josenaldo:
sergiotaborda:
josenaldo:
Eu não queria perguntar não, mas lá ai:
1 - Quantos desses que criticarama técnica REALMENTE A USARAM? Não tô falando de ler sobre ela. Mas de aprender mesmo e usar. De praticar. Não de tentar uma vez, com má vontade, mas de insistir até aprender.
2 - Dos que já usaram e estudaram, proque a técnica não presta (se é que é verdade)?
A sua pergunta está mal fomulada. Se vc acha algo ruim vc usa ? claro que não. então ter alguem que critica e usa é impossível ( a menos que o cara seja masoquista). Por outro lado, se vc continua usando, é porque acha que presta (a não ser, mais um vez, que seja masoquista).
Não está mal formulada não Sérgio.
Muita gente julga algo ruim simplesmente porque ouviu alguém falar ou mesmo só por desconhecer.
Eu não quero opinião, quero fatos. Mesmo porque, terei de aprender APF pois o cliente está pedindo na empresa. O que quero saber mesmo é porque APF não se aplica a Java e, caso se aplique, como fizeram.
Várias coisas que valem ser comentadas nessa frase
Não é uma questão de se aplica a java ou não. É uma questão de se aplica ou não (em geral). Em OO vai ser muito mais dificil, mas não isso não relevante agora.
O cliente não pode mandar no método que vc usa para orçar seus softwares. É o mesmo que vc tentar mandar no como um alfaiate orça um terno para vc. O fato que posso citar é que não ha ninguém que tenha usado APF eficientemente. O próprio método demanda que vc tenha um histórico e apenas a partir da 10 vez de uso vc terá algo aproximado à realidade, até lá vc terá desvios absurdos. E isto é o próprio método que fala. Se vc está querendo usar para um cliente e nunca usou antes o próprio método garante que vai falhar.
Já utilizei planning porker, e sinceramente, pra mim é mais como um concurso de chutes e prestigio. Quem tiver mais prestigio, garante melhor sue chute.
Planning poker só funciona dentro de uma metodologia ágil. Mas para tradicionalmente vc tem o Wideband Delphi que é de onde o planning poker foi “inspirado”. O que posso dizer que se vc acha que é um concuros de chutes então vc não aplicou direito.
Mas mesmo o planning poker não lhe dá orçamentos.
É preciso entender que APF é usado para criar orçamentos. Tipo assim:
O que acontece é que o cliente chega e fala “tenho um sistema de 40.000 PF, quanto custa ?”
Isto é equivalente a “tenho um sistema de 300.000 horas-homem, quanto custa ?”
Veja que este uso é completamente errado. Duas empresas diferentes não cotam o mesmo numero de PF , porque depende da forma como o analista interpreta os requisitos do sistema.
É suicidio aceitar trabalho do cliente que lhe passa a contagem de PF.
Se vc tem que aprender, então aprenda. Se vc é obrigado a usar, use. ( embora eu ache que isso é masoquismo)
Ai vc tira suas próprias conclusões.
Se houver alguem ai que use APF com sucesso, por favor dê a sua opinião, e já agora, explique como faz para funcionar.
A minha oposição ao APF é que:
- Os pré-requisitos teoricos para aplicar o métodos não existem nos projetos
- Não conhece nenhum caso de sucesso, mas existem muitas pessoas com casos de insucesso.
Sem prova que funciona, como vc acha que vale a pena apostar nisso ? A resposta é: em teoria deve funcionar!
O problema é esse, nem em teoria esse negocio funciona. Esta é a mensagem que estou tentando passar. APF é falho na base teorica, Portanto, não adianta usar … a prática nunca será melhor que a teoria.