E ai, o que voces acham?
Creio que infelizmente esses dados não se apliquem a nossa realidade,
mas de qualquer forma estou a caminho de tirar a minha
Algumas dúvidas que eu sempre tive ? O que é uma “boa” nota ? acima de 8 ? acima de 9 ? Ou qualquer nota que te faça passar no exame ?
Para passar voce tem que acertar no minimo 62% das questoes.
Tudo bem, isso seria o equivalente a uma nota 6,2. Mas a questão é: se você passar com uma nota tão baixa, faria outro teste ou apresentaria seu curriculum com esta nota. A questão que torno a ressaltar é: basta passar no exame, com qualquer nota ou o importante é passar e passar bem, como o mercado entende isso ?
boa nota:
- 0,01% a mais do que o necessario pra passar.
por que fazer ?
- pelo mesmo motivo q fazemos todas as outras: pra agradar os analistas de RH.
[]´s
A pontuacao nem aparece no certificado, nao interessa se vc passa com 62 ou 99%.
Eu concordo com o felipe_gdr:
Não importa se é 62% ou 99%, o importante é passar.
É a mesma coisa que no futebol. Não importa se o Corinthians fique em último, o importante é que ele seja rebaixado.
PS Desculpem o exemplo, mas achei que seria interessante.
Abraços
Discordo. O importante não é somente passar. Já que vai estudar para a prova aproveite para tentar realmente aprender alguma coisa. Se aprender de verdade, isso vai lhe ajudar no dia-a-dia e de lambuja você ainda passa com boa nota na prova.
As provas da sun sao tds em Ingles?
Discordo.
O tempo que você leva estudando para passar na prova, você aprende muito menos coisas uteis do que se você estivesse estudando algo em especial, certificação você estuda bem direcionado ao tipo de pergunta.
Se for partir pelo princípio do puro aprendizado, é muito mais produtivo estudar 2 meses de tecnologias web de mercado do que estudar 2 meses pra SCWCD.
Então porque escolhemos a SCWCD?
- Por causa do certificado, claro.
a SCWCD 1.4 acho q sim, a nova de programador já tá em português.
[]´s
[quote]Discordo.
O tempo que você leva estudando para passar na prova, você aprende muito menos coisas uteis do que se você estivesse estudando algo em especial, certificação você estuda bem direcionado ao tipo de pergunta.
Se for partir pelo princípio do puro aprendizado, é muito mais produtivo estudar 2 meses de tecnologias web de mercado do que estudar 2 meses pra SCWCD.
Então porque escolhemos a SCWCD?
- Por causa do certificado, claro.
[/quote]
Discordo em partes Rafaelprp.
Tirar um certificado SCWCD com certezxa é válido, estudar para passar é mais válido ainda.
Porem quando vc diz estudar uma tecnologia web de mercado, você quer dizer frameworks de mercado. Certo ?
Bom se formos ver todos os frameworks de mercado hoje são desenvolvidos tendo como base Servlets / JSP. Logo se você conhece servlets e jsp com certeza sua facilidade de aprender novos frameworks será mais fácil.
Não adianta aprender framework se vc não tem a base.
Abraços
-
cara, no minimo 30% do tempo de estudo pra scwcd é decorando as tags do web.xml.
-
tecnologia web != framework
-
não to falando que nao vale a pena estudar, eu estudie rpa ela, so to falando que na minha opiniao o objetivo principal da certificacao é a propria certificacao, se fosse o aprendizado, seria muiot mais produtivo estudar outros assuntos.
