Direcionamento de estudos - O que está na moda para Desenvolvimento WEB?

13 respostas
A

Olá pessoal, beleza?

Bom, depois de 2 anos desenvolvendo aplicações desktop com java - nada muito aprofundado, swing puro, alguns frameworks de persistência, coisa simples - estou vislumbrando uma boa oportunidade de aprender desenvolvimento Web.

Só que, literalmente, nunca desenvolvi nada e não conheço muito sobre esse tipo de desenvolvimento…

Então, fica aí a pergunta… aonde apostar? Qual tecnologia? O que estudar?

Quero nada mais do que algumas diretivas pra não apostar errado…

Vejo o pessoal falar sobre flex, ajax, jsf, js… então, fico maluco…

Quero a opinião de vocês sobre o que vem sendo usado e o que foi abandonado…

Espero que possam ajudar… obrigado.

13 Respostas

SanjuanRJ

O importante é ter bem estudado jsp e servlets. É bom saber javascript também e depois aprender algum framework web. Na escolha do framework o leque abre bastante. Eu recomendo jsf e zkoss.

Tem que saber HTML também e se quiser CSS.

Existem frameworks de javascript que te ajudam bastante também.

É bom ter alguns conceitos de ajax e de como ele funciona, mesmo que você acabe por usar uma api que te simplifique a vida depois.

O aprendizado é longo mesmo. É fogo!!!

F

Recomendo Adobe Flex.
SAP, Oracle, DataSul entre outras utilizam esta ferramenta.
Concorre com SilverLight e JavaFX.

A

Beleza moçada… muito úteis suas dicas…

E pra aplicação server-side, alguma recomendação?

Valeu

F

Java

SanjuanRJ

Bem aew vai do gosto de cada um. Eu em particular não gosto muito do Flex poque deixa a página meio pesada e o seu conteúdo não é indexado pelo google e coisas do tipo.

Eu prefiro deixar a página mais rica com os frameworks de javascript que existem. Tipo Dojo, scriptaculous e Jquery.

A

Cara, engraçado você mencionar o fato do google ser cego em relação aos swfs…

Vi alguém comentando, inclusive aqui no fórum, que isso pode estar com os dias contados… se eu achar onde foi, posto aqui…

Pessoal… .valeu pelas dicas.

J

JAVA+ LINUX + e futuro PHP 6.0 bytecode(é bom ficar de olho)

AdrianoPalm:
Olá pessoal, beleza?

Bom, depois de 2 anos desenvolvendo aplicações desktop com java - nada muito aprofundado, swing puro, alguns frameworks de persistência, coisa simples - estou vislumbrando uma boa oportunidade de aprender desenvolvimento Web.

Só que, literalmente, nunca desenvolvi nada e não conheço muito sobre esse tipo de desenvolvimento…

Então, fica aí a pergunta… aonde apostar? Qual tecnologia? O que estudar?

Quero nada mais do que algumas diretivas pra não apostar errado…

Vejo o pessoal falar sobre flex, ajax, jsf, js… então, fico maluco…

Quero a opinião de vocês sobre o que vem sendo usado e o que foi abandonado…

Espero que possam ajudar… obrigado.

T

PHP 6? Ao apelar para linguagens de scripting, eu apelaria para ruby, e/ou python, ué… não php…

Rafael_Nunes

AdrianoPalm:
Cara, engraçado você mencionar o fato do google ser cego em relação aos swfs…

Vi alguém comentando, inclusive aqui no fórum, que isso pode estar com os dias contados… se eu achar onde foi, posto aqui…

http://www.rooftopsolutions.nl/article/195
http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=72746&query=index+swf&topic=&type=
http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=35287&query=index+swf&topic=&type=

Deluxe

JSF(richfaces, facelets, myfaces, ajax)
spring
e claro
muito hibernate de preferencia annotations…
webWork

mateusprado

Cuidado ao usar “moda” nao entre no modismo. Uma coisa importante e’ conhecermos os frameworks, ferramentas, IDE’s, etc, antes de iniciar um projeto. Nao basta apenas escolher e decidir usar pq todos usam ou conhece alguem que usa. Pensando dessa forma, futuramente vc podera dizer que a tal tecnologia nao funciona, nao presta, etc. Conhcendo e sabendo a sua finalidade, vc sabera se isso se adapta com sua aplicacao. Nao digo que nao e’ importante saber que varias pessoas usam uma tal tecnologia. E’ importante sim, concerteza.
Agora vai a dica que vc perguntou, costumo usar JSF, VRaptor e sem duvida MUITO Hibernate, como disse nosso amigo Deluxe.

Um abraco, e boa sorte

A

mateusprado:
Cuidado ao usar “moda” nao entre no modismo. Uma coisa importante e’ conhecermos os frameworks, ferramentas, IDE’s, etc, antes de iniciar um projeto. Nao basta apenas escolher e decidir usar pq todos usam ou conhece alguem que usa. Pensando dessa forma, futuramente vc podera dizer que a tal tecnologia nao funciona, nao presta, etc. Conhcendo e sabendo a sua finalidade, vc sabera se isso se adapta com sua aplicacao. Nao digo que nao e’ importante saber que varias pessoas usam uma tal tecnologia. E’ importante sim, concerteza.
Agora vai a dica que vc perguntou, costumo usar JSF, VRaptor e sem duvida MUITO Hibernate, como disse nosso amigo Deluxe.

Um abraco, e boa sorte

Agradeço não só a você mas a todos que deram sua contribuição…

Sempre tento me policiar no uso da palavra moda pois pode até gerar um flamewar se alguém diz, por exmplo, “Tal coisa tá na moda mas não use… é um lixo…”

Eu queria mais era ver o que o pessoal tá usando, na maioria, pra começar a estudar sobre isso e, com o tempo, ir escolhendo os frameworks, ferramentas e IDE´s que eu “gostei” mais…

Obrigadão gente.

J

amiguinho, PHP6 esta para entrar no mercado dos grandes Java e .NET.

seu mundo eh mais database né?

Criado 20 de agosto de 2008
Ultima resposta 26 de ago. de 2008
Respostas 13
Participantes 8