Dificuldades com Tomcat no Eclipse

21 respostas
L

Bom dia!

Não estou conseguindo usar o Tomcat no Eclipse alguém pode me informar uma forma de instalar o Apache Tomcat 6 de modo que funcione no Eclipse?

Sou grato a todos que quiserem colaborar.

[Gustavo]

21 Respostas

caraujocruz

[i]Bom dia Gustavo,

Verifica se no seu Eclipse está visível no mesmo menu que fica o console a aba servers.

Se sim clicar com direito escolha[color=red] new /server [/color] na tela que abrirá escolhar na pasta[color=red] apache a versão do tomcat que está usando e Next >[/color]
agora adicione os projetos que deseja usar e finish.

Depois ele vai aparece na aba servers, dê um dublo click e ele mostrará as a tela de configurações… Marque a opção [color=red] USE TOMCAT Installation ![/color]

Senão,
Vá em[color=red] windows/ show view [/color] e coloque coloque a aba servers no menu e faça o que expliquei acima.

Espero ter ajudado,
falow[/i]

L

Pessoal,

Fiz os procedimentos da mensagem anterior mas o Tomcat não está sendo inicializado, o que posso fazer?

Alguém tem alguma dica?

[Gustavo]

Ataxexe

Sem você postar uma mensagem de erro fica um pouco difícil. Pra começar, verifique se está iniciando o tomcat com um jkd.

caraujocruz

Primeiro verifica se o tomcat está funcionando …

Entra no pasta do tomcat dentro da pasta bin tem o executavel tomcat6.exe, verifica se está subindo tudo certo.
ou se você usa windows vai nos serviços do windows e tenta subir o serviço do tomcat, e fala para nós se está ok.

L

então amigos…

Eu não sei como testo se o Tomcat está iniciando ou não!

Sei que parece uma idiotice, mas como testo isso?

caraujocruz

escrevi na msg anterior …
vc usa qual sistema operacional ?

L

Boa noite caraujocruz!

Eu uso Windows, mas ainda sou bem de vagar em informática!

Cara te agradeço muito se você me ajudar, pois aqui na faculdade tá um sufoco e eu nem tô conseguindo configurar o Tomcat no Eclipse… imagina a loucura?

[Gustavo]

caraujocruz

[i]Sempre que precisar tô ai …
vamos lá …
Vai no Iniciar do windows, escolha a opção Configurações > Painel de Controle, Dentro do painel de controle tem um opção chamada Ferramentas Administrativas clique,
depois escolha dentro do menu de ferramentas administrativas escolha > Serviços , vai abrir uma tela com varios serviços procure o serviço Apache Tomcat 6 e clique nele,
quando você abrir irá aparecer uma tela com o botão Iniciar > clique … Se der algum erro posta o erro para analisarmos se não der erro e porque está funcionando, precisamos ver o que está de errado no eclipse.

Só para facilitar a leitura.
Iniciar / configurações / painel de controle / ferramentas Administrativas / serviços / Apache Tomcat 6 / Iniciar.

Abs,
Carlos[/i]

L

Bom dia Carlos!

Fiz o procedimento que você me indicou o Tomcat está iniciando normalmente.

Mas infelizmente continua o erro no Eclipse, será que não seria melhor desistalar e instalar/configurar novamente?

[Gustavo]

caraujocruz

[i]Certo, não reinstale o problema não é no tomcat e configuração.
qual Eclipse voce está usando ?
Se você está tentando iniciar pelo eclipse e da erro vai aparece no console o erro, copia e posta aqui …ou da um alt + printScreen e coloca na sua msg.

me manda seu e-mail que vou te mandar um passo a passo de configuração e como rodar uma aplicação . …[/i]

L

Grande Carlos…

Uso o Eclipse 3.5 e o meu e-mail é: [email removido]

Me deixe te explicar uma coisa: eu sou deficiente visual no passo-a-passo para configurar o Eclipse me enviie ou pelo menos tente por favor aliviar aquelas questões tais como: clique neste ou naquele botão.

Cara vou sempre postar por aqui e posso manter contato contigo por e-mail?

[Gustavo]

L

Carlos,

Esqueci de reportar o erro, ele vai abaixo:

eclipse.buildId=I20090611-1540
java.version=1.6.0_16
java.vendor=Sun Microsystems Inc.
BootLoader constants: OS=win32, ARCH=x86, WS=win32, NL=pt_BR
Framework arguments: -product org.eclipse.epp.package.jee.product
Command-line arguments: -os win32 -ws win32 -arch x86 -product org.eclipse.epp.package.jee.product

Error
Tue Mar 30 10:47:43 BRT 2010
Several ports (8005, 8080, 8009) required by Tomcat v6.0 Server at localhost are already in use. The server may already be running in another process, or a system process may be using the port. To start this server you will need to stop the other process or change the port number(s).

[Gustavo]

caraujocruz

GustavoDoT:
Carlos,

Esqueci de reportar o erro, ele vai abaixo:

java.version=1.6.0_16
BootLoader constants: OS=win32, ARCH=x86, WS=win32, NL=pt_BR
Command-line arguments: -os win32 -ws win32 -arch x86 -product org.eclipse.epp.package.jee.product

Error
Tue Mar 30 10:47:43 BRT 2010
Several ports (8005, 8080, 8009) required by Tomcat v6.0 Server at localhost are already in use. The server may already be running in another process, or a system process may be using the port. To start this server you will need to stop the other process or change the port number(s).

