Disposito movel

Bom dia!
Estou iniciando minha carreira como freelancer agora e me deparei com um pequeno problema!
Um cliente quer um software que funcione em um disposivo movel!
Ele precisa de um produto p que seus vendedores façam a venda em qualquer lugar da região e o mesmo seja atualizado diretamente eu seu servidor!
Ele tbm quer que o dispositivo tenha uma impressora portatil p poder imprimir um cupon p o seu cliente!
Pensei em algo que use chips de celular, mas ai surgiram diversas duvidas!
Tais como:
1° - Qual dispositivo usar?
Sou leigo no assunto de dispositivos moveis! Já vi muitos portateis com vendedores por ai, ms n sei onde encontrar e nem se o mesmo da p ser programado em java!
2° - Existe algum framework que possa me ajudar?
Pretendo usar NetBeans na programação!
Se alguem tiver alguma luz p me dar eu agradeço!
Peço desculpas se já existir um topico igual a esse!
Caso exista, por favor me avise e passe o link!
Grato !

Já trabalhei com dispositivo movel…

Acredito que vale a pena olhar aparelhos com Android, tenho um e gosto bastante dele, e parece ter uma API bem completa e facil de trabalhar. Se não quiser Android, daí acredito que possa ser feito em J2ME, que é bem mais simples, porém bem funcional.
Para comunicação com servidor existem alguns exemplos na net que mostram como fazer isso, uma procurada no Google e vc encontra facil. (J2ME)
Para impressora acredito que ela seja bluetooth, neste caso acho que é somente enviar o arquivo para ele que vc criar pela sua aplicação, não deve ser complicado tem que ver como funciona o bluetooth de ambos, também tem vários exemplos de como fazer na net…
Se vc quiser partir para Android me recomendaram este livro que eu já comprei e estou esperando chegar:


Também tenho preferência pelo netbeans, gosto da parte de J2ME e também pelo pouco que vi de Android também parece ser bom…
Espero que tenha ajudado em alguma coisa…

leonardoMachado , vc ajudou bastante sim! Quanto aos dispositivos com android parecem interessantes sim, mas a duvida é para impressoras padrão, que n usem bluetooth! Será que o android possui suporte a essas impressoras?
Vou encomendar o livro tbm!
Grato!

olá wibson82!

já esta especificado o hardware?
vc pode escolher entre dispositivos que rodem Android, Iphone, Symbian,etc ou pode ser uma interface web compatível a interação com dispositivos mobile ???

eu já vi uma vez uma impressora bluetooth ai o consultor de vendas realizava a impressão tudo por bluetooth…bom mas imprimir penso q é algo mais tranquilo…rsrs

recomendo uma BOA pesquisa,comparação entre as plataformas.

avalia aqueles pontos básicos e importantes:
boa curva de aprendizagem para desenvolvimento;
suporte;
duração bateria;
estabilidade;
usabilidade;
$$$ disponível para investimento;

ou voltamos a idéia de uma interface web com adaptação para mobile.

framework para te ajudar em qual item???rsrs

att,

[quote=wibson82]leonardoMachado , vc ajudou bastante sim! Quanto aos dispositivos com android parecem interessantes sim, mas a duvida é para impressoras padrão, que n usem bluetooth! Será que o android possui suporte a essas impressoras?
Vou encomendar o livro tbm!
Grato![/quote]

Daí tem que analisar melhor as impressoras portateis, isso já não conheço muito…
Mas tipo se não for bluetooth e não tiver Wi-Fi o cara vai ligar no telefone dele e imprimir é isso?
Vc tem que analisar o que o cara está disposto a gastar… E ver se realmente ele precisa imprimir no cliente…

pedruhenrik , o framework seria p ajudar a programar o dispositivo movel!
N esta especificado o hardware n! Na verdade o que ele quer é o melhor custo beneficio!
Gostei da ideia de uma interface web, no entanto dependendo do trafego isso n iria alentar o custo de trafego de dados?
EStou querendo desenvolver uma solução completa pra ele de baixo custo!
Vi na net uns tablet,s c android que parecem bacana, no entanto n achei infomação sobre suporte a chips de telefonia movel, nem se aceitam impressora!
Mas como possuem bluetooth creio que uma impressora que use esse recurso n deve ser problema, certo?
Agradeço a ajuda!

Se ele quer algo com baixo custo benefício, daí tem que ser aqueles celulares de R$300,00 ou mais barato que rodem Java e tenham bluetooth.
Se a impressora possuir bluetooth e o celular também, ‘teoricamente’ não é para ter maiores problemas da comunicação dos dois…
Eu só entro na interface WEB, se não possuir um aplicativo para ele, eu tenho preferencia… No Android é mais facil vc usar os aplicativos do que a interfaces WEB, a usabilidade deles são melhores. (Opniaão pessoal).
PS: A Tim tem internet de R$0,50 por dia no Infinity pré… :slight_smile:

Um dos pré-requisitos é a impressão na hora sim!
E creio que realmente o Android vai me servir bem!
Caso eu n consiga resolver com um sistema proprio pra ele, ai vou procuar a interface web, mas vou deixar essa opção por ultimo!
Vou procurar alguns aprelhos p apresentar ao cliente e ver o que ele acha da ideia!
Acho que co isso posso encerrar o topico!
Muito obrigado pela ajuda de vcs!
Foi muito util!
Abraço!

Mostre para ele o Galaxy 5.
Gosto muito dele, para mim foi a melhor relação custo/benefício… :slight_smile: