[Discussão]Pontos de Função

36 respostas
Douglas.Rossignolli

Caros amigos do GUJ venho indignada-mente discutir esse assunto na comunidade, pois acabo de ver uma palestra sobre o assunto e não concordo com a forma que é tratada o nosso desenvolvimento, por um preço em nossa criatividade me deixou completamente eufórico, pois não aceito de forma alguma o fato de sermos “pagos” por métodos que desenvolvemos, não entendo de onde tiraram essa idéia de calcular os seus métodos e por um valor sobre eles, foi assim a forma a qual eu entendi a forma de raciocínio que tais profissionais atuam, alguem pode me da uma luz sobre assunto, e mais discutir se a comunidade dos desenvolvedores aceita tais ações?

abro espaço pra essa discussão

36 Respostas

josenaldo

Seja bem vindo ao mundo real!

Entenda. Você entra com o trabalho. Seu patrão/cliente entra com pedidos e a grana. Mas como é que seu trabalho será medido? Como “precificar”?

O mais comum é você cobrar POR HORA. Quanto? Depende do seu nível, da negociação. Digamos que você tenha faculdade, certificação PQP, VTNC e mais algumas… E chegue num acordo de cobrar 30 reais por hora.

Aí vem outro problema: como saber quantas horas vai durar o projeto?

É aí que entra a Análise de Ponto de Função!

Existem diversas técnicas: planning poker, análise de ponto de função, cocomo, chute, clarividência…

Alguns clientes aceitam as mais rusticas. Outros querem as mais refinadas. Se ela serve para teu caso?Bem, eu é que não sou a pessoa indicada pra te dizer. O fato é que uma vez que seu trabalho foi ESTIMADO (ou seja, seu ESFORÇO), masta multiplicar o número de horas pelo preço da hora e voilá! Temos o seu valor :smiley:

Agora, se tu quer ser “criativo”, e quer que seu trabalho seja analisado de forma subjetiva, vai pintar quadros.

Douglas.Rossignolli

Pintar quadros? tenso era pessimo em ed artistica, mas mesmo assim continuo achando que uma aplicação deve não ser “precificada por metodos” e sim pela sinergia que ela pode trazer.

sergiotaborda

Primeiro que tudo vc tem que entender o que é estimar. Pontos de função servem para estimar. É tudo matemática, não ha relação ao seu trabalho real.
Segundo, Pontos de função é uma prática decadente nunca funcionou, nunca irá funcionar. Ela é falha na sua propria estrutura teorica que é demasiado simplista e parece até ter sido criada por qlguem que não é do mundo do sfotware. Portanto não se preocupe tanto com isso, porque não vai durar muito.
Terceiro, se a sua empresa usa essa tecnica vá pensando em mudar de empresa.

laudenpower

O que o nosso colega demonstrou é que a área de desenvolvimento não é “bonita” é muitas vezes terra de ninguém, sendo que se você não estabelece um padrão de precificação para as empresas as mesmas não compram o teu trabalho. Já cansei de atender pessoas que quando queriam um sistema perguntavam quanto eu cobrava antes mesmo de eu saber o que elas queriam. Infelizmente se criou uma cultura de que software é coisa concreta feito sapato, calça, onde você já sabe o preço e tem no estoque para vender. É triste mas a vida é assim… :frowning:

FrancoC

Nao tenho nenhuma experiencia com esse assunto, mas sei que é uma técnica antiga. Existe desde a decada de 70 e é mantida por organismos internacionais como O IFPUG e no Brasil BFPUG

Considero qualquer esforço na obtenção de métricas na Engenharia de Software válido, por mais que ainda tenha uma eficácia constestável.

http://www.bfpug.com.br/
http://www.ifpug.org/

josenaldo

Concordo numa coisa. Colocar valor em um método é foda. Isso não é coisa de quem não entende. É coisa de quem quer ferrar com o programador, porque se alguns métodos são simples, outros são muito complexos.

Eles levam em conta dificuldade?

Sinceramente… POrque ainda tem gente que insiste nesse tipo de métrica?

Sobre ponto de função, já ouvi falarem bem, já ouvi falarem mal. Mas até que eu aprenda a técnica e a use, não posso emitir opinião sobre ela.

