Bom dia,
continuo meus estudos aqui, para iniciar um novo projeto em JSP/Servlet.
Eu e meus companheiros estamos montando protótipos, apenas para testes e aprendizado, antes de iniciar o projeto em sí.
Somos programadores PHP, e estamos com dificuldades de fazer algumas coisas em JSP que em PHP eram bem simples.
Por exemplo, se um usuário deseja alterar seus dados cadastrados no BD, ele entra com seu login e senha, depois irá aparecer uma tela, com vários text, com seus dados já preenchidos nesses texts e dando posibilidade dele alterar. Em php era só jogar no value do text, um comando mais ou menos assim:
<input type='text' name='nome' value=<?echo $variavel; ?>
se a variavel tivesse valor preencheria o text com o valor, senão deixaria em branco.
No caso do JSP, eu tento fazer a mesma coisa, supondo que os dados eu passei através de um Bean, que veio preenchido do servlet.
<input type='text' name='nome' value=<%= usuario.getNome() %>
Quando possui valor, legal, preenche normal o text, quando não vem null, e ae que vem a dificuldade, é inviável, ficar jogando um if para ver se está null ou não, no caso do PHP isso era bem mais fácil.
Existe uma outra forma mais simples de fazer isso?
Agora a outra questão é: temos essa semana e a do carnaval antes de iniciar o projeto de verdade, estamos estudando algumas ferramentas, como hibernate, mas não estudamos nenhuma framework MVC ou ferramenta de template.
A dúvida é se compensa estudar webwork por exemplo e velocity para encaixar no nosso projeto, será que essas ferramentas irão facilitar mais nosso trabalho? melhorando a qualidade e aumentando a produtividade?
O Detalhe que eu e nem os outros membros da equipe nunca usaram essas ferramentas, e mão sabem quais são suas funções.
Gostaria de uma ajuda do povo do GUJ
Obrigado
Alex Lopes