[quote=“rfpsatin”]Como faço p/ distribuir uma aplicação java?
fiz um pequeno programa com o jBuilder e quero distribui-lo.
Gerei por ele o arquivo .jar + como faço para rodar?
tentei
java -classpath sistemaSIGC.jar sistema.sistemaSIGC.class
estou dentro da pasta onde foi gerado o .jar
da erro e não roda.[/quote]
Ola,
Voce quer “rodar” ou “distribuir” (no sentido de fazer “deploy”)?
Se sua aplicacao eh “desktop” e voce quer roda-la na tua maquina, tente:
java -jar app.jar
(depois de ajustar o CLASSPATH).
Se sua aplicacao for voltada a Web e voce quiser realmente “distribui-la” (deploy), entao a acao depende do seu servidor de aplicacoes, exemplo:
-
Para Tomcat (caso seja uma aplicacao apenas com Servlets, JSP e etc, sem EJB): coloque o arquivo WAR (nao sei se com JAR ele funciona tambem - mas eh soh questao de extensao) no diretorio webapps do Tomcat, configure-o no server.xml e reinicie-o.
-
Para JBoss (servidor de aplicacoes completo): coloque no diretorio de deploy e pronto, ele deve fazer a distribuicao/implantacao de forma automatica (“hot deploy”).
[quote=“rfpsatin”]minha outrao pergunta é:
Vou ter sempre que rodar a aplicação desta forma? não há como dar 2 clicks no .jar e ele executar?[/quote]
Acho que no Windows quando voce instala o JDK/JRE o instalador ja associa as extensoes .class e .jar com o executavel java.exe. Nao tenho certeza, mas isso eh facil voce averiguar. Ja para Linux (e outros SOs do tipo *nix), voce pode configurar isso no gerenciador de janelas em uso (Gnome, KDE, etc).
No cliente voce quer rodar uma aplicacao “stand-alone” (desktop)? Precisa do JRE.
No cliente voce quer rodar applets? Precisa apenas do plugin para o navegador do cliente.
No cliente voce quer acessar sua aplicacao J2EE que esta em um Tomcat, JBoss, etc? Entao nao precisa de nada, soh do navegador.
(claro, se voce fizer uma aplicacao J2EE sofisticada onde o cliente eh em si nao eh um navegador mas uma aplicacao Swing (exemplo) criada por voce, entao cai no primeiro caso e o cliente devera ter o JRE instalado).
JDK precisa apenas para desenvolver as aplicacoes (ou seja, apenas desenvolvedores precisam ter o JDK completo instalado).
Ter como, tem. Mas nao sei como eh a licenca da Sun no que tange a isso - voce pode dar uma lida naqueles termos de compromisso que a gente aceita para baixar o JDK ou JRE (e peca para um advogado dar uma lida tambem ;)). Bom, talvez alguem aqui do forum ja tenha passado por isso e tenha uma resposta mais direta e simples. 
Marcio Kuchma