é possivel eu setar um disable no commandButton para ele chamar o metodo do meu Bean apenas qdo a validacao do rich:message passar por todos os campos??
pensei em fazer isso usando javascript colocando em um onclick, mas não sei se seria a melhor opção..
ai tipo… enquanto o getValidaBotao retornar true o botão vai estar disable… ai vc controla tudo dentro do bean navegacao…
isso resolve?
oi,
entendi, mas como eu faço com o valor deo validaBotao no Bean? este valor depende do rich:message, ou seja, enquanto ele retornar false o validaBotao deve ser false tb
abs
Requena
não entendi o q vc disse cara…
mas tipo…
no rich coloca um a4j:support mais ou menos assim
nesse caso no metodoValidaBotao vc pega o valor do rich e verifica se é o que quer se for vc seta o boolean de retorno do validaBotao para false e da um reRender no button, quando ele invocar novamente o get do validaBotao vai estar false o e button ficara clicavel…
o event do a4j eu nao lembro de cabeça qual tem disponivel da um ctrl+espaço q ele mostra todos os eventos do rich…
resumindo… vc pode pegar todos os eventos de um componente acima do a4j support no nosso caso todos os eventos possiveis do rich:message.
serve?
Andre_Fonseca
oi,
entao, eu preciso que o action do commandLink seja executado apenas quando a validacao dos campos passou, no caso pegando o evento dos rich:message acho que já é o suficiente
vou testar a sua sugestão aqui e depois retorno
vlw
Requena
Seguinte,
essa forma que eu ti passei é a mais porca para a ocasião…
no seu caso… acho que seria interessante lançar um f:validator
da uma olhada nesse site que da para entender como funciona…
com o f:validator o jsf antes de dar o action do botao testa todos os validators,
caso nao retorne nenhum erro e todos os campos forem validados com sucesso,
o action é acionado… caso contrario ele retorna uma msg de erro para o usuario…
acho que é isso que vc precisa…
da uma olhada… tem alguns prontos ja na lib… talvez ja resolva o seu problema…
alias
Requena:
Seguinte,
com o f:validator o jsf antes de dar o action do botao testa todos os validators,
Lembrando que pra isso acontecer seus campos devem estar dentro de um form, que uma vez submetido, o ciclo de vida do JSF vai fazer as validações necessárias ANTES de chamar o action do seu commandLink.
Requena
alias:
Requena:
Seguinte,
Lembrando que pra isso acontecer seus campos devem estar dentro de um form, que uma vez submetido, o ciclo de vida do JSF vai fazer as validações necessárias ANTES de chamar o action do seu commandLink.
nem achei necessário citar a necessidade de um form pos sem isso nada da submit. é igual lembrar que tem de por o public class na classe java… :D… hehehe…mas ta certo é isso ae…
Andre_Fonseca
opa,
sim, os meus campos estão dentro de um form, vou dar uma olhada no f:validator