Discurssão sobre o plano de ensino de uma disciplina Java

12 respostas
junioma

Bom dia colegas! Devido algumas repercussões na universidade onde estudo , decidi tomar a opinião de vocês do fórum . Meu questionamento é quanto ao plano de ensino da disciplina Tópicos Avançados Em Linguagem De Programação(voltado a java web).Da da forma que essas disciplina é ministrada, é um desperdício de tempo do aluno , pois se ele investisse esse tempo(90h) e dinheiro gastos com essa disciplina(R$1157,28 ) em um curso de terceiros sobre o mesmo assunto, seu aproveitamento seria muito maior. Ainda não cursei esta disciplina exatamente por me opor a forma que a mesma é lecionada. Não sou um expert em java , porem fazendo um paralelo com conteúdo acadêmico e conteúdo de curso de terceiros , dá para ter uma noção que esse plano de ensino esta fora do ideal.

Galera , não quero citar nome de faculdades e etc , não estou aqui para denegrir imagem de instituições , recorro a vocês primeiramente por achar que a comunidade guj tem integrantes de muito conhecimento, por experiencia própria sempre dispostos a ajudar. Outro fator motivador para que eu buscasse a vocês, é que uma das justificativas usada pelo diretor do curso para que o plano de aula seja assim , é que ?os alunos devem estar atualizados com a tendencia das tecnologias do mercado? . Sei que muitos aqui devem dar consultorias e treinamentos , então nada melhor que a opinião de quem realmente esta no mercado para saber como alguem que quer se colocar no mercado deve estar preparado .

Minha opinião(e a de muitos alunos) sobre a disciplina :
Este tipo de método de ensino me parece pouco aproveitável , a utilização de seminários é algo que dependendo do caso, é desperdício de tempo e do potencial dos alunos. Pode-se concluir do relato de muitos alunos que nesta disciplina os alunos vêem muita informação e absorvem pouco conhecimento . Me baseando no plano de ensino da Caleum e da X25(esta do meu estado) , duas empresas de treinamento muito conceituadas e ainda me baseando em relatos da pessoas que já fizeram ou conhecem os cursos , nenhuma destas citadas adota a pratica de aulas orientadas a seminários e embromeixons afim .

Abaixo segue plano de ensino , galera favor não me interpretem mal , só apenas quero melhorar como as coisas estão acontecendo em minha facul , não quero promover o nome de cursos de java e etc. Abs!

12 Respostas

B

Java EE 5 inteiro em 9 aulas? :lol:

Geralmente tópicos avançados são matérias optativas, e ainda vcs pagam isso à parte do curso? Muito estranho.

junioma

POis não é ?
Era optativo , porem agora para os alunos estarem “atualizados com o mercado” , virou obrigatória!

Não sou contra fazer , porem se o negocio fosse mais bem ministrado …

Eu vou dar um exemplo que digamos , tem haver com o assunto.
Aqui em brasília existe a febre do concurso publico, e junto a isso a febre dos cursinhos. Se você assistir uma aula dos cursinhos , vera que nos bons cursos, os professores tem umas métodos de ensino overpower , resultado disso é que muitos alunos que estão "com a cabeça longe " se prenderem a aula e os que estão prestando atenção entenderem o conteúdo .

Da forma que é ministrada atualmente , a disciplina aqui , o cara não aprende sobre as tecnologias . Ele passa a saber que EXISTE as tecnologias . No meu ponto de vista , muito melhor seria que quem deseja saber oque EXISTE no mercado va ao GOOGLE e poste em foruns . A utilização de uma disciplina de Topicos Avançados deveria ser para te deixar com o conhecimento AVANCADO e não pra apenas atestar que eu “já ouvi falar” que existem “tecnologias X” em java .

junioma

ops…

P

Cara,

Antes de mais nada: pelo amor de Deus, é discussão e não discurção.

