O trabalho consiste em escrever um simulador para campeonatos de basquete. Uma equipe de basquete é composta por cinco jogadores. Cada equipe possui um nome e uma fator de entrosamento representado por um valor entre 0 e 1, que indica o grau de coesão existente entre as
habilidades dos jogadores da equipe. Cada jogador possui um nome e um valor para cada uma das suas médias, que são valores obtidos a partir das estatísticas de temporadas anteriores. As médias que devem ser consideradas pelo simulador são: pontos por jogo, roubadas por jogo, bloqueios por jogo, assistências por jogo, erros por jogo e rebotes por jogo. Um campeonato é formado por um conjunto de oito equipes, divididas em quatro grupos de duas equipes. As equipes enfrentam-se
dentro dos grupos em séries de no máximo sete partidas, até que alguma delas consiga quatro vitórias. Avançam para às semifinais as quatro equipes que vencerem os grupos da primeira rodada. A disputa repete-se através da mesma mecânica para se encontrar as duas equipes finalistas. Mais uma vez as duas equipes enfrentam-se numa melhor de sete partidas e a vencedora é declarada campeã. Para se obter o resultado de cada jogo, deve-se comparar a força de cada equipe. Vence a equipe com a maior força. Em caso de empate a partida deve ser redisputada. A força de cada equipe é obtida através da soma da contribuição na partida de cada jogador multiplicada pelo fator de entrosamento da equipe e por um número aleatório entre 0 e 1 (para gerar números randômicos
usar a função (método estático) random do módulo (classe) Math), que representa a atuação do conjunto da equipe no dia. Para calcular o fator de contribuição na partida de cada jogador, deve-se multiplicar seu potencial individual por um valor aleatório entre 0 e 1 que indica a atuação do jogador naquela partida. Embora todo jogador possua um potencial individual sua fórmula de cálculo irá depender da sua posição de atuação, conforme quadro abaixo:
Posição Potencial Individual
Pivô 0.25 x bloqueios por jogo+ 0.25 x rebotes por jogo+ 0.25 x pontos por jogo+ 0.10 x assistências por jogo+ 0.15 x roubadas por jogo ? 0.05 x erros por jogo
Alas 0.15 x bloqueios por jogo+ 0.25 x rebotes por jogo+ 0.30 x pontos por jogo+0.15 x assistências por jogo+ 0.15 x roubadas por jogo ?0.05 x erros por jogo
Armadores 0.05 x bloqueios por jogo+ 0.05 x rebotes por jogo+0.35 x pontos por jogo+0.30 x assistências por jogo+0.25 x roubadas por jogo ?0.05 x erros por jogo
Crie uma aplicação (o simulador) que inicie um campeonato com as oito equipes indicadas no anexo e simule o campeonato 500 vezes. Finalmente, o simulador deve exibir as oito equipes com o percentual de vezes em que ela venceu o campeonato nas simulações realizadas.
Modelo de disputa
1ª Rodada
Chave 1: Equipe A x Equipe B
Chave 2: Equipe C x Equipe D
Chave 3: Equipe E x Equipe F
Chave 4: Equipe G x Equipe H
Semi-final
Chave 5: Vencedor da Chave 1 x Vencedor da Chave 2
Chave 6: Vencedor da Chave 3 x Vencedor da Chave 4
Final
Chave 7: Vencedor da Chave 5 x Vencedor da Chave 6