniciar o projeto de verdade, estamos estudando algumas ferramentas, como hibernate, mas não estudamos nenhuma framework MVC ou ferramenta de template.
A dúvida é se compensa estudar webwork por exemplo e velocity para encaixar no nosso projeto, será que essas ferramentas irão facilitar mais nosso trabalho? melhorando a qualidade e aumentando a produtividade?
O Detalhe que eu e nem os outros membros da equipe nunca usaram essas ferramentas, e mão sabem quais são suas funções.

Gostaria de uma ajuda do povo do GUJ :slight_smile:

Obrigado

Alex Lopes

Não é mais simples você tratar esse retorno no bean?

return meuDado != null ? meuDado : “”;

E quanto ao webwork + velocity, eu fiz essa transição numa boa … são ótimas ferramentas. Em um dia (com apoio de um bom tutorial) é possível entender como a coisa funciona.

Caso deseje usar webwork 1.4 (o qual eu estou familiarizado), tenho certeza que vai se apaixonar pelo views.properties … é lindo :smiley:

então LIPE, acho que vou acabar estudando o webwork e velocity mesmo.

sobre o retorno no bean, o que eu falei foi um exemplo com String, no caso até funciona o que você disse, mas quando for um retorno com int por exemplo, ele retorna 0, double, float e por ae vai.

Sei que existem vários links para tutoriais do WW aqui, mas qual foi o tutorial específico que vc usou, LIPE?

[]'s

Estou começando a usar o webwork2 e estou gostando muito, parece ser bem mais simples que o Struts. Só tem um problema, não consigo encontrar documentação sobre ele, a documentação disponível, tanto no site quanto a que vem com ele, é incompleta, muito ruim… Consegui fazer alguma coisa através de um arquivo que peguei no “TheServerSide”.

Alguém tem ou sabe onde posso encontrar um bom tutorial sobre webwork2/xwork?
Apesar de ser bom, será o ele vai pegar? Acho que tem pouca gente usando.

Abraços,
Wilton