Distro interessante

26 respostas
francislei_apiai

Olá pessoal,
Estou utilizando o Eclipse, Apache, MySQL e PHP rodando no windows.
Gostaria de sugestões a respeito de uma distro Linux para rodar esses softwares, comprei o conectiva 8 mas acho muito “pesado”, no windows está tudo muito mais rápido.

Se alguém puder dar uma ajuda agradeço… :roll:

26 Respostas

MarcioTavares

Bom… depende um pouco da máquina.

Eu uso o Novell Suse 9.2 Pro num PII 333Mhz com 192MB de Ram. Máquina boa né… :roll:
Tem Apache, Tomcat, HSqlDb (quando necessário) e eu uso o Eclipse tmb. O desempenho é aceitável.

Pelo que eu ouço falar, as melhores distribuições hoje em dia são Suse e Mandrake. Pelo menos em relação à facilidade de uso.

Mas… se vc quiser dificuldade, Linux From Scratch!!

francislei_apiai

Minha máquina é um K6-2 500Mhz, 192MB RAM, HD 20GB… :slight_smile:

MarcioTavares

Manda bala logo! Não vai ficar The Flash, mas dá pra brincar :wink:

[]'s

@editado

Só pra completar a informação: eu usava o Windows 2000, na mesma máquina, pra usar os mesmos programas. Quando eu abria todo mundo ao mesmo tempo, Eclipse, Hsqldb, Navegador, fora Apache+Tomcat que já ficavam no ar direto, a máquina chorava… o uso de memória virtual ia nas alturas e o Windows começava a chiar por causa disso. O Eclipse então chegava uma hora que ficava insuportável! No Linux ficou bem melhor. Ainda ficou um pouco lento, mas é aceitável.

francislei_apiai

valeu pela dica, vou “botar pra quebrar” logo…
Obrigado e até a próxima… :smiley:

leomc

diante desse seu hardware a dica é depois de instalar sua distro preferida (pode ir de suse,madrake ou fedora que ficará feliz) verifique a inicialização de serviços e desabilite todos que vc naum precisa.

cv1

E junte uma grana, pq paciencia tem limite :mrgreen:

Alexandre_Vilas_Boas

Alguem comentou outro dia que ia acabar sendo mandado por justa causa por não conter as risadas ao ler certos tópicos…

Vamos colaborar pessoAll, eu tb não quero perder o meu

Grinvon

Que tal Slackware ou SuSe?
Debian também é uma boa pedida!

MarcioTavares

Isso é verdade… :roll:

francislei_apiai

troquei de máquina, agora é um P4 3.2 GHz - 2 GB RAM - HD 200GB

e agora ? :lol:

fmeyer

http://www.slackware.com
http://www.debian.org

:smiley: Distros de MACHO … hehehe

Distro de LOUCO :twisted:

louds

Eu uso gentoo em casa. Tão falando muito bem do Ubuntu, vale conferir.

Rubem_Azenha

achei uma merda

pra começar que tem gnome :roll:

não tem nada demais em relação a qualquer outra distro
o bom é que tem uma ótima detecção de hardware, ok, tudo configuradinho, numa boa, mas muitas distros tem isso e oferecem bem mais recursos “de fábrica”. o que ela oferece de fábrica é apenas a “suíte” do gnome (GAIM, GEdit, GEtc…)

de resto, nada que a torne tão especial a meus olhos…

eu queria muito usar o Gentoo, dizem que ele aproveita 100% do seu hardware e mais um pouco, só que é a distro mais difícil de trabalhar, supera o slackware e pode demorar até uma semana pra instalar\compilar tudo…

Bani

Recomendar mandrake para alguém que pediu uma distro leve é meio paradoxal…
Bom, como já disseram, distro leve é aquela que não tem milhares de serviços inúteis rodando.
Eu já testei de quase tudo na vida, e as que eu me adaptei melhor foram Slackware e atualmente Gentoo.

