Direitos Autorais

9 respostas
gilberto_oliveira

Ae galera blz,

Tenhos umas dúvidas quanto a direitos autorais e gostaria de saber a opnião de vcs.

[list]Tipo, to fazendo um programa comercial aí quero colocar uns ícones nos menus, toolbars, nos assistentes, etc. aí vou pro google e a primeira imagem que eu pego edito no gimp, “ageito” ela e adiciono ao meu programa. Tem algum problema disso?[/list]

[list]Gostaria de saber também a respeito do nome do programa vcs constumam registra no impi ou qualquer outro meio desse?[/list]

[list]Tem algum problema deu colocar o © de copyrigh no splashscreen de meu programa?[/list]

[list]Não tem problema se eu colocar o logo do java tb né? :D[/list]

[list]Alguém de vcs ja tiveram algum problema com respeito a isso?[/list]

Não tenho experiência com isso e gostaria de saber a opnião/experiência de vcs. Flw

9 Respostas

gilberto_oliveira

po galera… ninguém ajuda… :cry:

se fosse um netbeans x eclipse ja tinha uma meia dúzia de caras dizendo que isso ja foi discutido no fórum um milhão de vezes e que já tem até netbeans x eclipse com X-man, o retorno :smiley: :smiley: gente furiosa mandando usar a busca do google e do guj etc

… nem os lendários caras das 4000 mensagens (e contando…) que andam por aí no guj … desse jeito fica difícil.

precisa duma stacktrace ??8)

maquiavelbona

http://guj.com.br/posts/list/60158.java

Até!

rodrigoallemand

gilberto_oliveira:
[list]Tipo, to fazendo um programa comercial aí quero colocar uns ícones nos menus, toolbars, nos assistentes, etc. aí vou pro google e a primeira imagem que eu pego edito no gimp, “ageito” ela e adiciono ao meu programa. Tem algum problema disso?[/list]

Não… não tem problema se vc pegar uma imagem e altera-la… só tome cuidado que algumas imagens tem direitos… lembra quando a Vivo surgiu e fizeram um ‘icone’ da vivo sem a cabeça, escrito morto? Então, esse cara deve ter sofrido alguns problemas com a justiça… Mas se o que vc quer é icone de menu, normalmente não são protegidas…

Ai fica a seu critério… eu normalmente não registro nome nenhum de ferramenta… acho que só o registro do dominio me garante, já que nome não é tudo!

Se vc registrar a marca, não. Se vc não registrar, acho que tb não. Neste caso, o carreirasolo.com.br deve ter alguma dica para essas coisa!

É o que eu falei no inicio. Existem marcas que são registradas. Mas, se vc colocar a logo como propaganda, acho que não tem problema. Aconteceu comigo a um tempo atras. Como eu resolvi: Mandando um email para o owner do framework pedindo autorização! Simples!

Não. Não tive não. Mas fala baixo que isso atrai!!! rs

Porque não responder?!?

cv1

As imagens que o Google Images encontra podem estar protegidas por copyright. O melhor que vc pode fazer eh entrar em contato com o criador dessas imagens e checar se podem ser usadas. Outra ideia eh descolar um designer pra faze-las pra voce, ou usar um repositoro de icones livres (como os que o Gnome, KDE e OpenOffice usam).

Tem algumas regrinhas quanto a registrar o nome de um produto. Voce nao pode, por exemplo, registrar um software com o nome ‘Nike’, ou ‘Janelas’. Confira a legislacao e, se tudo mais falhar, consulte um advogado de direito autoral.

Nao - ao criar um programa, ele ja esta automaticamente sob o seu copyright. O simbolo eh, ate onde eu entendo, desnecessario, mas nao custa colocar.

Tem, sim - o logo do Java eh protegido pelo copyright da Sun, e existem regras quanto a seu uso. Confira em logos.sun.com :wink:

Nao pessoalmente, mas ja.

maquiavelbona

rodrigoallemand:

Porque não responder?!?

Subir tópicos, mesmo que bem intencionados, é falta de educação e de leitura das regras do fórum.

Até!

rodrigoallemand

Não sei se vc percebeu, mas quando vc responde (vc respondeu???) vc faz o tópico subir na lista e não acrescentou nada na vida de ninguem… alias, foi vc que me chamou a atenção do tópico! Basta vc ver quantas respostas tem o tópico, quem criou e quem foi o ultimo a responder. No caso o tópico e a unica resposta foram dadas pelo próprio autor… é, sua tentativa de protesto foi bastante falha… Bastava responder corretamente ou ignorar de vez!

rubinelli

Nunca use uma imagem, não importa o quão alterada, sem a permissão explícita do autor. Você corre o risco de ser processado ou pelo menos ridicularizado e desacreditado. Felizmente para você, existem coleções de ícones como os do projeto Tango disponíveis na Internet e prontos para seu uso (mas ainda assim leia com atenção a licença de uso).

EDIT: correção do link

gilberto_oliveira

Obrigado caras pela colaboração, me ajudou bastante! :thumbup:

Sou iniciante aí acabei postando um “up” sem querer. :XD:
Quanto ao maquiavelbona podia ser via mp, já que não contribui para o tópico além de ser direcionado somente a mim. Mas se sua intenção foi boa cara, vlw do mesmo jeito.

T+, e desculpa pelo “up”. :thumbup:

sergiotaborda

Na realidade o © de copyright só tem sentido nos estados unidos e signfica que ha um registro legal de quem é o autor. Não é apenas um simbolo. É um simbolo com significado legal.

Fora dos eua esse simbolo não tem significado. Portanto, em programas brasileiros não faz sentido escrever
“© 2008 Fulano sicrano ,All rights reserved”

Nota: uso © para me referir ao simbolo do c dentro de um circulo. os carateres © não são reconhecidos com o mesmo valor que o c dentro do circulo

Então qual é a alternativa ?
Em portugues deve ser apresenta uma licença ou uma frase indicando os termos de uso , como

"Este trabalho é licenciado sob a Licença Creative Commons 3.0 Genérica
Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas "

http://creativecommons.org/

No caso de não ser livre a licença deve refletir isso. Só não existe uma frase de efeito…

Criado 6 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 8 de fev. de 2008
Respostas 9
Participantes 6