Doar um código pronto ou mandar consultar documentação

Pessoal,

Venho aqui levantar uma questão que considero muito importante.
Sou programador de Pascal (Delphi) há alguns anos e ao longo desses anos desenvolvi vários softwares para várias situações.
Como todo programador, algumas vezes sentia dificuldade em alguma tecnologia que não estava familiarizado e então com algumas buscas aqui e ali geralmente conseguia encontrar um código de exemplo para resolver meu problema. Em último caso, quando não encontrava a solução, após pesquisar em fóruns recomendados pela Borland, acabava postando minha dúvida que quase sempre era respondida com exemplos de códigos.

Faz um ano que estou programando em Java e percebo que a comunidade do Java em geral não gosta muito de dar exemplos com códigos prontos e na maioria das vezes nos recomendam ler a documentação.

Este é o ponto que estou querendo tocar.

Todos nós trabalhamos em cima de prazos e as vezes precisamos de uma solução rápida e objetiva.
Por exemplo, tenho um software aqui e preciso simplesmente criptografar (ou apenas ofuscar) informações de um arquivo texto. Li e re-li vários posts em vários foruns sobre este assunto e o que notamos em geral são pessoas que até esnobam utilizando de frases como: ?Bem, não costumo dar códigos prontos, mas …? ou ?Bem já que estou vendo que você realmente leu toda a documentação e que realmente faz 2 meses que está tentando fazer isso e não está conseguindo, neste caso, faça isso e pronto (apresentando duas linhas de código que resolveu o problema do programador)?, ou ainda, ?Cara, no google você encontra muita documentação sobre isso, estude-a!?.

E ai pessoal… Fica aqui minha pergunta: Estamos todos no mesmo barco. Será que todas as vezes que vou utilizar um automóvel eu realmente preciso saber qual é o funcionamento do motor? O que acontece quando eu piso no acelerador? Qual a função da gasolina? Ou simplesmente preciso ter algumas dicas de como digirir (utilizá-lo) e pronto?

Gostaria da opinião de vocês.
Abraço a todos.

Normalmente antes de ralhar com alguém eu faço a pesquisa, e normalmente a solução está entre os 3 primeiros resultados do google…

Ai eu mando o cara baixar o código em www.useaporradogoogle.kit.net :twisted: :mrgreen:

mrbox,

Entendo o seu questionamento e, até certo ponto, concordo com você. Já vi, até aqui no GUJ, vários casos em que a pessoa “espinafra” quem quer tirar dúvidas.
No entanto, você pode perceber que, em muitos casos, o cara não fez um mínimo de pesquisa antes de perguntar (ou pior, pede um código prontinho…). Principalmente nos finais de semestre, o GUJ recebe uma enxurrada de posts de gente que acabou de se registrar pedindo pra alguém fazer o trabalho de faculdade dele. Nestes casos, acho que o cara merece sim uns “foras” pois o GUJ não é help-desk.
Acho que o comportamento do pessoal serve como uma defesa contra este tipo de usuário. Afinal, quem contribui aqui o faz de forma voluntária, e quer ajudar, mas não fazer o trabalho dos outros.

Cara… eu penso da seguinte forma…

Todos do fórum que mandam você estudar a documentação é para você aprender para que e porque serve cada classe, seus recursos, funcionalidades, etc…

Não adianta você simplesmente pegar um código pronto, adaptar ao que você precisa… se você nem sabe como, quando e onde o seu problema foi resolvido.

É isso ae…

Valeu

[quote=haamilton]Cara… eu penso da seguinte forma…

Todos do fórum que mandam você estudar a documentação é para você aprender para que e porque serve cada classe, seus recursos, funcionalidades, etc…

Não adianta você simplesmente pegar um código pronto, adaptar ao que você precisa… se você nem sabe como, quando e onde o seu problema foi resolvido.