[Gustavo]

[i]
O tomcat roda em uma dessas três portas que está no erro ( 8005, 8080 , 8009), quando você está instalando o tomcat ele pede a porta que você deseja usar, a default e 8080 e provavelmente já está sendo usada por um outro serviço ou pode ser que você colou o tomcat para iniciar com o windows, você precisa ir nos serviços e parar. Para funcionar precisa está parado no windows ai voce executa o do eclipse.entendeu ? Não será necessário passo a passo , tem uma apostila na caelum que explica direitinho.

http://downloads.caelum.com.br/apostila/caelum-java-web-fj21.pdf
[/i]

L

Então…
Parei o Tomcat pelo Windows, mas dá o mesmo erro!

Cara, tá difícil o negócio por aqui hem!

Vou ler a apostila que você me indicou

[Gustavo]

caraujocruz

Cara … faz o seguinte ,
vamos partir para desespero ,rs
Desistale o tomcat, atualiza o java …saiu um update 1.0.6_19 você está com 1.0.6_16 …
instala novamente o tomcat, quando ele solicitar a porta coloca apenas 80 ao invés de 8080 … e veremos se funciona.
Você sabe se algum programa que roda na sua maquina usa alguma porta ?

L

Faala grande Carlos!

É o seguinte desinstalei o Tomcat, baixei uma aplicação web e coloquei no diretório webap.

Fui no navegador e digitei:
http://localhost:8080/webap/nomeDoDiretórioDaAplicação
Funcionou belezinha…

Só que agora continua o seguinte:
Não consigo executar aplicações pelo Eclipse, sei lá deve ter algum erro na configuração do projeto.

[Gustavo]

L

Carlos,

Copiei meu projeto feito no Eclipse para o diretório Webap no Tomcat e tentei exeutar, mas também não deu certo.
Então to chegando a conclusão que o erro é o projeto.

Pelo que percebi falta editar o arquivo web.xml para que o Tomcat reconheça o projeto, mas não sei fazer isso. Se tiver fundamento o que falei vc pode me ajudar a editar este arquivo?

[Gustavo]

caraujocruz

Você editar seu web.xml conforme a necessidade de sua aplicação, cria um outro projeto apenas com uma pagina escrito alguma coisa e faz o teste.
exemplo : você quer que o pagina default seja suaPagina.jsp tem que coloca isso :

<welcome-file-list> <welcome-file>suaPagina.jsp</welcome-file> </welcome-file-list> </web-app>

Encontrei outra solução, mapear o projeto direto na serve.xml do tomcat.
Se quiser tentar faz assim :

• Entra na pasta conf que está dentro da pasta do tomcat60.
  • Abre o arquivo server.xml ( Eu uso o Jcreator para editar xml, bloco de notas deixa tudo bagunçado porque tem muitas linhas.).

Mapeando o projeto :
Dentro da Tag .

<host>
<Context docBase="caminho do seu projeto ex. C:\gustavo\projeto\workspace\meuProjeto\webContext" path="/meuProjeto" reloadable="true" /> 
</host>

Ai você abre o tomcat no navegador http://localhost:8080/meuProjeto, dessa forma você precisa iniciar o tomcat nos serviços do windows.
Pelo menos você não fica parado até encontramos uma solução.

Abs,
Carlos

L

Boa tarde Carlos!

Cara, depois de um bom tempo estou dando sinal de vida… (rs)

Consegui fazer o negócio funcionar, era aquilo que por final suspeitei: um erro no projeto e nada com o coitado do Eclipse ou Tomcat…

Agora é só se aventurar pela web a fora!

Muito obrigado pela ajuda!

[Gustavo]

pedrosoaresneto

Caros amigos,

Estou com o mesmo problema. Vi no log que as portas estão sendo usadas por um plugin do próprio eclipse (org.eclipse.jst.server.tomcat.core)

java.version=1.6.0_18
BootLoader constants: OS=linux, ARCH=x86, WS=gtk, NL=pt_BR
Command-line arguments: -os linux -ws gtk -arch x86 -product org.eclipse.epp.package.jee.product

Error
Wed Jun 09 20:28:46 BRT 2010
Several ports (8005, 8080) required by Tomcat v6.0 Server at localhost are already in use. The server may already be running in another process, or a system process may be using the port. To start this server you will need to stop the other process or change the port number(s).

O problema é que não tenho idéia de como desativar para usar o tomcat v6.0 server que instalei. Gostaria de utilizar a porta 8080 no tomcat. Alguém poderia me ajudar com isso?

LPJava

dar uma olhada pessoal: http://camilolopes.wordpress.com/2009/08/23/criando-dynamic-webproject-jee-%E2%80%93-eclipse/

http://imasters.uol.com.br/artigo/9440/java/instalando_e_criando_um_ambiente_jee/

http://camilolopes.wordpress.com/2009/06/21/instalando-tomcat-ubuntu-8-04/

Criado 29 de março de 2010
Ultima resposta 9 de jun. de 2010
Respostas 21
Participantes 5