FrancoC

josenaldo:
Concordo numa coisa. Colocar valor em um método é foda. Isso não é coisa de quem não entende. É coisa de quem quer ferrar com o programador, porque se alguns métodos são simples, outros são muito complexos.

Eles levam em conta dificuldade?

Sinceramente… POrque ainda tem gente que insiste nesse tipo de métrica?

Sobre ponto de função, já ouvi falarem bem, já ouvi falarem mal. Mas até que eu aprenda a técnica e a use, não posso emitir opinião sobre ela.

No minimo esse processo deve envolver um Arquiteto de Software ou Desenvolvedor Chefe, Analista de Projeto do projeto em questão. Ou seja alguém que tenha plena consciência das tecnologias a serem empregada e do real esforço para cada tarefa. Porque se voce colocar somente um Analista de Negocio pra fazer realizar essa estimativa vai ser um desastre total. Até pq pode parecer preconceito, mas geralmente Analistas de Negocios são péssimos programadores e pessoas que buscam o caminho mais curto e rapido para R$. Não fazem questao de se preparar muito, antes de tomar pra si uma grande responsabilidade. Falamos muito em gambiarras em código e deixamos de lado o pior cancer da Eng. de Software que sao requisitos mal levantados e projetos porcamente desenhados. Mas isso é assunto para um outro post…

L

attc;

josenaldo

Agressive Troll:
Como sempre otarios com metodos inuteis querendo se vanglorisar.
Quando sera que vão aprender a fazer as coisas decente.
Bando de Inuteis

O cara entra com NIck de agressive troll e usando um tom desses. Será que é mesmo pra levar a sério? Moderadores? Será que rola um bloqueio preventivo?

Douglas.Rossignolli

No palestra, fala sobre engenharia de software mas pra um profissional voltado para os pontos de funções, aonde ele tinha como objetivo fazer a métrica dos pontos de função antes, analisando o projeto, durante e depois analisando cada método, cada ação que interagia com o usuário, mas os processos que você realizava como por exemplo backup, é como se isso não fosse cobrado, dentro outros tipo de funções internas, ou seja o projeto valia +/- aquilo que o usuário interagia, todas as outras medidas é como se fossem sem efeito.
O Desenvolvedor tem que analisar, desenvolver, fazer muitas coisas que no caso acima chega a ser desconsiderado, acho que eles vêem níveis de dificuldade, mas não tinha idéia de como é medido aqui que tem uma formula de x/esforço ou uma coisa assim, mas mesmo assim não é algo que se clacule o esforço de um time ou de um desenvolvedor, acredito que esses sistema SUMA, pq é uma falta de consideração

Nykolas_Lima

Na estimativa utilizando APF leva-se em conta a linguagem que está sendo utilizada e outros fatores. Estes fatores formam um fator de complexidade que é aplicado para tentar tornar a estimativa mais real.

Trabalhei em um projeto sobre APF, mas não estudei muito a fundo, mas dizer que se sua empresa usa este método é melhor você sair dela eu acho muito exagero. Existem grandes empresas que utilizam deste método para estimar o tamanho de projetos, sendo assim empresas que prestam serviço para elas são obrigadas a utilizar também.

http://www.fattocs.com.br/faq.asp
O item 11 deste link fala sobre algumas empresas que utilizam APF no Brasil e no mundo.

A APF serve para criar uma estimativa do tamanho do projeto e do tempo que se levará para conclui-lo, afinal você precisa dessas informações para vender um software para alguém…Não vejo nada de errado nisso.

Douglas.Rossignolli

Agora sim faz mais sentido, realizar o calculo de quanto ficará o tempo de desenvolvimento de software. Melhor que colocar um preço no método

walacy

Acho que a experiência de trabalhar numa fábrica onde medem a sua produtividade faz toda a diferença…
Não tem esse negócio de ficar “pintando quadro”…

Com todo o respeito, mas sempre gostei de saber o quanto eu trabalhei. Agora condenar a técnica por que você acha que métodos têm complexidades diferentes é muito subjetivo, porque:

• Se seu método é mais complexo, provavelmente vai ter mais ALI’s ou AIE’s, o que aumenta os pontos.
  • Se o seu caso de uso tem muitas regras, deve ter a complexidade aumentada.
  • APF tem fator de ajuste. (defasado)

