[size=“11”]Eu fiz a pergunta por cauda de um amigo meu, que me pediu para perguntar aqui. Ele diz “minha faculdade é simplesmente uma merda! E eu não aguento mais ela. Tudo bem que nunca vai satisfazer 100% a gente… Claro que sempre existirão matérias que não iremos gostar e tal, mas é o cúmulo você estar chegando ao quarto semestre e ver que não adiantou nada aqueles quase 2 anos lá… Imagine que um profissional de uma cidade vizinha veio falar com um colega meu ‘você fala tanto de UML, o que é isso?’ e ele trabalha há 7 anos… Meu professor de Análises ensina muito bem… mas análise estruturada, e a conta de objetos fica por quem quiser aprender, sozinho… Não estou mais a fim de aturar professores mascarados - funcionário de não sei onde que sabe e vai lá ensinar -, professores desatualizados, uma grade curricular que nunca foi atualizada, professores que aparecem a dois meses para o fim do semestre letivo, enfim… Ir para a faculdade é um desestímulo… Pedir para entrar em depressão! Já não bastasse aqui não ter mercado de trabalho e eu me formar sem experiência, então eu nem me formar? Que isso! Uma turma atrasou a formatura porque não havia professores suficientes… Os laboratórios, abandonados… E enquanto a reitora finge que não existimos, os cursos que a região realmente acolhe estão aí, indo e indo… E nós, se não estamos regredindo, estamos é parados por anos…”
Ele falou muito mais, mas vou resumir com minhas palavras. Ele disse que vai trancar a faculdade e não volta mais! Que a família dele é toda contra, acha um absurdo ele jogar estes 2 anos fora, mas ele diz que antes jogar 2 que esperar para jogar 4. Uma colega disse que tem gente do primeiro semestre abandonando - não é nem trancando!
Ele vai tentar a certificação de programador agora… E ele não sabe se vai conseguir uma faculdade ou não, em São Paulo, aonde ele quer morar - porque lá não tem mercado mesmo… (Tem gente estagiando com Corel Draw, e se mal tem VB, imaginem Java - o cara nem sabia o que era UML).
Ele está desesperado, pelo que vi. Porque ele vai ficar sem faculdade, e Deus permita que ele consiga a certificação de programador em Java. Ele vai tentar, e conseguindo ou não, vai tentar emprego lá… A depender do que ele ganhar, o pai vai poder ajudar uma faculdade… E ele me perguntou se era melhor faculdade ou tentar a segunda certificação. Ele quer fazer a faculdade sim, mas ele tem medo de perder emprego por não ter faculdade, e a faculdade demora… Por isso eu perguntei se vale a pena deixar a faculdade por certificação. Seria ótimo ter os quatro certificados de Java e faculdade, mas sabem como é, dinheiro…
Mas eu acho que com o certificado, ele consegue um emprego que dê para fazer faculdade, não? Até porque ele tem superior incompleto, estuda muito pelo que ele me diz, e o problema é só a falta de experiência (que ele está com um colega agora fazendo um joguinho, mas não é experiência com empresa e é menos de 1 ano, né?).
Não sei o que falo para ele… Ele não volta mais para a faculdade dele lá na Bahia. Esqueci a cidade, é no sul.
Mas eu vou parar de escrever que já escrevi demais, hehehe. :shock:
Mas se vocês puderem, por favor, sei lá… O que eu digo a ele? Queria saber o que dizer pra ele, aconselhá-lo, mas nem sei… Ele também tem medo de perder emprego, e ele nem conseguiu ainda… :roll: E ele falou que se o emprego não der para faculdade, que ele vai mesmo assim, e tenta mais tarde… Mas aí tem outro medo dele: ele vai atrasar a faculdade… E se em outra vaga, se ele for demitido, sei lá… Ele perder por não ter? Ai, ai…
Muito obrigado, gente! :lol:
Vou passar as respostas para ele. :P[/size]