Discussão sobre o TISSNet, Web Services e Ponto-a-ponto

entao … eu implementei o webservice … mas … agora eu nao tenho nem ideia do q fazer com o certificado digital … ele ja implementa issu automaticamente ?? … ou eu tenho q configurar mais alguma coisa ?

ghzatomic,

você tem deverá configurar o certificado digital no seu servidor de aplicação para seu projeto.

Dentro do assunto Webservices, pelas minhas pesquisas, concluí que: o webservices é necessário somente para as Operadoras e as Prestadoras (Clients) não precisam do webservices… somente se conectaria. É correto afirmar isso?

No meu caso sou Prestador… para fazer teste, eu consigo utilizar o TissNet como WebServices? não estou tendo sucesso nos meus teste para fazer o TissNet como WebServices… o que fiz:

1º) Criei um bat para start do server do TissNet, com o conteudo:
“C:\Arquivos de programas\java\jre1.5.0_12\bin\java” -cp “TissNet3.6.jar” br.gov.ans.tiss.servidor.Ouvinte

2º) Fiz um teste de envio de um Arquivo XML via TissNet (Client) para o meu server do TissNet starting anteriormente, deu certo.

Agora tentando com WebServices:
3º) Estou tentando conectar ao meu WebServices (de teste), e dá erro… estou tentando assim:
http:\localhost:57057\schemas\tissVerificaElegibilidadeV2_01_02.wsdl

4º) Para utilizar o WebServices é obrigatório o uso de Certificação SSL? para o meu teste (local) da para fazer testes sem a Certificação SSL? as Prestadoras também deverão ter uma Certificação SSL?

Muito Obrigado
Cristian Amaral

cristian_amaral, vou tentar responder dentro do conhecimento que adquirir nestes meses de luta com o TISS.

R.: Como, assim como eu, você é Prestador, se a Operadora só disponibilizar meios de transmissão via Webservices, você vai ter que enviar via WebServices. Estamos presos à vontade dela. O padrão TISS é MUITO flexível.

R.: Nunca consegui fazer transmissão para um webservices através do aplicativo TISSNet.

[quote]
1º) Criei um bat para start do server do TissNet, com o conteudo:
“C:\Arquivos de programas\java\jre1.5.0_12\bin\java” -cp “TissNet3.6.jar” br.gov.ans.tiss.servidor.Ouvinte

2º) Fiz um teste de envio de um Arquivo XML via TissNet (Client) para o meu server do TissNet starting anteriormente, deu certo.

Agora tentando com WebServices:
3º) Estou tentando conectar ao meu WebServices (de teste), e dá erro… estou tentando assim:
http:\localhost:57057\schemas\tissVerificaElegibilidadeV2_01_02.wsdl

4º) Para utilizar o WebServices é obrigatório o uso de Certificação SSL? para o meu teste (local) da para fazer testes sem a Certificação SSL? as Prestadoras também deverão ter uma Certificação SSL?

Muito Obrigado
Cristian Amaral[/quote]

R.: Ambas as partes, Prestador ou Operadora, se o tipo de transmissão for via WebServices é obrigatório a utilização de Certificação Digital com Nível 1 de requisito.
Caso seja via ponto-a-ponto, TISSNet, não se faz obrigatório a utilização de SSL.

Vou anexar um documento da ANS que explica bastante coisa sobre esses pontos de segurança e transmissão.

Abraços, qq coisa pode perguntar.

Outra questão dentro do TISS… Elegibilidade…

Tenho dúvida sobre o fluxo de comunicação Prestador X Operadora, para Elegibilidade… estou desenvolvendo uma app para conectar com a Operadora, onde irá mandar um arquivo XML(Elegibilidade) para a Operadora via ponto a ponto; ou irei comunicar via WebServices (isso dependerá de uma configuração por Operadora).

Minha dúvida:

  1. Como será o retorno da Operadora, via ponto-a-ponto, é na mesma conexão que envio o arquivo? e como é esse retorno, arquivo xml? alguem tem um arquivo de retorno de exemplo…

  2. Como será o retorno da Operadora, quando for com WebServices?

  3. tanto para as perguntas 1) e 2) esse retorno será on-line… ou terá um delay de processamento da Operadora, e se houver este delay, quando será o retorno?

Obrigado

Olá

Muito bom este tópico. Eu, que não sabia nem que existia este tal de TISS, aprendi um bocado.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Muito bom este tópico. Eu, que não sabia nem que existia este tal de TISS, aprendi um bocado.

