Dilema CLT x PJ

31 respostas
F

Olá pessoal do GUJ.
como descrito no assunto, estou em um dilema: atualmente sou CLT (full). tenho alguns bons anos na empresa trabalhando com Java J2SE), salário 3.6k e beneficios (vt,vr,pl saude) e creio que tenho uma ótima estabilidade na empresa.
Porém recebi uma proposta para uma empresa de consultoria (PJ) (J2EE), com salário de 7k.
Tenho estado um tanto frustado na empresa que estou, pq nâo vejo plano de carreira na mesma e tenho muito interesse em estudar e aplicar novas tecnologias e não consigo ver espaço para isso. Nessa consultoria o salário é bem atrativo e vou trabalhar com tecnologias que tenho muita vontade de por em prática. também falaram que o projeto que vou ser inserido é por prazo indeterminado. Nesse “indeterminado” eu fico um tanto com o pé atrás, pois estou acostumado com a estabilidade de ser CLT (estabilidade fictícia).

Valeu!

31 Respostas

ViniGodoy

Por esse valor eu não trocaria.

De que região você é?

A

Sobre a questão financeira, cabe a você por no papel quanto pagará de impostos, quanto valem seus benefícios e calcular de quanto é o aumento realmente.

Sobre todo resto, acho que a questão é: você prefere ficar estavelmente frustrado ou indeterminadamente excitado?

F

ViniGodoy:
Por esse valor eu não trocaria.

De que região você é?

Sou de sp capital mesmo.

Por que você não trocaria, ViniGodoy?

ViniGodoy

Bom, isso muda bastante as coisas de figura. É que o mercado de PJ aqui em Curitiba é bastante frustrante. Você pode acha poucas empresas sérias, mas é no meio de um monte de mercenárias.
Então, sair de um CLT certo para um para um PJ é um risco muito alto. E aqui as empresas CLT geralmente são grandes, tem os melhores salários do mercado e tem bons desafios.

PS: Para algumas empresas, “desafio” é desenvolver muito em pouco tempo (ou seja, um cronograma de lunáticos). Não é disso que estou falando.

F

AbelBueno:
Sobre a questão financeira, cabe a você por no papel quanto pagará de impostos, quanto valem seus benefícios e calcular de quanto é o aumento realmente.

Sobre todo resto, acho que a questão é: você prefere ficar estavelmente frustrado ou indeterminadamente excitado?

Pois é, AbelBueno, é o famoso certo pelo duvidoso… tá difícil.

Tchello

ViniGodoy:

PS: Para algumas empresas, “desafio” é desenvolver muito em pouco tempo (ou seja, um cronograma de lunáticos). Não é disso que estou falando.

Melhor definição de desafio na visão de empresas delirantes EVER.

Jesuino_Master

Bom, isso muda bastante as coisas de figura. É que o mercado de PJ aqui em Curitiba é bastante frustrante. Você pode acha poucas empresas sérias, mas é no meio de um monte de mercenárias.
Então, sair de um CLT certo para um para um PJ é um risco muito alto. E aqui as empresas CLT geralmente são grandes, tem os melhores salários do mercado e tem bons desafios.

Uma vez, pobre garoto iludido com o mercado, disse que gostava de desafios: me deram um monte de relatório chato pra fazer :stuck_out_tongue: Desde então desafios só pessoais, não tenho oferecido a mais para a empresa. Sou um funcionário padrão lá :slight_smile:

Eu não trocaria um CLT por PJ. Na minha área vejo PJs trabalhando em FDS, feriado, após o horário. Repetindo, não trocaria meu CLT por PJ.

Já me disseram que não quero sair da zona de conforto. Acabei de falar algo assim em outro post: “Podem comprar meu serviço, mas não podem comprar minha vida” :slight_smile:

Ironlynx

Fazv, se eu fosse você, pesquisaria a reputação da empresa no mercado primeiro antes de sair para esse “desafio”.Tem empresas que contratam pagando uma grana, mas vc fica 6 meses trabalhando feito um corno, desenvolvento 12-14h/dia, e depois que o CORE do programa que vc tiver desenvolvido ficar 100%, voce acaba gentilmente dispensado(e seu gerente ainda leva os louros pelo BOM trabalho feito) e com um estagiário ou um júnior no SEU lugar. Abra o olho. :wink:

Anime

Oi Fazv,

http://www.produzindo.net/certo-pelo-incerto-voce-que-sabe/

Boa sorte!

