Distribuição de aplicativos desenvolvidos no NetBeans

Olá galera!

Estou cursando o 1° período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e como gosto de buscar conhecimentos além dos ministrados pelo curso, acabei conhecendo a IDE NetBeans e já aprendi a trabalhar um pouco com ela.

Antes mesmo de iniciar a faculdade eu já possuía algum conhecimento de HTML, CSS e Dreamweaver, e já havia prestado alguns serviços freelancers de web designer para algumas micro empresas.

A minha dúvida é: se uma empresa me contratar para desenvolver um software em java para ela, assim como já me contrataram para desenvolver web sites, mas este software seja somente para o administrativo da empresa, há alguma restrição nas licenças do NetBeans quanto a isso?

Outra questão é que já ouvi dizer que há programas que além de exigir que tudo o que é desenvolvido neles seja gratuito, também exigem que o código seja acessível a todos, isso também se aplica ao NetBeans?

Você não precisa liberar o código fonte de suas aplicações para ninguém. Você precisa liberar o código fonte de alterações na plataforma do Netbeans, caso faça alguma.

E você não pode vender o NetBeans ou cobrar pelo uso dele.