Diploma faz a diferença?

Cara se vc tem a opção de fazer USP em relação a uma menos conceituada, não tenha dúvidas, faça USP.

Aliás se vc tem a opção de fazer USP, independente de qualquer coisa, faça USP.

Vou te dizer, tenho muitos amigos cursando USP, outros cursando Unicamp, arrisco dizer que mais da metade do que vc vai aprender não utilizará no mercado de trabalho*, mas a base que vc leva é para toda a vida. Portas se abrirão com muita facilidade.

• Tenho amigos que já tentaram mobilizar colegas e sugeriram aos coordenadores de curso, uma mudança na grade de disciplinas para algo mais voltado ao que é ensinado no exterior, mas os jurássicos não querem saber de nada, ou seja, nego sai da USP fudido em física, matemática, e sem nunca ter ouvido falar de Martin Fowler e outros grandes autores.

Olá

[quote=Daniel_MV]

• Tenho amigos que já tentaram mobilizar colegas e sugeriram aos coordenadores de curso, uma mudança na grade de disciplinas para algo mais voltado ao que é ensinado no exterior, mas os jurássicos não querem saber de nada, ou seja, nego sai da USP fudido em física, matemática, e sem nunca ter ouvido falar de Martin Fowler e outros grandes autores.[/quote]

O que é ensinado no exterior?

Na Argentina curso de TI é de 6 anos. Os caras aprendem MUITO mais coisa do que qualquer faculdade no Brasil. Trabalhei com argentinos da UBA e fiquei impressionadíssimo com a base cultural dos caras. Não foi a toa que o primeiro projeto que trabalhei em que usavam SCRUM foi em 2001 na Argentina enquanto no Brasil era pouco usado.

Pelo que vejo de cursos de faculdades americanas, acho que lá o ensino é MUITO mais puxado do que aqui. Agora mesmo estou estudando Scheme em um livro de um curso de uma faculdade de lá.

O que lamento no ensino brasileiro além do cursinho ser rápido de 4 anos, é que os próprios alunos não querem que os professores ensinem teoria. Já vi alunos pressionando professor para ensinar Hibernate. Os caras queriam aprender alguma regrinha rápida para sair trabalhando. Resultado: muitos destes viverão a vida inteira como code monkeys.

[]s
Luca

Acredito que esse seja o diferencial das faculdades públicas, é só olhar a grade curricular do BCC da USP: http://www.ime.usp.br/dcc/grad/curriculo2010/index.html

Agora os cursos lá de fora são tensos, você olha a grade do MIT: http://web.mit.edu/cdo-program/curriculum/index.html
Stanford: http://www.stanford.edu/group/mathcompsci/academics.html#c2

Aí vc pega uma FIAP que seria uma das melhores particulares (mídia e aceitação no mercado) http://www.fiap.com.br/portal/Cursos-de-Graduacao-Sistemas-de-Informacao-Grade-de-disciplinas-1o-ano/D149/#iTemplate

Numa boa, o curso vira colegial perto desses, imaginem outros cursos como UniNoix da vida…tenho até medo !! Isso sem contar no nível da turma, seus companheiros, ninguém querendo aprender direito de uma sala com 50 alunos se 5 saem programando o básico é muito. Complicado !! :roll:

Como um recrutador não vai ter preconceito sabendo disso tudo ?

o que acaba acontecendo aqui (acredito que não só aqui) é que a faculdade em si não faz tanta diferença, e sim a vontade do aluno tem em aprender!
as faculdades são apenas um espelho do que acontece no mundo real.

de um lado temos milhares de pessoas que não tiveram preparo nenhum durante os anos de escola, mas precisam de uma faculdade só para ter um diploma, pois o mercado muitas vezes acaba cobrando nível superior e não “conhecimento superior”.

do outro temos pessoas com dinheiro para investir e oferecer o que uma parte do mercado precisa: um diploma.

logo, a me**a foi feita…

o que me impressiona é o mec aprovar isso…

[quote]Luiz Niedermier Custodio wrote:

Na verdade, o meu sonho seria entrar no ITA pra Engenharia da Computação (Instituto Tecnológico da Aeronautica), pelo fato de ter alojamentos, ser praticamente tudo pago, além do tanto de laboratórios e apoio de grandes empresas como EMBRAER, as atividades físicas também serem estimuladas/cobradas, entre muitas outras coisas.