Claro que sempre vão existir casos especificos…
E não dá pra medir se você não sabe nem com o que vai desenvolver… Complexidade do Java é diferente do PHP, por exemplo.

walacy

APF é pra estimar e medir o software… Não dá pra usar no restante como você citou…

G

Pior do que usar Ponto de Função para desenvolvimento do ZERO é ver neguim usando Ponto de Função pra calcular manutenção de um sistema! Hahahahahahaha…

Só sei o seguinte, formas de mensurar tempo e produtividade sempre vão existir. São necessários! Agora resta saber se quem os executa esta disposto a se dobrar à eles ou se esta disposto a valorizar o seu trabalho.

Eu valorizo meu trabalho e tento sempre cobrar muito bem por ele. Sempre!

walacy

giulianocosta:
Pior do que usar Ponto de Função para desenvolvimento do ZERO é ver neguim usando Ponto de Função pra calcular manutenção de um sistema! Hahahahahahaha…

Só sei o seguinte, formas de mensurar tempo e produtividade sempre vão existir. São necessários! Agora resta saber se quem os executa esta disposto a se dobrar à eles ou se esta disposto a valorizar o seu trabalho.

Eu valorizo meu trabalho e tento sempre cobrar muito bem por ele. Sempre!

Realmente, para manutenção o método é muito ineficiente…

Não entendo porque não usar para o desenvolvimento do ZERO?

lrpfeliciano

IMHO, análises de pontos de funções e outras métricas usadas para o desenvolvimento de software não passa de placebo para o gerente de projeto ou até mesmo o dono da empresa, pois eles precisam saber o andamento dos projetos para “melhor” alocar os recursos, em caso de entrada de novos projetos.

Porque eu digo placebo, porque nem sempre o projeto termina no prazo certo por devido a vários fatores, como requisitos mal levantados e etc.

walacy

Eu ainda acredito que é possível estimar com APF…

Claro que envolve um esforço muito alto.
Cada organização precisa de um bom tempo contando pra poder chegar a uma estimativa aproximada…
Colher dados históricos dá trabalho, mas no futuro pode ser recompensador…

josenaldo

Eu não queria perguntar não, mas lá ai:

1 - Quantos desses que criticarama técnica REALMENTE A USARAM? Não tô falando de ler sobre ela. Mas de aprender mesmo e usar. De praticar. Não de tentar uma vez, com má vontade, mas de insistir até aprender.

2 - Dos que já usaram e estudaram, proque a técnica não presta (se é que é verdade)?

Computeiro em geral tem mania de falar mal daquilo que não entende. É até instintivo. Por isso, quero ouvir a opinião de quem já usou mesmo.

lrpfeliciano

josenaldo:

1 - Quantos desses que criticarama técnica REALMENTE A USARAM? Não tô falando de ler sobre ela. Mas de aprender mesmo e usar. De praticar. Não de tentar uma vez, com má vontade, mas de insistir até aprender.

2 - Dos que já usaram e estudaram, proque a técnica não presta (se é que é verdade)?

Computeiro em geral tem mania de falar mal daquilo que não entende. É até instintivo. Por isso, quero ouvir a opinião de quem já usou mesmo.

Eu já trabalhei em uma empresa que aplicava PF, mas não sei se o grau de maturidade dela atrapalhou, pois a métrica nunca batia com a realidade…

G

josenaldo:

Eu já usei e já estudei. Não posso dizer que estudei a fundo mas posso dizer que estudei o bastante para saber como funciona. Realmente é falho e muito subjetivo.
Mas confio nele como um “agregador” na hora de mensurar tempo de construção. Acho que o ideal seria cruzar outras formas de contagem de tempo junto com o PF e tirar uma média.

sergiotaborda

josenaldo:

A sua pergunta está mal fomulada. Se vc acha algo ruim vc usa ? claro que não. então ter alguem que critica e usa é impossível ( a menos que o cara seja masoquista). Por outro lado, se vc continua usando, é porque acha que presta (a não ser, mais um vez, que seja masoquista).

fredferrao

sergiotaborda:
josenaldo:

A sua pergunta está mal fomulada. Se vc acha algo ruim vc usa ? claro que não. então ter alguem que critica e usa é impossível ( a menos que o cara seja masoquista). Por outro lado, se vc continua usando, é porque acha que presta (a não ser, mais um vez, que seja masoquista).