É isso ae…

Valeu[/quote]

Concordo em partes. Estudar e entender o que está acontecendo, na minha opinião é indispensável. Mas eu não preciso ler a API do java inteira pra conseguir resolver meu problema. Acho que a atitude de disponibilizar um código pronto não é uma má idéia (caso a pessoa já possua este código, é claro).
A pessoa que está interessada em aprender e resolver seu problema acaba resolvendo com este código e pode estudar os recursos utilizados no próprio código.
Agora, aquelas pessoas que não estão interessadas em aprender, apenas solucionar o problema, acaba solicionando também.
De repente o cara nem é programador em Java, foi contratado pela empresa e precisa alterar apenas aquele bloco de código ou ainda apenas adicionar determinada função.

[quote=pango]mrbox,

Entendo o seu questionamento e, até certo ponto, concordo com você. Já vi, até aqui no GUJ, vários casos em que a pessoa “espinafra” quem quer tirar dúvidas.
No entanto, você pode perceber que, em muitos casos, o cara não fez um mínimo de pesquisa antes de perguntar (ou pior, pede um código prontinho…). Principalmente nos finais de semestre, o GUJ recebe uma enxurrada de posts de gente que acabou de se registrar pedindo pra alguém fazer o trabalho de faculdade dele. Nestes casos, acho que o cara merece sim uns “foras” pois o GUJ não é help-desk.
Acho que o comportamento do pessoal serve como uma defesa contra este tipo de usuário. Afinal, quem contribui aqui o faz de forma voluntária, e quer ajudar, mas não fazer o trabalho dos outros.[/quote]

Nestes casos específicos concordo plenamente. Dá pra sacar quando o cara nem sequer fez alguma pesquisa simplesmente analisando a própria pergunta.
O que tenho observado é que a “esnobada” acontece muito, não só neste caso e neste fórum, mas nos diversos fóruns inclusive no da SUN. Dê uma olhada neste link:
http://forum.java.sun.com/thread.jspa?threadID=361230

Olha a esnobada que o cara dá: “Here ya go, I usually don’t provide complete solutions, but since you’ve obviously tried and were so close I’m making an exception.”
Então, apresenta a solução. Isso eu acho sacanagem. E acontece muito, o cara tem a resposta, mas fica fazendo o outro estudar e quebrar a cabeça. Sou contra isso!

[quote=qmx]Normalmente antes de ralhar com alguém eu faço a pesquisa, e normalmente a solução está entre os 3 primeiros resultados do google…

Ai eu mando o cara baixar o código em www.useaporradogoogle.kit.net :twisted: :mrgreen: [/quote]
Neste caso, concordo plenamente.

[quote=mrbox]Nestes casos específicos concordo plenamente. Dá pra sacar quando o cara nem sequer fez alguma pesquisa simplesmente analisando a própria pergunta.
O que tenho observado é que a “esnobada” acontece muito, não só neste caso e neste fórum, mas nos diversos fóruns inclusive no da SUN. Dê uma olhada neste link:

Olha a esnobada que o cara dá: “Here ya go, I usually don’t provide complete solutions, but since you’ve obviously tried and were so close I’m making an exception.”
Então, apresenta a solução. Isso eu acho sacanagem. E acontece muito, o cara tem a resposta, mas fica fazendo o outro estudar e quebrar a cabeça. Sou contra isso!
[/quote]

Você é contra fazer o cara estudar, quebrar a cabeça, resolver o problema por méritos próprios pra fazer copiar-e-colar?