Só que para isso eu já deveria ter parado de trabalhar neste ano, que infelizmente não deu por certos motivos. O ITA, infelizmente, é muito difícil de passar, mas alcançável se começar a estudar cedo. Sei disso pois ano passado, teve um colega do meu colégio que conseguiu passar, mas ele praticamente eliminou a vida social no 3º ano principalmente. Professores contam que já teve outros do colégio que passaram no ITA ou IME (Instituto Militar Engenharia), mas que também ralaram muito.

Diante disso, eu estou me contentando com a USP que pelo que vejo tem uma infraestrutura também boa, ficar perto ( 13 km da casa de meus parentes).

Agora estou com dúvidas se curso Engenharia da Computação ou Ciências da Computação.
[/quote]

Não sei se apoio dessas empresas faz alguma diferença, principalmente quando algumas delas estão com o pé na cova, como é o caso da citada acima. Na minha humilde opinião vejo que aqueles que escolhem o curso com base na área em que querem atuar tem mais chances ou até mesmo um leque maior de oportunidades do que aqueles que focam em um grupo de empresas ou área isolada.

[quote=Kenobi]Sinceramente, no escuro, se o profisisonal não tem respaldo (blog, código em projeto opensource, amigos em comum) e tem uma formação fraca eu não chamo pra entrevista, simples assim. Meus critérios mudaram muito nos últimos anos, olhava muito formação acadêmica e hoje olho muito os projetos que o profissional está envolvido, sua experiência, projetos opensource e uma entrevista com um pouco mais de profundidade.

Agora para profissionais sem experiência, recém formados, ter uma “USP, Unicamp, UFfscar,” no currículo já garante uma entrevista comigo :). [/quote]

uau…entao vou correr para fazer usp para ter “a chance” de fazer entrevista com vc…hauhauhauahuahauahuaha…to zuando… 8)

minha opiniao…

se faz diferença?..diferença alguma. Nunca, mas nunca pretendo fazer faculdade publica no brasil. Estrutura lamentavel. é aquela velha historia, quem faz a faculdade é o aluno, entao se o cara se dedica, consegue se formar bem em qualquer lugar. Alem do que ja fiz varias entrevistas e nunca me peguntaram sobre a faculdade que me formei (grande maioria no polo comercial de sampa, onde tem mais trampos na area e algumas pra fora do país)

sou 10000% a favor de melhorar em idiomas, pois isso te abre mto mais o leque de oportunidades.

flw

Luiz, você ja tentou procurar algum estágio na área?

Trabalhando na area você irá adquirir também experiência, que será muito importante…

Veja se não há alguma softwarehouse que precisa de um estágiario, tente pegar uma vaga…

Sou um ano mais novo que você e estou pensando também em que vou fazer, pretendo fazer um intercâmbio daqui 2 ou 3 anos, e fazer um curso de inglês assim que eu acabar o curso de Web…

O Estágio que consegui foi bom pra mim , assim eu vou estudando e observando pessoas que já trabalham na area e são experientes…

Até + e bons estudos…

nossa área é muito arrogante… se fossemos um pouquinho mais humildes as faculdades assumiriam que é muito mais fácil ensinar um programação para um matemático do que tentar tornar os programadores em matemáticos e físicos.
Já presenciei um caso de computação gráfica onde 90% do tempo eram conceitos de matemática e por causa de 10% restante, os que queriam ser vistos igual a cara diziam q ele era programador.