Tiburcio_Mancha

Não se esqueça que se quiserem te mandar embora,sendo PJ vc sai sem nada!!!Muito simples quando não tem mais projeto ou querem cortar custos!!!Adeus 13°, férias remuneradas, FGTS…

rdsilio

Trabalhei nas duas modalidades e recentemente troquei o PJ novamente pelo CLT. No meu caso, a ausência de férias, benefícios e horários incertos pesaram na balança e hj vejo o CLT muitas vezes como um salário líquido menor mensal (embora anual a coisa pode mudar de figura com FGTS, 13 e férias), mas uma maior qualidade de vida.
Claro, isso varia muito da empresa, dos valores e dos próprios ideais de cada um.

Marcio_Nogueira

Tamém já prestei serviços como pj, posso diser: não há vantagem alguma em ser pj!
Atualmente, trabalho ocomo clt e não quero outra vida! :wink:

hudson.negao

Cara se é pela estabilidade, essa quem te da é a sua competencia.
Agora quanto a parte financeira essa somente você que pode te dizer se compensa ou não, se for pj negocie bem a parte de férias ( pois PJ não tem direito a elas ), e possivelmente é o que você vai sentir falta.

Trabalho como pj a aproximadamente 2 anos aqui em Curitiba, e como o Vini Godoy disse aqui existem poucas empresas que contratam PJ que são realmente sérias, eu dei sorte de cair em uma.

espero ter ajudado.

felipeguerra

Aham…

Em qual empresa que isso ocorre?

Pode ter certeza, num mundo capitalista, quem garante estabilidade é o budget.

O resto é papo furado do business world!

adriano_si

Cara… eu to a quase 1 ano como PJ e não me arrependo

Porém é como o amigo em cima falou, você precisa controlar seus gastos, afinal os benefícios somem…

Uma coisa deve ser colocada em questão aqui… Você será um CLTJ ou um PJ mesmo ??? Pois algumas empresas contratam PJ mas lhe tratam como um CLT, aí eu posso dizer que não vale nem um pouco a pena… Fize um contrato de serviço, onde você de fato será uma PJ prestando serviços para uma empresa, fixe um valor de quebra de contrato, pois se vc for mandado embora de uma hora pra outra no meio do Projeto a empresa terá que arcar com uma multa…

Enfim, tudo depende de como estão querendo lhe contratar… e outra… se a sua primeira sensação ao saber que vai mudar e encarar o incerto for “o medo de perder a estabilidade”, fique no CLT, pois seu perfil não é pra PJ…

É o que eu sempre digo, essa discursão é longa justamente por isso, são perfis diferentes… uns sempre irão preferir CLT, outros sempre irão preferir PJ…

Hoje eu ainda fico com PJ, mas trabalharia CLT numa boa, se fosse na indústria…

Abs []

ViniGodoy

Isso é parcialmente verdade. Mas quando o budget falta, vão querer manter apenas aqueles que trazem o maior retorno, e otimizam o uso do budget. É aí que entra a competência. Além disso, se você for competente, não terá dificuldades em se recontratar. Afinal, o budget é por projeto e por empresa, não é uma coisa única e universal.

Num mundo não capitalista até pode existir uma falsa estabilidade. Mas a regra é que também existem salários de fome, baixa diversidade de produtos, e não há escolha sobre o que, como e onde você irá trabalhar.

felipeguerra

Isso é parcialmente verdade. Mas quando o budget falta, vão querer manter apenas aqueles que trazem o maior retorno, e otimizam o uso do budget. É aí que entra a competência. Além disso, se você for competente, não terá dificuldades em se recontratar. Afinal, o budget é por projeto e por empresa, não é uma coisa única e universal.

Na área de TI, quando falta o budget, fica só o operacional…e os projetos? Ah! Os projetos…
E quando o problema não é isolado, mas sistêmico?

