bem, excelente discussao ate, concordo com o josenaldo, e em partes com o vinny e discordo quando falaram que o ingles nao abre tantas portas assim, bem ele abre o mundo e nao as portas e aqueles que tem um fluencia de verdade nao tem o que se queixar tanto de salario e oportunidades, porem o que vejo ai que muitos brasileiros que chegam a um nivel " avancado" que as vezes eh determinado com umas escolas aqui mesmo, que nao ha garantia de ser avancado, so na pratica que dar pra ver, entender e saber responder nao acho que sinonimo de avançando, mas digo para vc que o ingles pesa muito mais que a faculdade, na empresa que trabalho recusamos profissionais das faculdades famosas ai, por nao ter um ingles nem intermediario e contratamos aquele de faculdade menos famosa por ele ter um ingles excelente, o que vale para empresa eh o quanto vc sabe e se ta no perfil da vaga e se ela vai conseguir fechar negocio com sua nova contratacao e ganhar $$ com isso, essa eh a lei do chamado capitalismo, para nosso cliente nao importa seu diploma ele nao vai pagar mais caro por isso, o que importa eh o resultado, vc eh bom tecnicamente? gosta do que faz? a vaga eh sua…
Antes de entrar na faculdade eu tinha essa preocupacao, mas com o tempo eu vi, que isso eh detalhe e que se o cara gosta do que faz, vai provar isso aonde for e vai correr atras dos seus objetivos, claro que se vc tem a faculdade como padrinho para seu sucesso, ti dando os melhores professores e estrutura teoricamente vc tem a sair bem preparado, mas nao eh essa a realidade, o que vejo mais eh alunos que quanto mais oportunidade tem, mas estrutura teve, menos preparado para o mercado ta, e estar preparado nao so tecnicamente e sim maduro suficiente para assumir responsabilidades. Acho que o profissional ele nao pode se esconder atras da marca da empresa muito menos da faculdade, em si ele deve ter sua propria marca, buscar essa independencia, eu ja entrevistei alguns e quando logo de cara ele fala: " eu sou da faculdade XX com aquele ar de que eh o cara" so ai ja perdeu 50%, nao tem humildade nao dar para trabalhar em equipe, eu quero saber o que ele sabe e nao de onde veio, a faculade dele eh boa, tem cultura, porem eu nao sei da trajetoria dele na faculdade etc.
Eh uma situacao bem complicada. Eu no seu caso, optava pelo caminho de nao perder tempo com isso, pq terminar a faculdade eh a ponta do iceberg, e traçava que vc mesmo ia construir sua carreira independente se tivesse em uma famosa ou nao.
Infelizmente eh triste ver que algumas empresas ainda estao presas a essa questao de faculdade, se nao está listada vc nao ta no perfil, os maiores nomes ai dos caras que movem Tecnologia no mundo, muitos deles nao foram em havard e colocaram muitos de havard no bolso e hj eh convidado para estar la.
Para vc ter ideia na empresa que trabalho os melhores profissionais boa parte deles vieram de faculdades particulares nao muito conhecidas e hj sao engenheiros, executivos da companhia e se vc ver o cara na midia, acha que estudou em uma mega faculdade, mas nem foi. A determinacao, objetivo, esforço foi o que fez o diferencial dele dos demais.
flw! abracos