Divulgação de Softwares na Internet

Olá pessoal,

venho desenvolvendo sistema desktop em Java desde 2012 para as mais variadas finalidades, nenhum deles possui qualquer recurso contábil-fiscal (PAF-ECF-TEF, SEPD, NF-e, NFS-e, CC-e, Sintegra, etc) sendo destinados apenas para manutenção de cadastros e rotinas internas. Já possuo um site (domínio gratuito no XPG, pelo menos até eu ver algum retorno financeiro nisso) básico (HTML apenas) para divulgar meus programas, onde inclusive incorporo nas páginas de cada programa um vídeo-tutorial sobre o programa, que encontra-se no youtube. Já divulguei em classificados grátis (OLX e Bomnegócio), já enviei emails “propaganda” para os ninchos específicos de cada programa e não estou obtendo um resultado satisfatório. Gostaria de saber a opinião dos companheiros o que mais posso fazer para aumentar a visibilidade dos meus programas e começar a colher os frutos. Uma das coisas que já estou começado a fazer é melhorar a aparência do site (tornando-o mais profissional) e uma otimização SEO para os buscadores (ainda não estão implementadas). Para aqueles que puderem me dar algumas dicas, segue o link do meu site: http://www.rolipam.xpg.com.br. Qualquer dica ou sugestão será bem vinda! A todos meu muito obrigado!

Cara olhando seus projetos achei bastante interessante várias coisas que você fez!! Parabéns…
Uma coisa que conta muito ao meu ver e que tenho experiência na área de suporte, eles (usuários) gostam de coisas bonitas, elegantes… investe um pouco no design do seus programas, ta muito “morto”

@off

Vi que em um de seus projetos você colocou licença trial, como você fez? Tipo a pessoa tem 30 dias para usar e depois deste período o programa para de funcionar… da para falar? rsrs

Obrigado pela dica, mas o que vc sugere em termos de layout? Variar as Cores de cada tela, por exemplo? Existe templates para JFrames, JButtons, etc no Java que eu possa estar implementado?

Cara essa Licença Trial foi muito tempo batendo a cabeça até que consegui.

Pra começar, nesse projeto, eu utilizo o BD Derby (JavaDB) embarcado, em vez do PostgreSQL como todos os outros. Criei uma tabela no banco de dados que grava todos os acessos do usuário (no login). Faço 2 verificações, uma é o tipo de licença: a licença trial é uma String fixa (igual para qualquer usuário) e a licença full é uma String composta, entre outras coisas, a partir de algumas propriedades do sistema (hardware e sotfware) do usuário capturadas pelo Java. Se for licença TRIAL o programa verifica os acesos (select cont(distinct(data_acesso) from acessos) e só abre a tela de login se acesso < 30 (dias), caso contrário aparece uma mensagem para adquirir a lincença FULL e o código gerado pelas propriedades do sistema para gerar a licença FULL (também criei um programa para essa finalidade) e a tela de login não abre, se for licença FULL o programa compara a licença FULL com as propriedades do sistema e se forem iguais libera o acesso à tela de login, caso contrário a tela de login também não aparece.

Sim isto mesmo, no java você pode implementar os LookandFeel tem os pagos e frees.
Eu uso a versão free do Synthetica http://www.jyloo.com/synthetica/themes/, só que esta versão free tem um mensagem em baixo da baixa falando que é a versão free ai fica um pouco feio e tudo mais, mas se você procurar no Google “Look and Feel java”, você encontra vários temas bacanas também.

Primeiramente parabéns pelo trabalho!

Concordo com nosso amigo acima, antes de qualquer funcionalidade, o que todos usuários gostam é do visual e da usabilidade do sistema, procure melhorar o visual e fazer com que o sistema tenha uma usabilidade bacana!

Uma outra coisa que reparei é que você tem N programas para N negócios diferentes, isso é interessante do ponto de vista que você tem vários mercados disponíveis. Porém talvez se você focasse em apenas um programa de um único nicho de negócio e dedicasse mais tempo aprimorando e divulgando este programa poderia ser legal também!

Talvez ao invés de ter N sistemas pequenos, ter apenas um sistema grande e tentar fazer com que ele se torne Top no mercado seja uma ideia a se pensar.

Abraços e boa sorte!