Olá, senhores.
Tenho um arquivo com este caminho res/xml/Servidor.xml, sendo que este diretório (res) está dentro da pasta WEB-INF. Apesar disso, minha classe Java não consegue acessar o arquivo Servidor.xml. Esta é a String que eu estou usando, “res/xml/Servidor.xml”, e já tentei uma série de variantes, sem sucesso. O sistema nunca interpreta o caminho corretamente, gerando NullPointerException, pois aponta para caminhos inexistentes.
Alguém sabe me explicar como administrar estes “recursos” (imagens, arquivos de configuração, etc) na aplicação, sem que o usuário possa acessá-los, via URL? Note que não posso usar a pasta /commons ou algo semelhante, pois estou no servidor da BrTurbo, onde meu cliente hospeda seu site, e o único meio de acesso é via FTP, onde existe uma pasta WEB-INF, e nada mais =D
Obrigado, desde já!
Eu adoto a seguinte solução para arquivos de configuração:
- Coloco sob WEB-INF/classes
- obtenho o caminho absoluto dessa pasta no sistema:
String realPath = request.getServletContext().getRealPath("WEB-
INF\\classes");
- Adiciono o caminho absoluto ao caminho do arquivo que eu quero ler:
String caminhoDoArquivo = realPath + "\\"+ "resto-do-caminho-do-arquivo"
Espero que isso te ajude.
Blz galera, obrigado pelo socorro, mas infelizmente, não posso colocar isso em um JSP.
@javinha2004
Vou tentar o seu “workaround”, mas como não estou em um servlet, e sim em uma classe java, não tenho idéia de como faria para recuperar o path da aplicação.
Valeu!
Crie um objeto de configuração e num filtro ou no init de algum servlet que já tenha executado no momento que vc vai usar o arquivo, armazene numa variável estática dessa classe de configuração. Algo assim:
class Config
{
public static String caminho=null;
}
No seu filtro, ou no init do seu servlet, vc faz:
Config.caminho = "aquele caminho lá de cima";
Toda vez que vc precisar do caminho, acesse-o pela classe config.
Obrigado! Funcionou como eu gostaria!
Te devo essa!
[quote=javaBeats]Obrigado! Funcionou como eu gostaria!
Te devo essa![/quote]
Eu já devo tantas ao guj… fico feliz em estar contribuindo!