Que os deuses tenham piedade. 90% das dúvidas postadas aqui (estatística gerada pelo IstatisticalCalculatorTabajara) são resultado de falta de vontade, preguiça e a cultura do copiar e colar. Se você não gosta disso, é uma pena, mas o fórum aqui é assim e eu espero que continue assim por muitos anos ainda por vir. Quem quer suporte online, contrata uma empresa pra fazer isso.

mrbox,

Não se deve confundir forum com aula particular ou documentação. Quando as pessoas não dão código completo é porque você precisa desenvolver sua capacidade de dar continuidade. Acontece muito de pessoas receberem parte do código onde seria fácil continuar com o restante mas a pessoa quer tudo mastigado. IMO, ao fornecermos códigos completíssimos ao invés de ajudar essa pessoa na verdade estamos atrapalhando, pois a mesma vai continuar com a mesma atitude sempre, se recusando a botar a mufa pra funcionar.

Uma vez um cara me pediu pra zipar o eclipse com workspace e tudo pq não queria se virar pra configurar a IDE, classpath, etc.

Eu acredito que um forum deve ser para se fazer perguntas que não são solucionadas através da documentação (que pode estar desatualizada ou ruim), tutoriais, artigos, etc.

O que não da para admitir são pessoas querendo que você trabalhe por elas. Ao invés de pensarem em soluções preferem postar no forum.

[quote=emerleite]mrbox,

Não se deve confundir forum com aula particular ou documentação. Quando as pessoas não dão código completo é porque você precisa desenvolver sua capacidade de dar continuidade. Acontece muito de pessoas receberem parte do código onde seria fácil continuar com o restante mas a pessoa quer tudo mastigado. IMO, ao fornecermos códigos completíssimos ao invés de ajudar essa pessoa na verdade estamos atrapalhando, pois a mesma vai continuar com a mesma atitude sempre, se recusando a botar a mufa pra funcionar.

Uma vez um cara me pediu pra zipar o eclipse com workspace e tudo pq não queria se virar pra configurar a IDE, classpath, etc.

Eu acredito que um forum deve ser para se fazer perguntas que não são solucionadas através da documentação (que pode estar desatualizada ou ruim), tutoriais, artigos, etc.

O que não da para admitir são pessoas querendo que você trabalhe por elas. Ao invés de pensarem em soluções preferem postar no forum.
[/quote]
O que eu quero dizer é que as vezes temos uma solução completa pronta. Neste caso não estamos trabalhando para ninguém. Já trabalhamos para nós mesmos e a solução está pronta! Por que não doar esta solução?

Vamos dizer que o cara consultou a documentação, tentou criar o código, mas mesmo assim, não está conseguindo fazer funcionar. Este é o caso que estou citando!
Imagine que você tenha este código funcionando… Por que não postar? Ele vai aprender do mesmo jeito! :wink:

[quote=Maurício Linhares][quote=mrbox]Nestes casos específicos concordo plenamente. Dá pra sacar quando o cara nem sequer fez alguma pesquisa simplesmente analisando a própria pergunta.

[/quote]

Você é contra fazer o cara estudar, quebrar a cabeça, resolver o problema por méritos próprios pra fazer copiar-e-colar?

Que os deuses tenham piedade. 90% das dúvidas postadas aqui (estatística gerada pelo IstatisticalCalculatorTabajara) são resultado de falta de vontade, preguiça e a cultura do copiar e colar. Se você não gosta disso, é uma pena, mas o fórum aqui é assim e eu espero que continue assim por muitos anos ainda por vir. Quem quer suporte online, contrata uma empresa pra fazer isso.[/quote]
Calma amigo, não é isso que estou querendo dizer. Leia minhas outras respostas e você entenderá meu ponto de vista! :slight_smile:

Metade dos novos usuarios são folgados vagabundos que se cadastram pra pedir trabalho de faculdade, outros 25% não sabem e não querem usar a busca e nem o google porque acham que “somos” obrigados a resolver os problemas deles, são poucos os que tem a visão de que comunidade/forum não resolve problema, mas dão um caminho para que tu possas encontrar as soluções.
(estatística gerada pelo IstatisticalCalculatorTabajara)

[quote=mrbox]
Vamos dizer que o cara consultou a documentação, tentou criar o código, mas mesmo assim, não está conseguindo fazer funcionar. Este é o caso que estou citando![/quote]
Eu acho que é muito raro um caso destes ficar sem resposta.