Com relação ao seu questionamento, eu compartilho a opinião de vários colegas aqui do GUJ: faculdade serve para duas coisas:

1. Ensinar a pensar;
  2. Conhecer pessoas para compartilhar conhecimentos e experiências;

No caso dessa disciplina especificamente, “Tópicos Avançados Em Linguagem De Programação”, creio que deveriam ser ensinados assuntos como padrões de projeto ou, para justificar o “Avançados”, inteligência artificial, redes neurais e algoritmos genéticos…

junioma

Calma que eu estava apanhando pra corrigir o erro de português…
rssrs

W

Olá,
Se vc. está em Brasilia o geito mais fácil e prático de resolver essa questão é implantando a “Iniciativa JEDI”, do pessoal do DFJUG. Pois dentre os principais objetivos é levar a linguagem “Java” para as Universidades e seus alunos.
http://www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp

Ps. se realmente haver interesse da sua instituição/coordenador em implantar tal projeto entre em contacto comigo via mens.privada.

junioma

William , agradeço a ajuda . Reunirei alguns colegas de curso para conhecermos melhor o JEDI .
ABS.

bandrade

É possível conversar com a coordenação do curso e negociar um foco maior em padroes de projeto ao inves de Java?

Pelo menos os padroes voce usa em qualquer linguagem. (;

AssisVieira

Olá pessoal, também sou estudante desta universidade e aqui vai o meu comentário…

Existem várias técnicas de programação para serem ensinadas…em vez de ensinar linguagem…o uso de Java nesta disciplina deveria ser apenas como exemplos de como implementar tais técnicas…padrões de projeto realmente é algo interessante de ver na disciplina, mas não é tudo.

Na verdade a maioria do alunos de TALP chegam na disciplina sem noção de encapsulamento!!! Isso é mais do que terrível para uma Faculdade que tem duas disciplinas somente para ensinar os conceitos de OO e JAVA.

Em Lab 2 e Lab 3 os professores se preocupam mais em ensinar Java guela abaixo do que mostrar aos alunos a importância de OO, conceitos e como funciona…

Neste caso a faculdade estaria fazendo o contrário de tudo que deseja em uma instituição de ensino superior: em vez de abrir a mente do estudante, mostrar novos horizontes, ensinar conceitos, os professores fecham o foco em uma tecnologia e limitam a capacidade de conhecimento do estudante…

Conceitos, técnicas, teorias você não aprende semente buscando no google ou lendo qualquer outra informação da internet que você acredite ser válida…A linguagem JAVA neste caso seria bom para ser usada como um exemplo de como aplicar a prática no estudo.

O problema que ocorre nesta disciplina também ocorre em outras disciplinas desta Faculdade (não querendo citar nome)…em fim…é questão de cada aluno que se sentir prejudicado ir na direção do curso ou mesmo conversar com o professor para melhorar a situação, mas sem a reclamação isso vai passar batido e a direção vai pensar que tudo esta como flores. Aliás, neste caso, façam a reclamação, mas levem alguma proposta de melhora.

Boa sorte! E tomara que melhore! Porque por enquanto vou adiando no possível pegar essas matérias…

pcalcado

Eu fiz uma matéria bem parecida com essa há aguns anos, antes de abandonar o McDonalds. O fato de ser uma disciplina obrigatória e basicamente ensinar a utilizar uma ferramenta (ou tentar ensinar) já é ridículo. Se a intenrção fosse ensinar conceitos de aplicações web -afinal espera-se que uma facudlade seja sobre conceitos- esta ementa seria muito diferente e deveria focar em http, gerência de estado, distribuição de aplicações, troca de dados, scripts em client-side, mashups, segurança e etc. Tudo isso dá para ensinar com uma linguagem mais simples como PHP de maneira bem mais eficiente do que fingir que ensina Java.

kaolzz

E ae cara,

bom, estudo nessa universidade ai que você tá citando - mas em outro CAMPUS. Acredito que nada substitui um bom estudo em casa, com livros bons e tudo mais. Essa materia, que se chama TALP, porém é totalmente entendível que não há como ensinar EJB + 2 frameworks + design patterns em tao poucas aulas assim.

Quer uma dica boa ? (Alguns podem nao concordar)

Estude sozinho, tire duvidas com o professor. Vale a pena !

Para iniciar em topicos avancados : Quer aprender EJB 3.0 ? -> Enterprise JavaBeans 3.0 Bill Burke -> ainda vai aprender JPA.

Ironlynx

Tópicos Especiais 2… aquele em que o professor ensinava a conectar com o BD direto da página JSP e com Statement… :roll:
Vc escrevia o meu nome, e a app quebrava… :lol:

Criado 16 de maio de 2008
Ultima resposta 21 de mai. de 2008
Respostas 12
Participantes 9