Pessoal, estou começando desenvolver um sistema desktop usando swing e gostaria que esse sistema fosse desenvolvido em módulos, como por ex, módulo de vendas, módulo de assiência técnica, módulo financeiro, etc.
E na hora da instalação poder customizar de acordo com o pedido do cliente, porém tenho dúvida de como fazer para que meu sistema possa se dividir em tantas partes.
Estou bastante perdido e gostaria de dicas de quem conhece ou já participou do desenvolvimento de um sistema desse tipo.
fera, divida em pacotes…
eu particularmente gosto de dividir assim
pkt: Parte visulal
vendas
estoque
blablabla
pkt: percistencia(modelo)
bd
rwarquivo
blblabla
pkt: controle
vendas
estoque
blblablabla
fera, de uma olhada em padroes de desenvolvimento java, existem formas muito melhores para aplicações específicas.
Cuidado para não aumentar demais a complexidade do seu sistema. De qualquer modo dê uma olhada no Eclipse RCP, pdoe ser que usando o Eclipse como base sua aplicação tenha a característica que deseja.
Pessoal, obrigado a todos, vou pesquisar sobre o que me recomendaram mas como sou iniciante seria uma mão na roda algum material explicativo, pelo menos pra mim pegar o conceito inicial e começar andar com as próprias pernas. Teriam algo para me recomendar? Pode ser apostila, url de tutorial, qqer coisa, só pra dar uma clareada nos conceitos antes de cair de cabeça em alguma ferramenta.
Obrigado pessoal !
[b]Obs.: Estou com uma dúvida tb com relação á tornar a aplicação cliente-servidor, se puderem ver meu outro tópico e dar uma força agradeço novamente.
Se você é iniciante esqueça esta idéia por enquanto. Se rpecisa muito de algo assim profissionalmente cotnrate algum consultor, se está fazendo apenas apra aprender tente focar antes em áreas mais básicas da arqutietura java/java ee.
Excistem centenas de possibilidades para o seu caso, nenhuma é muito simples e todas vão exigir mais que uma lida para não acabar implodindo um projeto.
De qualquer modo, busque por OSGi ou Equinox. Não é nada muito simples, aviso.
Ok, entendi seu ponto de vista, mas sou iniciante em desenvolvimento de aplicações desktop, já trabalho com web há um bom tempo, por isso minhas dúvidas ficam exclusivamente em coisas típicas de aplicações desktop.
Preciso muito de ajuda a respeito disso, no desenvolvimento eu me viro, só estou querendo uma luz.