ViniGodoy:

Num mundo não capitalista até pode existir uma falsa estabilidade. Mas a regra é que também existem salários de fome, baixa diversidade de produtos, e não há escolha sobre o que, como e onde você irá trabalhar.

Isso já deu muita discussão nesse fórum…não incita.

diego_qmota

Fazv,

Se eu fosse você, buscaria uma empresa onde você pode empregar o que você quer (J2EE, etc), mas que fosse CLT. Não recomendaria a você que ficasse obrigado a estar sempre no mesmo lugar. Se você quer mudar de horizontes, não fique com medo (mas seja precavido)… analise os riscos, oportunidades.
Não precisa ser PJ…Podem haver ótimas oportunidades CLT com tecnologias que você quer usar.

PJ deve ser muito bem analisado… pois como vários colegas neste tópico relataram, foi um “furo no pé”. O salário não é tudo… se você tiver que trabalhar igual a um escravo, esquece…

F

oi pessoal fiz uns calculos através desse link

e percebi, de acordo com o resultado dai que o salario hora que eu atualmente recebo é de 25,37 contra 30,39 do que seria como PJ (de acordo como calculo). Acho que realmente não vale a pena, pq eu não quero sair, mesmo com as condições citadas, para uma empresa que eu possa passar certos “perrengues” e ganhar uma diferença salarial relativamente baixa.

PS: os valores seriam os líquidos em horas.

esmiralha

Na Alemanha, se você trabalha para uma empresa com mais de 5 funcionários há mais de 6 meses, não pode ser demitido exceto por razões específicas. Como isso se encaixa na sua teoria econômica?

ViniGodoy

E desde quando a Alemanha não é um país capitalista? O muro de Berlim caiu há alguns anos… não sei se você ficou sabendo…
Ela é um país parlamentarista e a moeda corrente é o Euro.

De qualquer forma, já que você citou esse país, é só comparar a antiga Alemanha Ocidental com a Oriental. Do lado Oriental, você tinha uma nação bem pouco desenvolvida, que está sendo reconstruída até hoje através de impostos do lado capitalista e mais rico, com muitas pessoas vivendo na miséria. Do outro lado, você tinha um dos países mais industrializados e desenvolvidos do mundo.

Agora, recentemente o governo alemão está passando por sérios problemas. O índice de desemprego por lá tem aumentado em índices alarmantes e a razão é simples: O país tornou-se pouco competitivo, justamente pelo fato do alemão cobrar extremamente caro. Só para citar a própria Siemens, onde trabalhei, fechou a Volkt, uma das fábricas mais tradicionais da Alemanha e aumentou seu parque em países como o Brasil. O fato é que antigamente, o alemão trabalhava pouco e se gabava de produzir muito mais que outros países. Hoje, isso deixa de ser verdade. O regime de horas lá voltou a ser de 8 (eram apenas 6) e se discute reduzir também as férias (os alemães tem 30 dias úteis, divididos da forma que os empregados - e não o empregador - quiserem).

Mas existe um consenso: A solução é tornar-se mais ágil e mais capitalista, e não se fechar no comunismo. Isso eles já fizeram no passado, e sabem que é um caminho muito tenebroso a seguir.

felipeguerra

ViniGodoy:

Agora, recentemente o governo alemão está passando por sérios problemas. O índice de desemprego por lá tem aumentado em índices alarmantes e a razão é simples: O país tornou-se pouco competitivo, justamente pelo fato do alemão cobrar extremamente caro. Só para citar a própria Siemens, onde trabalhei, fechou a Volkt, uma das fábricas mais tradicionais da Alemanha e aumentou seu parque em países como o Brasil. O fato é que antigamente, o alemão trabalhava pouco e se gabava de produzir muito mais que outros países. Hoje, isso deixa de ser verdade. O regime de horas lá voltou a ser de 8 (eram apenas 6) e se discute reduzir também as férias (os alemães tem 30 dias úteis, divididos da forma que os empregados - e não o empregador - quiserem).

Mas existe um consenso: A solução é tornar-se mais ágil e mais capitalista, e não se fechar no comunismo. Isso eles já fizeram no passado, e sabem que é um caminho muito tenebroso a seguir.