Sobre o papo distro de macho / distro de louco vou ter que discordar. E não, não é sobre a parte de distro de macho que vou discordar, apesar de ser uma LinuxChix (e da maioria delas usarem Slackware). Vou discordar do distro de louco. Gentoo é distro de menininhas (desculpe, louds), pois qualquer menina treinada na arte de seguir o livro de receitas da vovó consegue instalar. Ela pode não ter uma interface gráfica bonitinha para instalação (pelo menos não uma oficial), mas o Gentoo Handbook é uma das melhores documentações de Linux que existe e para instalar é só ir seguindo a receita passo a passo.

Mas estou mandando esta mensagem para falar do Ubuntu, que foi mencionado agora. Alguém consegue se adaptar àquele sistema de root dele? Eu havia feito uma instalação normal há um tempo atrás em um dos PCs aqui de casa e nunca consegui fazer aqueles links que precisam de autenticação de root funcionar (pelo terminal consigo dar su normlmente). Aí hoje gravei uma ISO do LiveCD para PowerPC, última versão, e também não funciona. Tudo bem que o problema deve ser comigo, mas já usei literalmente dezenas de distribuições e todas funcionaram menos mal…
Alguém recomenda algum outro LiveCD (com X e tal) para PowerPC?

louds

Bani, eu penso que o gentoo é para budistas ou praticantes de tai chi chuan.

Quanto ao manual de instalação; sim, é uma receita de bolo mais detalhada que as da vovó. Não conheço que tenha seguido ele não conseguido instalar, ainda mais se tiver banda larga, pois consegue ler online e salvar preciosas árvores por não imprimir ele todo.

Sobre o Ubuntu, bom saber que ele tem seus problemas. :wink:
Você testou os Linspire e o Xandros também?

Bani

Pode ser também… Depois que começa o emerge dá para sair da frente do computador e ir fazer todas as centenas de formas do Tai Chi e ainda sobra um bom tempinho para ficar em zazen. Aposto que muita gente já atingiu a iluminação no processo… hehehe :wink:

louds:
Sobre o Ubuntu, bom saber que ele tem seus problemas. :wink:
Você testou os Linspire e o Xandros também?

Pois é, instalei ele a princípio pro meu pai usar (já que é bem user friendly), mas como nem eu me adaptei a ele acabei desistindo. Só fui retestá-lo hoje devido a falta de LiveCDs mais conhecidos para ppc.
Linspire tem alguma versão grátis? Nunca vi rodando. Xandros eu não cheguei a instalar em casa, mas já vi rodar.

boaglio

Algumas observações sobre as distros:

:arrow: Gentoo , hoje a minha preferida!
sim, vc precisa de paciência para ler o manual, mas vale muito a pena, você tira o máximo proveito da sua máquina.
Eu tenho um colega DBA que usava RedHat9 com Oracle10g, onde a instalação demorava 40 min. Ele instalou o Gentoo e depois de 2 dias de configuração do linux instalou o Oracle em 11 minutos.
Mas vc apanha só no começo, depois atualizar o seu ambiente ou instalar coisas novas é tranquilo.

:arrow: Ubuntu

Testei com a versão que veio na Linux Magazine.
Achei bem básico e bem simples de usar, mas na minha opinião
poderiam ter colocado mais opções ao usuário.
O kurumin chama mais a atenção nisso que o Ubuntu, pois o Kurumin
se baseia no KDE e o Ubuntu no Gnome. O Kurumin usa as opções
interessantes de Desktop do KDE e o Ubuntu não usa nada q o Gnome
oferece.

:arrow: XandrOS

O XandrOS é uma versão de linux bem amigável e interessante
a opção de atualização meio parecida com o Window Update.
Além disso ele tem bastante wizards de configuração de rede,
firewall,etc. Testei tb com o CD da Linux Magazine.

:arrow: Lindows

O Lindows é baseado no KDE, e como eu ajudo no projeto de tradução,
eu recebi uma versão gratuita deles. A instalação e o desktop se parecem
muito com o XP, a integração com os produtos na instalaçao via internet
é bem legal e muito fácil de mexer. O único problema é que muita coisa
é paga para instalar; não existe uma integração assim em vários produtos
open source utilizados pela comunidade.
A Emulação dos produtos do Windows é feita via CrossXover e WineX/Cedega.

E

Em casa eu uso o SuSE 9.1 e recomendo, a instalação é muito tranquila e confiável.

