Dificuldades na inicialização do Application Server - J2EE

Por favor…
Inteiramente novo(iniciante) em Java. Curiosidade em aprender a linguagem para utilização principalmente no desenvolvimento web(sites e serviços, inclusive Ajax).
Conhecimentos de orientação a objetos; proficiência em projeto e programação de sistemas.
Após instalar o Java EE completo, verifica-se que o Application Server não inicializa. Não é possível acessar o console do Admin.
Localhost:4848 não funciona.
Tenho o IIS instalado em Windows XP SP2 (atualizado). Máquina Intel P4 HT (socket 775) 3.2GHz, com 1 GB de RAM(DDR2 533MHz).
Baixei e instalei a última versão do ambiente Java (jdk-6u4-windows-i586-p.exe + java-tools-bundle-update4-windows.exe), do site oficial (www.sun.com).
Web Server(IIS), com PHP e MySQL funcionando perfeitos.
Alguém teria como nos ajudar/orientar a respeito?

Estranho o Application Server não iniciar… Verifique se não existe nenhuma aplicação que está utilizando uma das portas em que o application foi instalado. Geralmente quando você utiliza aplicações Java pela primeira vez no XP ele solicita que você libere o firewall para essas aplicações, você fez isso?
Um outro detalhe, se você está iniciando em desenvolvimento Java/Web o ideal era instalar somente o JDK e o Tomcat.

Prezado Evandro1979, boa noite…

Primeiro, permita-me agradecer sua generosa orientação. Muito gentil de sua parte.
De fato. Terminei por conseguir fazer o Application Server funcionar corretamente. Li umas orientações postadas no fórum para iniciantes (bem no topo), que foram de extrema utilidade.
Na verdade havia algum problema nas variáveis de ambiente (que parecem não ser configuradas na instalação do JEE) e no NetBeans IDE 6.01 - que na primeira vez que roda exige que seja resolvido o Application Server.
Esses passos talvez sejam de uma simplicidade infantil para quem tem uma boa base de conhecimento na linguagem, mas para um neófito - é o meu caso - gera confusão e perplexidade.
Aliás, o mundo dos computadores é riquíssimo em circunstâncias como essa. Pouca coisa funciona exatamente como é descrito e documentado, e o profissional experiente, não raro, supõe sempre que todo mundo enxerga o mundo como ele.
Quero crer que vou “apanhar” um pouquinho, até assimilar todas as nuances pouco ou não documentadas da linguagem e seus recursos, mas vou chegar lá tranqüilo. Tenho a paciência e a vontade do meu lado.
Programo desde 1981 - do tempo do Apple TK-3000IIE - tendo passado pelo DBaseII, Clipper, DBaseV, Delphi, C e PHP. Não é tão difícil assim…
Gostei muito do que já vi até agora. Os recursos são empolgantes e abrem uma perspectiva bastante atraente. Programo porque gosto, portante, tenho algumas vantagens boas do meu lado.
Muito obrigado mesmo. Valeu!