Distribuição Linux leve

Boa noite a todos…
Estou a procura de uma distribuição linux para rodar em um computador mais antigo, que não me gere “dores de cabeça” muito grandes com travamentos ou outros problemas desagradaveis.
E ao mesmo tempo não seja tão limitada em relação de recursos.

A configuração do computador é basicamente um athlon com 1.3ghx e 128 mem ram com 40 gb de hd.

Gostaria da opinião e sugestão de vocês ^^…

Obrigado a todos.

ps:Só vou conseguir ler o topico amanha

Existem distribuições minimalistas, justamente com esse propósito: rodar em máquinas mais antigas, ou humildes de configuração. Uma destas distribuições, com uma grande fama é o Small Puppy Linux. No entanto, você pode instalar outra distribuição como o Gentoo por exemplo. Se precisar de interface gráfica, basta usar um gerenciador de janelas leve, tal como o Fluxbox ou o Xfce.

Kurumin ou Slackware

Kurumin foi descontinuado.

O Slackware é uma das distribuições linux mais estáveis, o seu mantenedor é muito cuidadoso com as atualizações e os testes,
os pacotes mantém compatibilidade com pcs 486, então é uma boa para máquinas antigas também, apesar de ter um computador novo
eu uso o slackware na minha casa, e gosto muito, mas tem um porém, no slackware as configurações são feitas sem o auxilio de ferramentas,
ou seja, são feitas diretamente nos arquivos texto de configuração, então se for usá-lo acustume-se a isso.

Kurumin foi descontinuado.[/quote]

eu sei, mais ainda acha para fazer download
e muito leve.

[quote=cfred]O Slackware é uma das distribuições linux mais estáveis, o seu mantenedor é muito cuidadoso com as atualizações e os testes,
os pacotes mantém compatibilidade com pcs 486, então é uma boa para máquinas antigas também, apesar de ter um computador novo
eu uso o slackware na minha casa, e gosto muito, mas tem um porém, no slackware as configurações são feitas sem o auxilio de ferramentas,
ou seja, são feitas diretamente nos arquivos texto de configuração, então se for usá-lo acustume-se a isso.[/quote]

gosto muito do Slackware.
show de bola.

Kurumin foi descontinuado.[/quote]

eu sei, mais ainda acha para fazer download
e muito leve.[/quote]

Sim, ainda é possível achar para download em vários lugares. Só que os repositórios que ele usa provavelmente não existem mais, e se existem, estão extremamente desatualizados.

Kurumin foi descontinuado.[/quote]

eu sei, mais ainda acha para fazer download
e muito leve.[/quote]

Sim, ainda é possível achar para download em vários lugares. Só que os repositórios que ele usa provavelmente não existem mais, e se existem, estão extremamente desatualizados.[/quote]

depende do que ele for fazer.
ele pode tentar app de outras dist. para ver se e compativel.

e so opção mesmo.ele pode ficar com o slackware que ainda esta ativo.

Se você instalar o slackware e um Window Manager leve tipo o XMonad por exemplo, já que tem apenas 128mb de ram, acredito que
vai ficar com uma máquina com um bom desempenho.

Em relação ao Small Puppy , eu obteria um desempenho rasoavel com eclipse ou netbeans?
Até hoje utilizei apenas o Ubuntu, em relação da facilidade qual a “nota” que você daria a ele.
Ja o slackware o desempenho seria possivelmente melhor?

[quote=tioola]Em relação ao Small Puppy , eu obteria um desempenho rasoavel com eclipse ou netbeans?
Até hoje utilizei apenas o Ubuntu, em relação da facilidade qual a “nota” que você daria a ele.
Ja o slackware o desempenho seria possivelmente melhor?[/quote]

Você não vai conseguir rodar essas aplicações com apenas 128MB de ram.

O Ubuntu é praticamente o oposto do Slackware, o Ubuntu é cheio de facilidades para o usuário
que o slackware não possui. O Slackware é uma distribuição extremamente estável e bem indicada para
máquinas antigas, o problema, é que você quer usar eclipse e netbeans para programar em java com 128MB de ram
acho que isso não dá. E não por causa de uma ou outra distribuição e sim da quantidade de memória. Há alguns anos atrás
eu tinha uma máquina com 256MB de ram, lembro que o netbeans nem abria, ficava eternamente carregando!

Debian!!!

Alem de leve, rapido, eh seguro e muito estavel. Voce disse que tem apenas 40gb, da pra instalar tranquilo, soh nao instalar todos os pacotes, porque tem um monte de coisas que a gente realmente nao precisa.

Eu nao instalaria nenhuma interface grafica tb, usa soh terminal texto, la tem tudo o que vc precisa, editor (emacs, vi, pico), browser, ftp, compiladores, quem precisa de interface grafica??? :slight_smile:

//Daniel

Obrigado pelas dicas , como eu esperava , não é possivel instalar eclipse ou netbeans com 128 de ram, mas estou baixando o small Puppy , Slackware e o debian para testar o desempenho e utilizar outros editores.
Como eu disse ainda sou novo no mundo linux, e o jeito e testar a distribuição que vai me agradar.
Agradeço a ajuda de todos do forum ^^

Dá pra achar 200 distribuições que rodem perfeitamente nessa máquina. Eu tinha uma (Slitaz) rodando torrents o dia inteiro gastando menos de 14 de RAM.
O problema é o firefox, broffice, eclipse etc.

Kurumin não é opção.

Algumas são:
Debian (com LXDE ou outro gerenciador leve).
Slitaz
Puppy
Damn Small Linux
Slackware, Arch e outras exigem nível de conhecimento maior.

Se for de Debian, use o netinstall pra baixar só o que precisar.