Só apanhei bastante no começo, porque a versão Personal dele não vem nem com gcc…é sofrível instalar programas logo depois que você instala o SuSE, mas depois disso ele é muito bom de usar; o YAST e o YOU são muito bons pra quem tá acostumado com Painel de Controle / Windows Update e funcionam muito bem tb.

Sobre desempenho não fiz nenhum teste sério…a única coisa que posso afirmar é que não notei nenhuma diferença de desempenho no meu PC rodando Eclipse, por exemplo, no Windows e no SuSE

marcelomartins

Ubuntu Rulez :slight_smile:

To rodando ele num Pentium II 333Mhz com:

• Apache 2
  • PHP 5
  • MySQL
  • PostgreSQL

e ainda Gnome 2.10

Ta certo que é um IBM NetFinity… mas ta rolando beleza.

Operador_Nabla

APOIADO!! :smiley:

Sou usuário de Gentoo há pouco mais de um ano e estou convicto de que o requisito básico para a instalação desta distro não é expertness, mas sim uma boa dose de atenção à documentação do Gentoo (que é bem completa e pode ser útil até mesmo para usuários de outras distros) e paciência (tudo tem seu preço… :frowning: ), principalmente para quem, como eu, não pode usufruir dos benefícios da banda larga :cry: .

Rubem_Azenha

APOIADO!! :smiley:

Sou usuário de Gentoo há pouco mais de um ano e estou convicto de que o requisito básico para a instalação desta distro não é expertness, mas sim uma boa dose de atenção à documentação do Gentoo (que é bem completa e pode ser útil até mesmo para usuários de outras distros) e paciência (tudo tem seu preço… :frowning: ), principalmente para quem, como eu, não pode usufruir dos benefícios da banda larga :cry: .

no caso, qnto de paciencia vc teve de aguentar?

leomc

tb sou usuário do gentoo, gosto demais dele mas não recomendo para usuários iniciantes e nem para quem não está disposto a passar horas instalando

Rubem_Azenha

eu vi no Guia Do Hardware que pode demorar até tres dias para instalar dependendo no stage 1 dependendo do processador… fiquei com receio, não posso deixar o meu pc por tanto tempo parado
pergunteiu pro pessoal do gentooBR qnto tempo levaria um athlon 1050 mhz, 512 mb de ram e banda larga, e só me deram respostas evasivas, como “demora um pouco, mas é rapidinho” :stuck_out_tongue:

trgpwild

Na boa pessoal, eu usei gentoo por quase um ano. Realmente muito boa a distro, ótimo suporte a amd64 mas ainda é recomendável instalar sua versão 32bits mesmo, pois tem q se fazer muitas voltas até conseguir ficar a gosto do usuário. Atualmente uso o Ubuntu 7.04 e o desempenho dele realmente não perde muito pro gentoo.
O que eu fiquei maravilhado com o gentoo foi seu desempenho e facilidade em gerenciamento de pacotes.
O único problema é a falta de pacotes binários, sendo que para instalar um programa qualquer tenho que esperar o download e depois a compilação.
O legal é que o desempenho fica DEZ, mas minha paciencia acabou e depois que eu instalei o Ubuntu Feisty Fawn não me arrependo de ter trocado. O apt-get me atende muito bem. E ainda posso compilar do zero com facilidade usando o apt-build do debian que existe pro Ubuntu tb :lol:
Em resumo, desenvolvo aplicações java e utilizo banco de dados e aceleração 3d com jogos e etc na máquina, a princípio foram estes os motivos por escolher o Gentoo como sendo uma “veloz” distro, mas com o Ubuntu eu ganho velocidade em instalação e uso. E não me entedio com ele, isso é muito importante para mim.
Espero que essas impressões ajudem alguém. T+…

Kknd

Coveiro! O tópico tá parado a mais de dois anos cara… :lol:

Marcio_Nogueira

Se você busca uma distribuição linux fácil de instalar e de usar, então o ubuntu é uma boa escolha. Agora se você quer de fato uma distribuição de respeito o slackware é a melhor pedida.

Criado 30 de março de 2005
Ultima resposta 30 de nov. de 2007
Respostas 26
Participantes 17