Existe uma escola em são paulo que se chama instituto lumiar, lá não tem provas, os alunos decidem tudo sozinhos, nada de sofrimento! e ganhou o premio de melhor escola do mundo pela microsoft. isso indica que o mercado não quer pessoas que sofreram nos estudos e tiveram um caminho arduo para conseguir pendurar o diploma na parede… é justamente o contrátio, precisamos de pessoas q aprendam a tomar decisões simples e úteis para o dia-a-dia. Surpresa… a vida não é uma guerra!

Por causa dessa fissura em ser capaz de fazer coisas dificilimas estamos na mesma situação do programa ‘qual é o seu talento’: quem faz mais babaquices complicadas para os jurados ganha. E ao contrário do que todo mundo pensa, depois de mais de 10 anos no mercado, tenho segurança pra dizer: quem faz coisas complicadas não necessariamente consegue fazer as coisas simples…

porém, dado o cenári, sugiro que tente faezr a faculde que tenha mais nome possível. é melhor ser cego nessas horas, pq se for parar pra reparar da raiva e perde dinheiro.

[quote=cs.santos0][quote=Kenobi]Sinceramente, no escuro, se o profisisonal não tem respaldo (blog, código em projeto opensource, amigos em comum) e tem uma formação fraca eu não chamo pra entrevista, simples assim. Meus critérios mudaram muito nos últimos anos, olhava muito formação acadêmica e hoje olho muito os projetos que o profissional está envolvido, sua experiência, projetos opensource e uma entrevista com um pouco mais de profundidade.

Agora para profissionais sem experiência, recém formados, ter uma “USP, Unicamp, UFfscar,” no currículo já garante uma entrevista comigo :). [/quote]

uau…entao vou correr para fazer usp para ter “a chance” de fazer entrevista com vc…hauhauhauahuahauahuaha…to zuando… 8)

minha opiniao…

se faz diferença?..diferença alguma. Nunca, mas nunca pretendo fazer faculdade publica no brasil. Estrutura lamentavel. é aquela velha historia, quem faz a faculdade é o aluno, entao se o cara se dedica, consegue se formar bem em qualquer lugar. Alem do que ja fiz varias entrevistas e nunca me peguntaram sobre a faculdade que me formei (grande maioria no polo comercial de sampa, onde tem mais trampos na area e algumas pra fora do país)

sou 10000% a favor de melhorar em idiomas, pois isso te abre mto mais o leque de oportunidades.

flw
[/quote]

na minha opinião:

se considerar uma faculdade publica X ruim, ainda sim vale mais a pena por ser no mínimo 600/700 reais a menos que vc gasta…

mas como na grande maioria, faculdades publicas, por mais que falem “ah, nao tem cadeira, nao tem lousa, etc”, elas são sim superiores a grande maioria das faculdades particulares…

mas como tudo é relativo…

Posso estar errado, mas acho que sem pelo menos um inglês médio a pessoa nem vai conseguir fazer um mestrado decente de alto nivel.

Respondendo a pergunta, sim, para os mortais, acho que diploma faz a diferença, e sim, acho que Universidade faz diferença, principalmente a presença fisica na Universidade. Essa coisa de EAD me da nauseas.

olha pra mim não teve diferença, mas eu gostaria de ter um curso superior sim :slight_smile:

Não é tarde para começar :stuck_out_tongue: Só depende de você

1. Se vc fizer algo que não deu certo; a galera podera dizer “Esperavam o quê…o cara nem curso superior tem!”

2. Se vc for lider de projeto então nem se fala; para a maioria você conseguiu o cargo por vários motivos, menos competencia.

Quem faz a diferença é você e não o diploma; se os outros permitirem é claro.

Dizem que o Bill Gates e o Steve Jobs não são diplomados, perceba a que ponto chegaram.

Os jogadores de fotebol (alguns) não vou nem comentar.