Não necessariamente. Se a empresa me paga bem pra usar algo, este algo não precisa ser a oitava maravilha do novo mundo.

josenaldo

sergiotaborda:
josenaldo:

Não está mal formulada não Sérgio.

Muita gente julga algo ruim simplesmente porque ouviu alguém falar ou mesmo só por desconhecer.

Eu não quero opinião, quero fatos. Mesmo porque, terei de aprender APF pois o cliente está pedindo na empresa. O que quero saber mesmo é porque APF não se aplica a Java e, caso se aplique, como fizeram.

Já utilizei planning porker, e sinceramente, pra mim é mais como um concurso de chutes e prestigio. Quem tiver mais prestigio, garante melhor sue chute.

sergiotaborda

fredferrao:
sergiotaborda:
josenaldo:

Não necessariamente. Se a empresa me paga bem pra usar algo, este algo não precisa ser a oitava maravilha do novo mundo.

um masoquista bem pago continua sendo um masoquista :slight_smile: :lol:

sergiotaborda

josenaldo:
sergiotaborda:
josenaldo:

Muita gente julga algo ruim simplesmente porque ouviu alguém falar ou mesmo só por desconhecer.

Eu não quero opinião, quero fatos. Mesmo porque, terei de aprender APF pois o cliente está pedindo na empresa. O que quero saber mesmo é porque APF não se aplica a Java e, caso se aplique, como fizeram.

Várias coisas que valem ser comentadas nessa frase

Não é uma questão de se aplica a java ou não. É uma questão de se aplica ou não (em geral). Em OO vai ser muito mais dificil, mas não isso não relevante agora.

O cliente não pode mandar no método que vc usa para orçar seus softwares. É o mesmo que vc tentar mandar no como um alfaiate orça um terno para vc. O fato que posso citar é que não ha ninguém que tenha usado APF eficientemente. O próprio método demanda que vc tenha um histórico e apenas a partir da 10 vez de uso vc terá algo aproximado à realidade, até lá vc terá desvios absurdos. E isto é o próprio método que fala. Se vc está querendo usar para um cliente e nunca usou antes o próprio método garante que vai falhar.

Já utilizei planning porker, e sinceramente, pra mim é mais como um concurso de chutes e prestigio. Quem tiver mais prestigio, garante melhor sue chute.

Planning poker só funciona dentro de uma metodologia ágil. Mas para tradicionalmente vc tem o Wideband Delphi que é de onde o planning poker foi “inspirado”. O que posso dizer que se vc acha que é um concuros de chutes então vc não aplicou direito.

Mas mesmo o planning poker não lhe dá orçamentos.

É preciso entender que APF é usado para criar orçamentos. Tipo assim:

O que acontece é que o cliente chega e fala “tenho um sistema de 40.000 PF, quanto custa ?”
Isto é equivalente a “tenho um sistema de 300.000 horas-homem, quanto custa ?”

Veja que este uso é completamente errado. Duas empresas diferentes não cotam o mesmo numero de PF , porque depende da forma como o analista interpreta os requisitos do sistema.

É suicidio aceitar trabalho do cliente que lhe passa a contagem de PF.

Se vc tem que aprender, então aprenda. Se vc é obrigado a usar, use. ( embora eu ache que isso é masoquismo)
Ai vc tira suas próprias conclusões.

Se houver alguem ai que use APF com sucesso, por favor dê a sua opinião, e já agora, explique como faz para funcionar.

A minha oposição ao APF é que:

1. Os pré-requisitos teoricos para aplicar o métodos não existem nos projetos
  2. Não conhece nenhum caso de sucesso, mas existem muitas pessoas com casos de insucesso.

Sem prova que funciona, como vc acha que vale a pena apostar nisso ? A resposta é: em teoria deve funcionar!
O problema é esse, nem em teoria esse negocio funciona. Esta é a mensagem que estou tentando passar. APF é falho na base teorica, Portanto, não adianta usar … a prática nunca será melhor que a teoria.

josenaldo

Tá bom Sérgio. Todos nós já entendemos que onde você trabalha, você trabalha exatamente com as ferramentas e métodos que você gosta. Entendemos que se seu chefe pedir pra você usar um software que você não goste, você não faz e pronto. Ou muda de emprego na mesma hora.