Você ignorou a crise da zona do Euro para fechar numa tese ‘simples’ que fala sobre o Trabalho?

AimeuDeusdoCéu…

Marcio_Nogueira

Os benefícios e o tempo de experiência em carteira são diferenciais na hora de se aposentar. :wink:

ViniGodoy

Ok, antes de alguém falar da Alemanha, sugiro que leiam aqui, aqui e aqui.

ViniGodoy

Sim, sem falar no FGTS e na facilidade de financiamento de casa própria, quando você é CLT. Muitos programas do governo são vinculados ao FGTS.

felipeguerra

Ok, antes de alguém falar da Alemanha, sugiro que leiam aqui, aqui e aqui.

Um contraponto seria isso:

Só pra não desvirtuar o tópico, mas não deixar uma versão parcial e comprometida com o lado que não é o do empregado, queria salientar que o que está em curso é uma vertente financeira do capitalismo que é nociva ao próprio sistema.

esmiralha

ViniGodoy:

E desde quando a Alemanha não é um país capitalista? O muro de Berlim caiu há alguns anos… não sei se você ficou sabendo…
Ela é um país parlamentarista e a moeda corrente é o Euro.

Mas quem falou em comunismo? O mundo não é preto e branco e não se divide entre capitalismo-selvagem-demito-quem-eu-quiser-quando-quiser e comunismo-voce-vai-pra-siberia-quebrar-pedra.

A Alemanha terá esse ano o menor índice de desemprego dos ultimos 18 anos.

Esse artigo é desse ano e não de 1997 ou 2003 como os que vc citou.

A

Por questões de perspectiva e se a empresa que estivesse fazendo a proposta fosse boa eu trocaria.

bestlinux

Bom,

Eu troquei já faz 2 anos, e ate agora não me arrependo.

Posso te dizer, o mercado aqui em SP para Java esta pegando fogo. Principalmente se você sabe algum framework por ai…que esta na moda.

Aqui você entra em uma empresa, e tem outra te chamando, ou mesmo, como aconteceu comigo estes dias, a minha ex empresa me ligando perguntando se eu queria voltar.

Uma dica: Se você tem mais de 3 anos de experiencia em Java, dificilmente você vai ficar desempregado por aqui, seja PJ ou CLT.

Abraços

Tchello

bestlinux:
Bom,

Eu troquei já faz 2 anos, e ate agora não me arrependo.

Posso te dizer, o mercado aqui em SP para Java esta pegando fogo. Principalmente se você sabe algum framework por ai…que esta na moda.

Aqui você entra em uma empresa, e tem outra te chamando, ou mesmo, como aconteceu comigo estes dias, a minha ex empresa me ligando perguntando se eu queria voltar.

Uma dica: Se você tem mais de 3 anos de experiencia em Java, dificilmente você vai ficar desempregado por aqui, seja PJ ou CLT.

Abraços

Bom ler isso.
Principalmente, mais importante ainda, se você for realmente “bom”.
Infelizmente tem zé ruela de tudo quanto é perfil, tanto cabeça branca com 15 anos + de xp quanto junior que aceita receber só o suficiente pra prestação do punto laranja + vale balada (sábias palavras de um colega…).

Enfim, completo 3 anos de xp no primeiro semestre do próximo ano. o/

WellingtonRamos

Em TI, no meu ver, a diferença entre ser CLT e PJ acaba sendo apenas nos “benefícios”. O principal deles: férias.

Quanto aos demais “benefícios” monetários, vai de você se organizar e estabelecer valores a serem guardados e/ou direcionados aos “benefícios” fornecidos pela empresa como VR, VA, Assist. Médica.

Conheço pessoas contratadas como PJ que estão NA MESMA empresa a anos (coloque de 4 a mais).

Lembro que na APInfo tinha uma planilha de comparativo entre CLT e PJ. Agora não tenho acesso a ela mas pelo menos terá uma idéia quanto a se vale o não a pena a troca (pelo menos no rendimento mensal).

Criado 20 de dezembro de 2010
Ultima resposta 21 de dez. de 2010
Respostas 31
Participantes 18