Diretórios

3 respostas
J

Olá pessoal,

Apesar de programar um pouquinho em java, ainda me considero iniciante, gostaria se possível de umas dicas de como organizar os diretórios no desenvolvimento, por exemplo, acredito que o correto é ter um pacote para as GUI, no mais como são organizados? Tem alguma regra para isso? ou ainda alguma norma?

Grato, e desculpe a minha ignorância.

3 Respostas

remixlara

Se você esta utilizando o modelo MVC tem um padrão sim… nada documentado, é só um padrão utilizado pela comunidade Java

Primeiro… os pacotes devem ser nomeados com o endereço do site da empresa proprietária do sistema ou com o site do sistema (se possuir), exemplo:

br.com.empresa.nomedopacote

Como MVC vc divide seu codigo em 3 camadas Modelo, Visão e Controle teremos 3 pacotes:

br.com.empresa.entities ou model
br.com.empresa.views - No caso de desktop, pois em web as views são: jsp, html, xhtml… ficando em pacote separados
br.com.empresa.controllers

E ai surge outros pacotes muito utilizados tb… a depender da metodologia:

br.com.empresa.persistence (se usar API de persistência) - Contém a classe de conexão e outros utilitarios (DAO - Data Access Object)
br.com.empresa.connection - Classes de conexao…
br.com.empresa.util - Utilitarios
br.com.empresa.main - Apenas para a Classe Main para execução do sistema
br.com.empresa.test - Para Classes de teste
br.com.empresa.images - Imagens

J

No meu caso, seria para desktop…então eu posso aplicar o MVC para desktop também? e ainda usar o pacote DAO para acesso a banco e utilitário?

Grato.

remixlara

jgsilva:
No meu caso, seria para desktop…então eu posso aplicar o MVC para desktop também? e ainda usar o pacote DAO para acesso a banco e utilitário?

Grato.

pode e deve aplicar. DAO é um padrão muito utilizado tanto para desktop quanto web

Criado 4 de novembro de 2010
Ultima resposta 4 de nov. de 2010
Respostas 3
Participantes 2