Difuculdade em metodos

5 respostas
P

e ai galera, to precisando de ajuda!
na facul a prof pasou um trabalho semestral de poo com java, a gente tem que fazer uma floresta e colocar varios animais nela, ate ai td bem, ja fiz, ja ate coloquei os animais na matriz, mas ele pede que crie um metodo para os animais se locomoverem, e um metodo para reproduzirem. A duvida é como faze esse metodo para os animais se locomoverem na matriz, eles so podem se locomover tres casa, e somente se tiver vazia. se alguem pode mim ajuda, desde ja , obrigado.

5 Respostas

nel

Porque está usando matriz ?

Bom, sobre a questão da locomoção, já que sabes que são três, você soma três posições á frente da sua matriz e verifica se aquela posição é nula, caso seja, você permite a locomoção, senão, não. Eu digo nula, pois tu vai usar um objeto (animal) para referenciar que já tem um animal naquele posição, correto ?

freakazoid

prjava, poste aqui o que você ja fez para que possamos entender como vc esta alocando os animais dentro da matriz. Os animais podem andar apenas nas verticais e horizontais?

regis_hideki

nel:
Porque está usando matriz ?

Bom, sobre a questão da locomoção, já que sabes que são três, você soma três posições á frente da sua matriz e verifica se aquela posição é nula, caso seja, você permite a locomoção, senão, não. Eu digo nula, pois tu vai usar um objeto (animal) para referenciar que já tem um animal naquele posição, correto ?

talvez, seja necessário pensar não apenas à frente, mas atrás, acima e abaixo (talvez na diagonal, se especificado), tomando cuidado para que essas posições não estejam fora dos limites da matriz. Outro ponto interessante a verificar, é se basta verificar se a posição final deve estar desocupada (nula), ou se o caminho inteiro até ela também deverá estar.

Abs.

P

e ai galera, tem q fazer com matriz, a floresta é a matriz, ai to alocando os animais gerando numero aleatorios, os animais so podem se mover tres casas para horizontal ou vertical, eu crieu uma superclase animal e fiz subclases d animais, depois eu criei uma clase floresta e uso a clase animal com um tipo na superclase, ai criei a matriz para colocar os animais com um randeon, minha duvida é como fazer o metodo para esses animas se locomoverm, do com dificuldade na logica, algoritimo…vlw

freakazoid

Percorra a matriz e quando encontra um objeto do tipo animal verifique se o (indice do animal + 3) ou (indice animal -3) ? aí a regra de negocio esta contigo- e caso uma das posições seja nula set o animal encontrado na posição que deseja move-lo, depois atribua null a posição que o animal estava antes de ser movido.

Quanto ao metodo reproduzir acredito que vai ser um pouco mais elavorado, pois deve verficar alem do tipo do animal e seu sexo e caso esse metodo tenha um retorno de um objeto do tipo animal (filhote) devemos saber as regras para aloca-lo dentro da matriz.

Criado 1 de junho de 2012
Ultima resposta 3 de jun. de 2012
Respostas 5
Participantes 4