[]s
Luca[/quote]

Luca, valeu mesmo. O TISS é um padrão estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde) que deverá ser implementado por todas os Prestadores (Hospitais, clinicas e etc) e Operadoras (planos de saúde). Uma forma de padronizar e agilizar a troca de informações entre os Hospitais e as Operadoras de planos de saúde. Dessa forma, por exemplo, para saber se um paciente está em dia com o plano ou se ele o plano autoriza ou não que seja feito tal atendimento não será mais necessário que ninguém fique fazendo isso via telefone, agora posso fazer de forma eletrônica (implementando, por exemplo, um webservices padrão da operadora onde vou e busco tal informação). Tudo arquivo XML, até as guias. O prazo final para que todos estejam de acordo com o TISS é dia 01/09/2007.

Abraços

[quote=cristian_amaral]
Minha dúvida:

  1. Como será o retorno da Operadora, via ponto-a-ponto, é na mesma conexão que envio o arquivo? e como é esse retorno, arquivo xml? alguem tem um arquivo de retorno de exemplo…[/quote]
    R.: Acredito que o retorno seja automático.

[quote=cristian_amaral]
2) Como será o retorno da Operadora, quando for com WebServices?[/quote]
R.: Da mesma forma que via tissnet, ponto-a-ponto. A resposta é automatica. Dependendo do tipo de socilitação, como solicitacao de autorizacao, deve ser retornado um arquivo com uma resposta automatica “EM ANALISE”. Onde devemos ficar reenviando até que a operadora tenha a resposta para dar e mande o arquivo com a informação desejada.

R.: O retorno é síncrono, para cada envio tem sempre uma resposta automática.

Pelo menos é o que entendi.

Qual coisa pode tentar ver os tipos de retorno para cada tipo de envio nos schemas (arquivos .xsd).

Eu deixei ai na página um arquivo para download que pode ajudar bastante.

Espero ter ajudado em algo.

Abraços.

oi pessoal … agora eu to na reta final dessa porcaria … e me surgiu uma duvida … q na verdade n eh bem uma duvida … mas eu nao endendi bem o como fazer … p implementar o ValidadorCertificados :smiley: … alguem ai ja fez ? :smiley:

ghzatomic, o que eu sei dessa parte é que esse validador é usado para verificar se o certificado digital que esta sendo usado é verdadeiro.
Realmente, não sei dizer mais sobre isso. Caso alguém saiba, por favor divulgue aqui.

Abraços.

vixi … rsssss ta foda esse negocio … mas vlw ai :smiley:

quando eu terminar de implementar SE eu terminar issu rsssssssssss eu posto :smiley:

Post mesmo. E que dia 01/09/2007 demore de chegar… hehe…

Abraços.

Alguém aqui conseguiu fazer funcionar a chamada a um WEBSERVICES de uma OPERADORA com HTTPS?Conseguiu fazer seu cliente chamar esse serviço e funcionar?

Se sim, me ajudem, por favor.

Para mim da o seguinte erro quando meu cliente chama a url do serviço com HTTPS:

CANNOT CREATE SERVICE INSTANCE, SERVICE {HTTP://WWW.ANS.GOV.BR/TISS/WS/TIPOS/TISSLOTEGUIAS/V20102}TISSLOTEGUIASV2_01_02 NOT FOUND IN THE WSDL HTTPS://WWW.AMIL.COM.BR/AMILWEBSERVICES/SERVICES/TISSLOTEGUIAS?WSDL

Abraços e bom dia a todos.

eh exatamente ai q eu tb estou com problema ! :frowning: ,… mas eu nao cheguei a ver esse erro …

Que rumo vc ta seguindo?

:frowning:

Siga por aqui também.

Tem gente tentando me ajudar…

vamos ver se conseguimos resolver isso juntos

http://www.guj.com.br/posts/list/69005.java

entao kara … acabei de ve a cagada q ta dando no servidor, … v c vc ja viw issu …

EJB5090: Exception in creating EJB container [javax.xml.ws.WebServiceException: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: java.security.cert.CertificateException: No name matching localhost found]
appId=AEPSTISS moduleName=TissNet3_8_jar ejbName=tissSolicitacaoStatusAutorizacaoV2_01_02
LDR5004: UnExpected error occured while creating ejb container
javax.xml.ws.WebServiceException: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: java.security.cert.CertificateException: No name matching localhost found

Não lembro se já tive isso não. Mas vi que voce ta usando o Tissnet 3.8 ainda…

olha só… já saiu o 3.9 com algumas mudanças em relacao a 3.8 e agora já saiu a 3.10

acompanhe aqui tambem http://www.guj.com.br/posts/list/69005.java

ghzatomic, adicionei vc no msn. Quem sabe podemos nos ajudar.

Abraços