Discussão sobre definição de plataforma de desenvolvimento

12 respostas
C

Atualmente tenho ouvido comentários do tipo: “Não se programa mais para tal sistema operacional.” Ou seja, qualquer sistema a ser desenvolvido é sobre uma plataforma. Dot Net, Java… A pergunta que não quer calar: Em qual momento Java passou a ser uma plataforma? O Dot Net é mesmo uma plataforma ? Posso abaixo deles ter qualquer sistema operacional ? Posso ter outras plataformas no lugar deles ? :shock:

Um abraço a todos

Carlos Rosa

12 Respostas

ViniGodoy

O java já nasceu como uma plataforma. O .net também.

Você pode rodar .net em linux, por exemplo, através do projeto mono. Outros fabricantes também poderiam fazer sua VM .net, assim como fazem uma VM java.

C

Então, realmente a preocupação inicial para se decidir sobre o desenvolvimento de um software é: Para qual VM ele será elaborado ?

Posso trabalhar com uma VM que permita o meu software ser usado pelo meu cliente em qualquer sistema operacional que ele optar, desde que esse sistema operacional rode a VM.

Vejo isso como uma mudança de paradigma, ou estou pegando o bonde atrasado? rs

Abraços

sergiotaborda

carlosrosa:
Então, realmente a preocupação inicial para se decidir sobre o desenvolvimento de um software é: Para qual VM ele será elaborado ?

Posso trabalhar com uma VM que permita o meu software ser usado pelo meu cliente em qualquer sistema operacional que ele optar, desde que esse sistema operacional rode a VM.

Essa mudança é antiga ( tem mais de 10 anos) , mas não se preocupe de só ter entendido agora. Tem muita gente ainda não entendeu.

Só um esclarecimento : plataforma de desenvolvimento é uma coisa diferente de Java ou .NET. Essas são plataformas virtuais sobre as quais a plataforma de desenvolvimento é montada (compilador,maven, ant, eclipse,etc…) em cima da plataforma virtual vc tem
a plataforma de aplicação. Ou seja, escolher java é só um primeiro passo para escolher como vai ser criada a sua aplicação.

Para reforçar a ideia :
A Plataforma Java
Sobre arquitetura

Sobre a importancia de escolher e criar uma plataforma de aplicação

josenaldo

carlosrosa:

Abraços

IIII… esse bonde tá andando faz tempo!!!1

Java já nasceu pra ser multiplataforma. E multiplataforma não quer dizer apenas sistema operacional, mas dispositivos. Hoje java roda em Notebook, netbook, celular, computador, mainframe, mini-game, relógio de pulso, radio a pilha, privada de banheiro japonês… Tem de tudo!!!

Outras liguagens acompanham o mesmo conceito, nem que seja ao menos através de um interpretador: PHP, Ruby, Python, .Net…

C

Muito obrigado pelas referências SergioTaborda, legal mesmo. Então temos a primeira decisão a ser tomada, qual a plataforma virtual a ser utilizada, no caso a Java Virtual Machine. Se for estudar outras opções teremos então o Dot Net ? São similares ? Existe outras plataformas virtuais ?

Para a plataforma virtual, vou estudar qual a melhor plataforma de desenvolvimento para o caso a ser resolvido: Linguagens, frameworks, etc…

Quer dizer que posso, por exemplo: optar pelo Dot Net e aplicar uma linguagem como o Ruby ou Python ? Ou optar por Java e escolher a linguagem Ruby ou Python ?

Sinceramente, essa idéia pra mim é muito legal e nova. Estou acostumado a desenvolver Windows/Delphi e só. Nada de máquinas virtuais.

Um abraço

sergiotaborda

Sim. Exactamente. Se a linguagem corre sobre a VM é uma candidata. Existem outros fatores. Básicamente vc tem que saber se a linguagem + as API + as bilbiotecas externas do mercado atendem a todos os seus requisitos não-funcionais. Ou seja,
se eles permitem criar a plataforma de aplicação.

Por exemplo, seu sistema tem que aceitar uploads. Será que a linguagem Python sobre a JVM (a Jython) permite que eu possa fazer isso ? (mesmo se tiver que acrescentar bibliotecas de terceiros).

Outro exemplo : o sistema é orientado a mensagens e precisa de controle transacional. Será que .NET fornece mecanismos para isto ?

As perguntas são inumeras. Apenas um caso real para poder escolher.

Na minha opinião a Plataforma Java é que tem melhor custo/beneficio/abrangência. É possivel fazer (quase) tudo.
A unica coisa dificil no Java é mexer com hardware. Mas ai estamos num nivel mais baixo que a propria VM, logo é possivel
que uma plataforma baseda em VM não seja a melhor escolha.

josenaldo

Ainda assim, se for necessário, java interage com linbguagens nativas através da JNI e outras tecnologias.

B

Já que estamos falando de plataformas, e .Net ser tão multiplataforma quanto Java.

Alguém aqui realmente confia em desenvolver em .Net para rodar fora do Windows?

fredferrao

Bruno Laturner:
Já que estamos falando de plataformas, e .Net ser tão multiplataforma quanto Java.

Alguém aqui realmente confia em desenvolver em .Net para rodar fora do Windows?

Good Point 8)

neofito

Estou trabalhando em um projeto que usa java e C, e estou realmente impressionado em quão fácil é acessar código nativo (bibliotecas .so no linux e .dll no windows) usando JNA

Eu não confio. O mono sempre vai estar atrás do .Net oficial e além disso, a Microsoft pode boicotar o mono a hora que quiser. Pelo menos é o que diz a Free Software Fundation.

C

Resumindo, a grosso modo, ou você trabalha com o “ambiente” Dot Net (e casa com o Windows), ou vc vai para o Java e tem uma multiplataforma real. É isso ?

fredferrao

EXATO!!!

Criado 25 de setembro de 2009
Ultima resposta 28 de set. de 2009
Respostas 12
Participantes 7