Mas lembre-se que nós, pobres mortais, ainda temos que conviver com uma coisa chamada hierarquia (ainda lembra o que é isso???). Nós temos de conviver com com regras, com processos, com ferramentas que já estavam na empresa quando entramos lá, com outras pessoas (não sei onde você trabalha, mas onde eu trabalho, a opinião de meus colegas também vale, mesmo que seja diferente da minha), com leis…

Fazer um trabalho que gosta é uma coisa. Impor sua opinião e seus gostos é outra. Se você trabalha em equipe, é impossível que sua opinião prevaleça SEMPRE. Até mesmo quando você é o patrão (patrão tem cliente).

josenaldo

sergiotaborda:
josenaldo:
sergiotaborda:
josenaldo:

Várias coisas que valem ser comentadas nessa frase

Não é uma questão de se aplica a java ou não. É uma questão de se aplica ou não (em geral). Em OO vai ser muito mais dificil, mas não isso não relevante agora.

O cliente não pode mandar no método que vc usa para orçar seus softwares. É o mesmo que vc tentar mandar no como um alfaiate orça um terno para vc. O fato que posso citar é que não ha ninguém que tenha usado APF eficientemente. O próprio método demanda que vc tenha um histórico e apenas a partir da 10 vez de uso vc terá algo aproximado à realidade, até lá vc terá desvios absurdos. E isto é o próprio método que fala. Se vc está querendo usar para um cliente e nunca usou antes o próprio método garante que vai falhar.

Agora asim você deixou claro seu ponto de vista. E bem argumentado por sinal.

Só esqueça a parte do masoquista. Lembre-se que muitos de seus colegas preferem apanhar do chefe que apanhar do desemprego.

Eu mesmo jah pensei assim. Pra mim sempre foi fácil ligar o foda-se, largar o emprego e correr atrás de outro. Até que um dia, por motivos que não vem ao caso, eu não pude. Sofri bastante, tive de ralar muito pra trocar de emprego, mas até conseguir isso, tive que aguentar. Isso não é masoquismo. É paciencia mesmo.

Nessa hora eu descobri que, quando você fala pra um colega que ele tá sofrendo porque quer, está sendo superficial;. Isso, claro, quando não está ofendendo o cara.

É como esculhambar quem programa em .Net quando o colega do seu lado está com o visual studio aberto.

josenaldo

AH, sobre o cliente pedir, desculpa cara, mas o cliente pede sim. Ainda mais quando ele é uma empresa muito maior que a sua e representa uma grande oportunidade de faturamento.

Que propoe que façamos?

Que recusemos os milhoes oferecidos e mandemos as centenas de profissionais contratados pra rua por causa de uma técnica?

Alexandre_Gazola

Para estimar qualquer sistema não trivial precisa-se de um minimo de maturidade dos requisitos.

O problema dos pontos de função para estimativas é que eles exigem requisitos detalhados, são
considerados ruins para desenvolvimento iterativo e ignoram completamente os requisitos não funcionais.

[]´s

sergiotaborda

josenaldo:
AH, sobre o cliente pedir, desculpa cara, mas o cliente pede sim. Ainda mais quando ele é uma empresa muito maior que a sua e representa uma grande oportunidade de faturamento.

Que propoe que façamos?

Sendo que vc já deixou claro que não vai mexer uma palha para não usa APF , então proponho que continue fazendo o que está fazendo. A unica coisa que está acontecendo aqui é que as pessoas estão avisando que vai dar m@#$a. Depois, quando der, não se surpreenda. E quando vc foi culpabilizado por isso, tb não se surpreenda.

Se vc quiser mudar de atitude , sugiro que aproveite o fato de estar empregado para procurar outro lugar.

Que recusemos os milhoes oferecidos e mandemos as centenas de profissionais contratados pra rua por causa de uma técnica?

Eu proponho que vc ganhe o cliente. Sabe o que isso significa ?
Se vc não está nessa posição, então ignore o problema. Mas lembre-se que vai explodir lá na frente. Garanta que não é na sua mão.
Se vc é o responsável por fazer a analise de PF, o seu está na reta e vai ser muito complexo não explodir na sua mão.
Se vc não é o responsável, então sai dessa de coitadinho e se entere do assunto.

