Disposito movel

Bom dia!
Estou iniciando minha carreira como freelancer agora e me deparei com um pequeno problema!
Um cliente quer um software que funcione em um disposivo movel!
Ele precisa de um produto p que seus vendedores façam a venda em qualquer lugar da região e o mesmo seja atualizado diretamente eu seu servidor!
Ele tbm quer que o dispositivo tenha uma impressora portatil p poder imprimir um cupon p o seu cliente!
Pensei em algo que use chips de celular, mas ai surgiram diversas duvidas!
Tais como:
1° - Qual dispositivo usar?
Sou leigo no assunto de dispositivos moveis! Já vi muitos portateis com vendedores por ai, ms n sei onde encontrar e nem se o mesmo da p ser programado em java!
2° - Existe algum framework que possa me ajudar?
Pretendo usar NetBeans na programação!
Se alguem tiver alguma luz p me dar eu agradeço!
Peço desculpas se já existir um topico igual a esse!
Caso exista, por favor me avise e passe o link!
Grato !

Já trabalhei com dispositivo movel…

Acredito que vale a pena olhar aparelhos com Android, tenho um e gosto bastante dele, e parece ter uma API bem completa e facil de trabalhar. Se não quiser Android, daí acredito que possa ser feito em J2ME, que é bem mais simples, porém bem funcional.
Para comunicação com servidor existem alguns exemplos na net que mostram como fazer isso, uma procurada no Google e vc encontra facil. (J2ME)
Para impressora acredito que ela seja bluetooth, neste caso acho que é somente enviar o arquivo para ele que vc criar pela sua aplicação, não deve ser complicado tem que ver como funciona o bluetooth de ambos, também tem vários exemplos de como fazer na net…
Se vc quiser partir para Android me recomendaram este livro que eu já comprei e estou esperando chegar:


Também tenho preferência pelo netbeans, gosto da parte de J2ME e também pelo pouco que vi de Android também parece ser bom…
Espero que tenha ajudado em alguma coisa…