Dividas com java

Ola Pessual estou com a seguinte duvida, de entender para que servem as Bibliotecas e para que servem os metodos em java e o que é cada um, eu li no livro do Deitel mas não entendi muito bem, poderiam me dar algum exemplo de uso dos dois???

Uma biblioteca Java serve a três propósitos dentro da plataforma Java. Bibliotecas padrão, elas disponibilizam ao programador um conjunto de funções bem conhecidas que realizam tarefas comuns, como a manutenção de listas de elementos ou manipulação de strings. Em adição, a biblioteca contém uma interface para tarefas que dependem do hardware e do sistema operacional. Tarefas como acesso a rede e a arquivos são altamente dependentes das capacidades nativas do ambiente. As bibliotecas java.net e java.io implementam o código necessário internamente, e disponibilizam uma interface padrão para que as aplicações Java possam executar estas tarefas. Finalmente, se alguma plataforma não suportar alguma função que uma aplicação Java necessita, as bibliotecas implementam esta funcionalidade usando os recursos disponíveis, ou disponibilizam um meio consistente para que a aplicação verifique a presença de determinada funcionalidade.

Os métodos são a parte da sua classe que fazem alguma ação. Por exemplo, a classe pessoa…

[code]class Pessoa{
private int idade = 0; //Isso é um atributo
private float altura = 0.49f;//Isso é um atributo

//Crescer é um método
public void crescer(){
altura = altura + 0.02f;
} //fim do método
}//fim da classe[/code]

Bibliotecas são vários sub-programas (executáveis ou não) que provém dados e/ou serviços de forma independente.
( http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_(computação) )

ok?

Show em, bem melhor que o livro do Deitel, obrigado, agora entendi