Se o cara programa num 286 até hoje porque o patrão dele quer, o que vc acharia desse cara ? ( pergunta retórica)

josenaldo

Emq qual momento eu disse que não farei nada pra mudar isso? E quando foi que eu te disse que a empresa onde eu trabalho é ruim suficiente pra que eu mude de emprego?

Então pra você ter atitude é isso? Ou impõe sua opinião ou sai do emprego? Despreza completamente a opinião alheia? Que se dane todos esse burros retrogrados?

tsc tsc. Ainda bem que não trabalhamos juntos. Você seria um bom motivo para que eu pedisse demissão.

Se eu for mudar APF:

1 - Terei de me embasar em argumentos melhores que “vai dar merda”. Apesar de voc~e agir como dono da verdade, todos os seus argumentos podem ser facilmente batidos por praticantes da APF. Portanto, vou continuar pesquisando sim.

2 - Terei que apresentar uma alternativa. Planning poker é uma das que estamos estudando. Mas por diversas razões que não são da sua conta, não consideramos Planning poker uma bala de prata. Nem APF. Nem nenhum outro método.

Essa discussão pára por aqui. Não vou gastar meu tempo medindo forças com você. Eu pedi informações, não seu julgamento do que é certo e errado sobre tudo.

E não tenho a minima vontade de sair do meu trabalho atual. Gosto daqui. Gosto da equipe, do salario, das vantagens e das politicas da empresa. Não é uma empresa perfeita, mas nós podemos melhora-la. Porque acha que estou perguntando essas coisas a vocês?

E mais uma vez, me desculpa por não ser tão inteligente como você. Me desculpa por não ser capaz de fazer julgamentos sobre coisas que não conheço.

Douglas.Rossignolli

Pessoal não está em questão os princípios de cada um aqui, estamos discutindo sobre essa técnica de PF, é curioso ver que o debate de vocês referente a atitudes perante decisões, mas veja bem, se um cliente vem e me pergunta:

“Quanto custa um programa em plataforma com 3000PF?”

Orimeiramente se você gosta ou não desse tipo de engenharia de software, você vai esquecer, não é seu amigo perguntando é o cliente, wherever quem ele é, ele está procurando uma solução, argumentar com ele é a melhor saída pra resolução desse caso, como eu disse se vc vai averiguar os pontos de funções não da pra você calcular assim do nada com XPF, pois deve ser levar em conta o paradigma que será utilizado, pra quem, pra onde, quando, tudo isso deve ser visto antes de tudo, pois como o palestrante disse, cada linguagem de programação, cada paradigma tem uma complexidade diferente então simplesmente fica “impossível de saber quanto custa”.

Analisem melhor os seus pontos de vista, antes de argumentar precipitadamente sobre “GOSTAR” ou “NÃO GOSTAR”, o contexto, eu averiguei mais ainda sobre o assunto e PF como coadjuvante no processo de calculo do Tempo Estimado do desenvolvimento de um programa pode ser uma boa ferramenta se bem aplicada, agora pra definir um preço, isso se torna “NA MINHA OPINIÃO” algo INVIAVEL e impossivel.

D

Frango:

A APF serve para criar uma estimativa do tamanho do projeto e do tempo que se levará para conclui-lo, afinal você precisa dessas informações para vender um software para alguém…Não vejo nada de errado nisso.

O problema são as mudanças de escopo e prazo durante o projeto.

A APF seria mais útil em projetos com escopo muito bem definido e fechado, o que na prática na área que atuo (software bancário) nunca vi.

abraço

Nykolas_Lima

Daniel_MV:
Frango:

O problema são as mudanças de escopo e prazo durante o projeto.

A APF seria mais útil em projetos com escopo muito bem definido e fechado, o que na prática na área que atuo (software bancário) nunca vi.

abraço

Mudanças de escopo e prazo acontecem em todos os projetos…

Escopo e prazo são negociaveis…com ou sem APF

D

Sim mas mudança de escopo exige recontagem , etc… perde-se o trabalho iniicial

Criado 19 de maio de 2010
Ultima resposta 22 de mai. de 2010
Respostas 36
Participantes 13