Disciplina Fundamentos de Bancos de Dados

7 respostas
goofed

Ae glr.
Eu estou numa encruzilhada aqui…
Estava pensando em NÃO fazer uma disciplina que é pre-requisito para Fundamentos de Bancos de Dados para fazer outra de calculo e me livrar logo…

Eu conheço banco de dados o suficiente pra criar tabelas e usar CRUD de SQL… Tenho uma noção sobre views e stored procedures…

Então: minha preocupação é que vou estagiar agora e eu queria me sair bem… estagiar e ser contratado… E daí eu queria saber o quão importante é essa disciplina para desenvolver aplicaçõoes com JPA…
E… se é realmente fundamentalíssimo, será que é suficiente pegar o principal e estudar por livros ou pela internet???

Então… se eu não fizer essa dita cuja disciplina agora, então só vou poder cursar Fundamentos de Bancos de Dados em 2009.1!!!

Vlw!!!

7 Respostas

rafaelglauber

Como alguém poderia te ajudar sem saber a ementa da disciplina? ou mesmo a faculdade… de qualquer maneira não acredito que tenha JPA na ementa do curso, não é possível que o povo anda fazendo isso por ai…

goofed

Eu não quiz dizer que vão dar JPA no curso. Eu to estudando JPA já.
Eu quero saber se essa disciplina vai fazer MTA diferença pro que eu já sei. E se é possível estudar e entender o conteudo da disciplina estudando sozinho com livro e pela net…
EMENTA:
Sistemas de banco de dados. Modelo entidade relacionamento. Modelo relacional. Projeto de banco de dados. SQL(Struct Query Language). Processamento de consultas. Controle de concorrência e recuperação. Banco de dados orientado a objetos.

Queria saber também os livros que geralmente usam pra essa disciplina…

Vlw!

rafaelglauber

Essa ementa é perfeitamente possível de se apreder sozinho, sugestão: http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=1&CatId=11829&PrevCatId=11827&ProdId=1479651&ST=BL11829&OperId=0&CellType=2#javascript;

tnaires

E a de cálculo? Se não fizer agora, pode fazer quando?
Se puder fazer no próximo semestre, acho melhor pagar a de banco de dados.
Veja o que vai ser mais rápido pra terminar a faculdade. Quanto mais cedo você puder se formar, mais disponível para trabalhar (ou para fazer pós-graduação) você estará.

goofed

Valeu vcs dois pela resposta…

Agora, nenhuma das duas vai implicar no tempo da minha formação. É que no primeiro semestre não fiz Calculo I. Fiz só nesse semestre que passou. Então como dizem que Calculo II é o mais dificil e usa coisas do Calculo I, eu queria fazer logo o II pra me livrar…
Eu penso em fazer Pós também… mais essa escolha não vai influenciar não…

Eu quero saber mais, porque quero me dar bem nesse estágio. E acho que pra ele vou precisar de um bom conhecimento de Bancos de Dados… Apesar de que eu poderia fazer no próximo…

Vlw!!!

boaglio

Pela experiência de mercado que eu tenho posso te adiantar o seguinte: em sua maioria o profissional de Java não sabe SQL, não tem conceitos claros de banco de dados, se você aprender isso terá um diferencial com certeza.

italo.vendrameto

Bom eu diria o seguinte, o conteúdo da disciplina é importante, mas vc poderia estudar isso por fora e fazer uma tutoria para tirar dúvidas.

O conceito de Banco de Dados, por mais simples que parece é uma coisa que tem deixado e muito a desejar na maior dos novos desenvolvedores não só em JAVA.

Criado 11 de janeiro de 2008
Ultima resposta 14 de jan. de 2008
Respostas 7
Participantes 5