Acredito que se vc não estiver fazendo nada de impressionante que te coloque em risco de fazer grande fortuna nos meados de 20 anos de idade é melhor pensar seriamente em obter seu diplominha.

flws

Não é tarde para começar :stuck_out_tongue: Só depende de você[/quote]

Poisé, tanto é que hoje fui fazer vestibular :smiley:

[quote=fantomas]1) Se vc fizer algo que não deu certo; a galera podera dizer “Esperavam o quê…o cara nem curso superior tem!”

1. Se vc for lider de projeto então nem se fala; para a maioria você conseguiu o cargo por vários motivos, menos competencia.

Quem faz a diferença é você e não o diploma; se os outros permitirem é claro.

Dizem que o Bill Gates e o Steve Jobs não são diplomados, perceba a que ponto chegaram.

Os jogadores de fotebol (alguns) não vou nem comentar.

Acredito que se vc não estiver fazendo nada de impressionante que te coloque em risco de fazer grande fortuna nos meados de 20 anos de idade é melhor pensar seriamente em obter seu diplominha.

flws
[/quote]
kkk falo poco mais falo bonito, concorco plenamente, bixo a não ser que vc seja um cara muito acima da media em inteligencia e esforco, é importante ter um diploma sim (mais nao espere nada dos professores de mao beijada corra atraz do aprendizado), quanto ao ingles fluente é importante sim, mais fica abaixo de um diploma, eu mesmo possuo um ingles bom, terminei meu cursinho do fisk e tudo, mais mesmo assim nunca foi um diferencial no aprovação dos meus 3 empregos na area, e a menos q vc va trabalhar em uma multinacional nao será pra vc tmb.

Sem falar que sem faculdade a área acadêmica ou científica estará de portas completamente fechadas para você.

Hoje talvez você não se interesse, mas se você sabe prever o dia de amanhã, então talvez tenha mais sucesso como pai de santo do que como programador. :lol:

Agora que o VinyGodoy falou em área acadêmica, gostaria de saber mais sobre o que essa área envolve, se é basicamente dar aulas, fazer mestrado e doutorado, ou tem algo mais ai no meio?

Também queria saber, se por exemplo um cara que está fazendo ou já fez doutorado/mestrado tem apoio financeiro caso a tese/dissertação/projeto seja promissora, ou então o cara faz só para aumentar o currículo?

Cara para isto existem as Repúblicas que normalmente são próximas das faculdade. Tipo no máximo 10 minutos a pé. Em média o custo para morar numa república com comida para todos os dias gira em torno de 500 a 800 reais por mês. Lógico pode ser mais ou menos do valor que eu falei, depende do padrão de vida que tu vai levar, se tiver num padrão mais baixo o valor cair mais também e se for mais alto, vai subir também. Mas geralmente é esse valor.

Bom dia!

Acho que essa duvida é fácil de responder, se vc tem a oportunidade de cursar uma faculdade, não pense 2 vezes, aqui no interior de São Paulo ter ou não o curso faz uma diferença enorme, se tivessemos aqui a chance de cursar USP, Unicamp seria ótimo, mas como a distância nos impede, temos que nos contentar com os cursos particulares que são oferecidos(que não deixam de ser bons tambem) depois de formado e ja trabalhando na área percebi que só o diploma de graduação não iria me garantir o crescimento que eu esperava, visto que os outros colaboradores da área de TI já estavam terminando a pós graduação, então percebi que esse lance de " Diploma não importa nada" deixou de existir ja a algum tempo, pois as empresas estão dando muita relevância pra isso, e além do mais, o que vc iria perder tendo o diploma?

Att.

Eu tenho curso superior, mas minha faculdade é particular, do meio-oeste de santa catarina, aqui ela é conhecida, porém dúvido que fora daqui alguem conheça.

Pelo que li não to bem para algumas vagas por ai auhauhuhauhauhha.

Mas que nada é um conhecimento a mais, agora fico pensando se faço uma especialização, mestrado ou abandono o meio academico de vez ahahuhaha.

abraço