bom eu discordo da ideia de passar por passar… um cara que tirou…98% concerteza nao foi chutando nao dar para fazer chutando o exame… os conceitos de OO, tem que fluir na veia… uma vez conversando com um indiando no javaranch… e ele me de a seguinte dica… olha no primeiro momento o importante é passar agora se vc puder passar com um score alto… é bom para você pq isso nao vai refletir para contratação… agora quanto maior seu score… melhor pq vc mesmo pode avaliar… o quanto vc sabe de cada assunto no final do exame quando entregar o resultado. E isso é vc acha que esses caras abaixo passou chutando:
http://saloon.javaranch.com/cgi-bin/ubb/ultimatebb.cgi?ubb=get_topic&f=44&t=007726
http://saloon.javaranch.com/cgi-bin/ubb/ultimatebb.cgi?ubb=get_topic&f=44&t=007945
http://saloon.javaranch.com/cgi-bin/ubb/ultimatebb.cgi?ubb=forum&f=44&SUBMIT=Go
Apesar de ter a parte decoreba no exame, mais o cara precisa entender o pq de cada coisa… decoreba sempre vai existir… nao dar para tirar… porem o pessoal acha que a prova é toda decoreba… é por isso que tem as pegadinhas da prova… pq senao tivesse ai sim 100% decoreba… acho que decoreba para mim é aquilo:
“o que é X?” e sabemos que a prova nao é bem assim… no exame la ele sempre afirma o que está perguntando… porem a resposta é o contrario so para testar se vc realmente sabe… quantas quetoes tinha la afirmado que compilava com assert habilitado porem qdo vc olhava la tinha java arq sem usar o -ea iai? percebeu onde está o X da questao… se vc nao sabe a sintaxe e decorou assert vai errar uma questao desse tipo so pq ele perguntou afirmando…
tirar certificacao, é bom para o profissional que ele mesmo pode avaliar seu conhecimento com a tecnologia(seja ela java, M$ ou outra qualquer) Além de ser um diferencial… que as certificacoes não sao tecnicas… so entendi os conceitos essenciais de OO estudando para scjp… pois quando estudava pelo livro deitel… nao conseguia entender a essenciua de usaar herança/interface sabia implementar… e usar… mais nao sabia o pq… se um doutor/mestre/arquiteto tem sempre mania de perguntar ao desenvolvedor pq ele usou aquela solução e nao usou outra… ai o q cara q so sabe executar nao vai saber responder ou vai dizer… ahh nao sei, m as funciona e aprendi assim… as certificacoes da Sun nao visa isso, pelo menos foi o que percebi. E veja as respostas da galera ai que estudou de verdade e passou na scjp… aqui no forum… sempre explicam o pq… e outros que nao tem a scjp, mais tem muita experiencia e conhecimento profundo(Vinny por exemplo) … e estuda a teoria a parte… pois poucos estudantes se dedicam a teoria… e se preocupam mais com a pratica.
Bom essa é minha opniao a respeito…
flw!
[quote=Rafaelprp]- cara, no minimo 30% do tempo de estudo pra scwcd é decorando as tags do web.xml.
-
tecnologia web != framework
-
não to falando que nao vale a pena estudar, eu estudie rpa ela, so to falando que na minha opiniao o objetivo principal da certificacao é a propria certificacao, se fosse o aprendizado, seria muiot mais produtivo estudar outros assuntos.
[/quote]
Concordo que o objetivo da certificação é a própria certificação e que o tipo de pergunta às vezes cai pro lado da decoreba. Entretanto, acho que já que a pessoa vai “perder tempo”, ela poderia aproveitar e tentar não somente decorar tudo. Estudar fazendo testes, digitando código e vendo a coias funcionar de verdade é muito mais produtivo do que simplesmente ficar decorando o Head First e fazendo mocks, além de deixar algum conhecimento real fixo na cabeça de quem estuda. Como nosso amigo disse anteriormente, esse conhecimento base sobre Servlets/JSP faz diferença na hora de estudar frameworks ou até mesmo sobre como funciona de verdade o HTTP, coisa que muita gente que se diz desenvolvedor web não sabe.
os 2 lados precisam estar unidos…
acho muito instigante e bitolador ficar 2, 3 meses decorando livro e questao de mock… entao é bom praticar e usar o que puder em projetos atuais para absorver melhor os conceitos…
mas ao mesmo tempo, se não “decorar” um pouquinho do livro e praticamente não decorar todos os casos de um problema, fica mais dificil de passar, porque ao usar na pratica, alguns detalhes de … “o que acontece se fizer isso ou aquilo” somem… e isso pode fazer diferença na hora da prova…
trocando em miudos e dando uma de politico… concordo e entendo tanto a visao do cassio qto do Rafaelprp.