Dificuldades com Tomcat no Eclipse

Bom dia!

Não estou conseguindo usar o Tomcat no Eclipse alguém pode me informar uma forma de instalar o Apache Tomcat 6 de modo que funcione no Eclipse?

Sou grato a todos que quiserem colaborar.

[Gustavo]

[i]Bom dia Gustavo,

Verifica se no seu Eclipse está visível no mesmo menu que fica o console a aba servers.

Se sim clicar com direito escolha[color=red] new /server [/color] na tela que abrirá escolhar na pasta[color=red] apache a versão do tomcat que está usando e Next >[/color]
agora adicione os projetos que deseja usar e finish.

Depois ele vai aparece na aba servers, dê um dublo click e ele mostrará as a tela de configurações… Marque a opção [color=red] USE TOMCAT Installation ![/color]

Senão,
Vá em[color=red] windows/ show view [/color] e coloque coloque a aba servers no menu e faça o que expliquei acima.

Espero ter ajudado,
falow[/i]

Pessoal,

Fiz os procedimentos da mensagem anterior mas o Tomcat não está sendo inicializado, o que posso fazer?

Alguém tem alguma dica?

[Gustavo]

Sem você postar uma mensagem de erro fica um pouco difícil. Pra começar, verifique se está iniciando o tomcat com um jkd.

Primeiro verifica se o tomcat está funcionando …

Entra no pasta do tomcat dentro da pasta bin tem o executavel tomcat6.exe, verifica se está subindo tudo certo.
ou se você usa windows vai nos serviços do windows e tenta subir o serviço do tomcat, e fala para nós se está ok.

então amigos…

Eu não sei como testo se o Tomcat está iniciando ou não!

Sei que parece uma idiotice, mas como testo isso?

escrevi na msg anterior …
vc usa qual sistema operacional ?

Boa noite caraujocruz!

Eu uso Windows, mas ainda sou bem de vagar em informática!

Cara te agradeço muito se você me ajudar, pois aqui na faculdade tá um sufoco e eu nem tô conseguindo configurar o Tomcat no Eclipse… imagina a loucura?

[Gustavo]

[i]Sempre que precisar tô ai …
vamos lá …
Vai no Iniciar do windows, escolha a opção Configurações > Painel de Controle, Dentro do painel de controle tem um opção chamada Ferramentas Administrativas clique,
depois escolha dentro do menu de ferramentas administrativas escolha > Serviços , vai abrir uma tela com varios serviços procure o serviço Apache Tomcat 6 e clique nele,
quando você abrir irá aparecer uma tela com o botão Iniciar > clique … Se der algum erro posta o erro para analisarmos se não der erro e porque está funcionando, precisamos ver o que está de errado no eclipse.

Só para facilitar a leitura.
Iniciar / configurações / painel de controle / ferramentas Administrativas / serviços / Apache Tomcat 6 / Iniciar.

Abs,
Carlos[/i]

Bom dia Carlos!

Fiz o procedimento que você me indicou o Tomcat está iniciando normalmente.

Mas infelizmente continua o erro no Eclipse, será que não seria melhor desistalar e instalar/configurar novamente?

[Gustavo]

[i]Certo, não reinstale o problema não é no tomcat e configuração.
qual Eclipse voce está usando ?
Se você está tentando iniciar pelo eclipse e da erro vai aparece no console o erro, copia e posta aqui …ou da um alt + printScreen e coloca na sua msg.

me manda seu e-mail que vou te mandar um passo a passo de configuração e como rodar uma aplicação . …[/i]

Grande Carlos…

Uso o Eclipse 3.5 e o meu e-mail é: gustavodote@gmail.com

Me deixe te explicar uma coisa: eu sou deficiente visual no passo-a-passo para configurar o Eclipse me enviie ou pelo menos tente por favor aliviar aquelas questões tais como: clique neste ou naquele botão.

Cara vou sempre postar por aqui e posso manter contato contigo por e-mail?

[Gustavo]

Carlos,

Esqueci de reportar o erro, ele vai abaixo:

eclipse.buildId=I20090611-1540
java.version=1.6.0_16
java.vendor=Sun Microsystems Inc.
BootLoader constants: OS=win32, ARCH=x86, WS=win32, NL=pt_BR
Framework arguments: -product org.eclipse.epp.package.jee.product
Command-line arguments: -os win32 -ws win32 -arch x86 -product org.eclipse.epp.package.jee.product

Error
Tue Mar 30 10:47:43 BRT 2010
Several ports (8005, 8080, 8009) required by Tomcat v6.0 Server at localhost are already in use. The server may already be running in another process, or a system process may be using the port. To start this server you will need to stop the other process or change the port number(s).

