Distribuir aplicação

6 respostas
cs.santos0

Iai pessual…

tenho uma aplicação pronta, acessando banco de dados (mySql), e rodando tudo certo, até ai tudo certo.

a minha dúvida é, na hora de passar essa aplicação pra outro pc, como eu faço pra adicionar o banco, e gerar um unico arquivo jar.

obs: o projeto foi feito no netbeans, então o meu .jar está dentro da pasta dist, o que eu queria era saber se existe uma forma de ficar apenas um arquivo executavel (.jar), sem eu ter q levar os arquivos de código fonte, tipo os protegendo.

será q alguem ai pode me dar uma força??
vlw

6 Respostas

C

cs.santos0 você pode gerar um jar sem os arquivos fontes dentro, existe uma opção para exportar sem os arquivos fontes.

Na outra maquina é só você executar o Jar que irá funcionar sem problemas. lembrando que o seu banco de dados deve estar liberado para receber conexões de outras maquinas. ou seja, fora a maquina em que o próprio banco está instalado.

Flws

cs.santos0

iai corvao, vlw pela ajuda,

será q vc poderia me dizer o caminho para eu criar esse jar no netbeans?
e quanto ao banco, eu ainda to com algumas dúvidas, ele vai dentro do arquivo .jar??, como eu o adiciono.

agradeço a ajuda!
vlw

C

Cara para criar o jar no netbeans eu não sei porque uso o eclipse, mas deve ser algo do tipo:

Arquivo -> Exportar -> Arquivo Jar. Ai só seguir as instruções na tela.

Com relação ao banco de dados funciona da seguinte forma: O seu projeot possui um jar do Mysql. Esse jar é responsavel por abrir a conexão com o banco de dados e executar as operações.

Como ele abre a conexão? Utilizando a lib e as informações que você informou na string do JDBC. Essa string possui o IP do servidor do banco de dados ou o nome para encontrar o mesmo na rede. Junto com nome da base de dados e as vezes usuario e senha.

Vê se consegue…

Flwss

cs.santos0

ah intendi, vlw pelas dicas.

quanto ao driver, ele ta uando uma string de referencia para o banco sim.

minha ultima dúvida, então na hora de mandar pra outra maquina eu preciso levar o .jar e o banco?
num tem um jeito do banco ir dentro do .jar?

desculpe minha ignorancia, mas é que é o primeiro projeto que eu preciso distribuir, ai to meio perdido quanto a isso.

vlw

C

Não, o banco fica instalado em um computador, pode ser qualquer um em qualquer lugar do mundo…

Essa string JDBC contém as informações para você acessar as informações no banco de dados.

Então quando seu jar executar em outra maquina ele vai acessar via rede o banco de dados. Sua aplicação só possue as informações para acessa-lo.

Importante, a string JDBC provavelmente possui um ip para acessar o servidor de banco de dados. A maquina que vai conter a aplicação tem que ter acesso ao servidor do banco de dados. Por exemplo seu no seu JDBC tem o ip 10.25.41.21 que aponta para maquina A, que contém o banco de dados. A maquina B tem que ter acesso a este IP para acessar o banco de dados. Você pode abrir o dos por exemplo e dar o comando ping 10.25.41.21 da maquina B para ver se acessa.

Bom e por ultimo não tem como levar o banco de dados dentro do jar. hehe

Flws

cs.santos0

blz, vlw, agora clareou aki.

Criado 17 de setembro de 2007
Ultima resposta 17 de set. de 2007
Respostas 6
Participantes 2