Desenvoldida uma aplicação Swing necessito fazer a distribuição, gerei um .jar funciona em algumas maquinas mas em outras não, mesmo tendo a JRE, pois algumas delas por default abrem o .jar com WINRAR. Passei a usar o JSMooth, gerei meu primeiro executavel e tudo funcionou legal. Mas ao modificar minha aplicação, gerar um novo .jar e criar novamente o .exe, este não funcionou legal. A aplicação é iniciada, porém os JInternalFrames não abrem, sem motivo aparente. Uso log em todas as minhas exceptions e nada aparace.
O que pode estar errado???
Não encontrei outra ferramenta free para geração de .exe, se alguem conhecer indique alguma…
Estou tentando agora executar minha aplicação apatir de um .bat com javaw -jar minhaApp.jar, no meu PC funcionou porém isso só funcione se no path do SO esteja o JAVA. Ainda insisto na geração do .exe.
Alguém pode me indicar ao menos a melhor maneira de distribuir minha aplicação,
todos os usuarios são WINDOWS, e gostaria também de usar um instalador da aplicação, e ainda se possivel embutir a JRE na aplicação.
Alguém que já passou por essas questões, ou pelo menos ouviu falar que possa ajudar…
Estou vendo o IZPACK alguém q já utilizou…
vlw
Thiago Araújo
AlaJU - Alagoas Java Users — vém aí…
Na minha opinião é melhor empacotar sua aplicação num jar, com o .bat, e criar um instalador que corrija o path do java, caso esse não esteja definido corretamente.
Esses aplicativos que geram executáveis não são tão confiáveis assim. A menos que façam como o eclipse, um pequeno executável que tem como único papel iniciar o java e a aplicação.
ViniGodoy,
“com o .bat, e criar um instalador que corrija o path do java, caso esse não esteja definido corretamente.”
quando vc fala de criar uns instalador, é usando alguma ferramenta de geração de instaladores ou editar no .bat o path do JAVA??
vlw ViniGodoy,
É usando uma ferramenta mesmo.
Aqui usamos o install shield, temos licença. Mas ele não é gratuito.
Talvez alguém possa te indicar outro.
guilhermetn3,
vlw a dica mas já havia visitado esse tópico que já é antigo, e a trata de como gerar o .jar. Esse não é meu problema. Gero o .jar sem problemas e executo a aplicação. A questão é a seguinte existem clientes que por padrão os arquivos .jar são abertos por seus descompactadores(WINRAR, WINZIP…) esse sim é o problema.
Usei arquivos .bat onde usa a instrução start java -jar minhaAPP.jar, mas isso só funciona 100% em maquina onde esta instala a jdk pois o java esta do path do SO.
Dado isso tudo vejo como solução um executavel. Outra questão é a geração de um instalador que ainda não fui resolvida.
http://baixaki.ig.com.br/download/Inno-Setup.htm
tenta esse programa, ele gera um instalador para tua aplicação.
e sobre o jar abrir as vezes com o winzip, winrar , vc tem que atribuir no proprio windows para ele reconhecer o .jar
[]'s
Você pode distribuir via java web start.
Não vai ter problema com classpath nem winrar pra iniciar a aplicação e você pode definir um atalho no menu iniciar pro usuário rodar ela.
O problema é que vc tem que disponibilizar um servidor de aplicação pros usuários baixarem o programa.
ivo costa
JAVA Web Start sem chances.A aplicação swing foi desenvolvida justamente para q usarios desconectados a utilizassem para isso foi implementado um esquema de exportação e importação de dados.
guilhermetn3
Tentei usar o innoSetup mas desisti na primeira dificuldade e também pq li tanta referencia p/ DELPHI com ele que reforçou a decisão de desistir dele, mas vou seguir sua sugestão. Vc tem alguma boa referencia de como utilizalo??
vlw
cara eu usei ele um tempo atras qdo tava fazendo o curso de java SE ainda, e ele rodava bem . mas nao lembro mto bem como se funciona.
http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=1244&pag=2
olha este artigo ve se te ajuda, procura mais alguma coisa no google como inno setup java … ve se te ajuda em algo
[]'s
Bem pessoal, resolvi o problema do gerar o .exe com o launch4j, ótimo programa e bem estavel, além é claro de ser free. Tem boa e clara documentação… em fim: recomendo.
Ainda não criei o intalador com o inno-Setup, mas por questão de tempo… esse FDS eu faço e posto aqui o sucesso ou não…
Vlw aí as dicas