[Gustavo]

[quote=GustavoDoT]Carlos,

Esqueci de reportar o erro, ele vai abaixo:

eclipse.buildId=I20090611-1540
java.version=1.6.0_16
java.vendor=Sun Microsystems Inc.
BootLoader constants: OS=win32, ARCH=x86, WS=win32, NL=pt_BR
Framework arguments: -product org.eclipse.epp.package.jee.product
Command-line arguments: -os win32 -ws win32 -arch x86 -product org.eclipse.epp.package.jee.product

Error
Tue Mar 30 10:47:43 BRT 2010
Several ports (8005, 8080, 8009) required by Tomcat v6.0 Server at localhost are already in use. The server may already be running in another process, or a system process may be using the port. To start this server you will need to stop the other process or change the port number(s).

[Gustavo][/quote]
[i]
O tomcat roda em uma dessas três portas que está no erro ( 8005, 8080 , 8009), quando você está instalando o tomcat ele pede a porta que você deseja usar, a default e 8080 e provavelmente já está sendo usada por um outro serviço ou pode ser que você colou o tomcat para iniciar com o windows, você precisa ir nos serviços e parar. Para funcionar precisa está parado no windows ai voce executa o do eclipse.entendeu ? Não será necessário passo a passo , tem uma apostila na caelum que explica direitinho.

http://downloads.caelum.com.br/apostila/caelum-java-web-fj21.pdf
[/i]

Então…
Parei o Tomcat pelo Windows, mas dá o mesmo erro!

Cara, tá difícil o negócio por aqui hem!

Vou ler a apostila que você me indicou

[Gustavo]

Cara … faz o seguinte ,
vamos partir para desespero ,rs
Desistale o tomcat, atualiza o java …saiu um update 1.0.6_19 você está com 1.0.6_16 …
instala novamente o tomcat, quando ele solicitar a porta coloca apenas 80 ao invés de 8080 … e veremos se funciona.
Você sabe se algum programa que roda na sua maquina usa alguma porta ?

Faala grande Carlos!

É o seguinte desinstalei o Tomcat, baixei uma aplicação web e coloquei no diretório webap.

Fui no navegador e digitei:
http://localhost:8080/webap/nomeDoDiretórioDaAplicação
Funcionou belezinha…

Só que agora continua o seguinte:
Não consigo executar aplicações pelo Eclipse, sei lá deve ter algum erro na configuração do projeto.

[Gustavo]

Carlos,

Copiei meu projeto feito no Eclipse para o diretório Webap no Tomcat e tentei exeutar, mas também não deu certo.
Então to chegando a conclusão que o erro é o projeto.

Pelo que percebi falta editar o arquivo web.xml para que o Tomcat reconheça o projeto, mas não sei fazer isso. Se tiver fundamento o que falei vc pode me ajudar a editar este arquivo?

[Gustavo]

Você editar seu web.xml conforme a necessidade de sua aplicação, cria um outro projeto apenas com uma pagina escrito alguma coisa e faz o teste.
exemplo : você quer que o pagina default seja suaPagina.jsp tem que coloca isso :

<welcome-file-list> <welcome-file>suaPagina.jsp</welcome-file> </welcome-file-list> </web-app>

Encontrei outra solução, mapear o projeto direto na serve.xml do tomcat.
Se quiser tentar faz assim :

• Entra na pasta conf que está dentro da pasta do tomcat60.
  • Abre o arquivo server.xml ( Eu uso o Jcreator para editar xml, bloco de notas deixa tudo bagunçado porque tem muitas linhas.).

Mapeando o projeto :
Dentro da Tag .

<host>
<Context docBase="caminho do seu projeto ex. C:\gustavo\projeto\workspace\meuProjeto\webContext" path="/meuProjeto" reloadable="true" /> 
</host>

Ai você abre o tomcat no navegador http://localhost:8080/meuProjeto, dessa forma você precisa iniciar o tomcat nos serviços do windows.
Pelo menos você não fica parado até encontramos uma solução.

Abs,
Carlos

Boa tarde Carlos!

Cara, depois de um bom tempo estou dando sinal de vida… (rs)

Consegui fazer o negócio funcionar, era aquilo que por final suspeitei: um erro no projeto e nada com o coitado do Eclipse ou Tomcat…

Agora é só se aventurar pela web a fora!

Muito obrigado pela ajuda!

[Gustavo]