[quote=mrbox]
Imagine que você tenha este código funcionando… Por que não postar? Ele vai aprender do mesmo jeito! :wink: [/quote]
Será? Acho mais provável ele sumir do fórum (sem agradecer), colar no código dele e esquecer que aquilo existe.

A casos e casos… quando o cara tem uma duvida e procurou, pesquisou e não obteve exito e uma coisa e qdo o cara simplismente quer um codigo pronto pq tem preguiça de procurar e outro caso… geralmente este segundo caso e facil de ver basta ver o assunto… se for algo trivial ou algo q se encontra facil porai no google provavelmente o cara tem preguiça… mas tbm pode ser que o cara não soube procurar direito ou a fonte que ele usou não é uma boa fonte… neste caso seria interesante indicar uma boa fonte onde ele possa pesquisar… nao apenas o google… google é muito generico vc encontra muitas coisas la… pode encontrar a solução de seu problema mas tbm pode encontrar algo que lhe de mais dor de cabeça… mas qdo a alguma coisa mais complexa como neste ponto criptografia… ao invez de mandar o cara procurar apenas deveriam dar mais informações plausiveis não digo fazer a coisa pro cara mas sim dar exemplos de codigos simplificados para q ele obtenha a solução… ou alguma boa fonte… onde ele possa obter sua informação… muitas vezes tem gente que ja enfrentou problemas parecidos mais por orgulho ou por preguiça mandam o cara se virar… se fosse pra todos serem assim não a então necessidade de se ter forum ja que o forum é um lugar para se tirar duvidas… tbm tem muita gente q não sabe porra nenhuma do assunto e so vem esnobar o outro… isto e lamentavel…

Ou seja, todo mundo aki é mto bonzinho pra postar códigos prontos… Todo mundo aki quer ver quem tem uma dúvida buscar e conseguir os resultados por mérito próprio e sentir o gostinho da vitória! Ninguém aki deixa de postar as respostas prontinhas simplesmente pq odeiam a idéia de ter estudado pakas enquanto outro cidadão vai usufruir de todo seu conhecimento apenas usando o velho ctrl + C / ctrl + V…

Vamos ser sinceeros pelo menos, ein?

[;)]

Bom, eu normalmente faço um mix das duas coisas - depende muito de como foi feita a pergunta - , e quando vejo que é lição de casa, só mando consultar a documentação.

Compartilho desta idéia também; algumas vezes percebo que o fulano está “viajando muito muito longe” aí ajudo mais no código.

Agora…ceder código pronto eu acho complicado, porque na maioria das empresas em que trabalhei, inclusive a atual tive que assinar um termo de sigilo de duas páginas.

Outra coisa, até onde entendi o forum serve para aprendermos; alguns aprende a estudar e outros aprende a ensinar.

flws

Olá!

Esse texto já é bem conhecido e a gente percebe quando alguém faz alguma pergunta seguindo esses pontos. Em alguns casos não vejo problema nenhum em postar o (pseudo)codigo.

Aqui na minha faculdade acontece mto do cara querer apenas o codigo e nem te dar atenção qdo vc começa a falar “Tem q fazer uma classe do tipo tal e criar tais metodos, dai usa certo framework…”. Pq o cara tem preguiça de estudar…
Eu sempre dou os caminhos que conheço e os metodos que eu usaria pra resolver…Daí vai do cara, pq cada um escreve o codigo de seu jeito, msm havendo um padrão.
Também prefiro que me guiem, exceto qdo eu fiz o código e aparece um erro q eu não sei resolver, dai prefiro que o cara use o código que postei pra me dar uma correção.

Edit

E o maior problema de receber um código pronto é que quando sugir o mesmo problema, mas com algumas modificações, você não sabera resolve-lo e nem saberá ensinar outros como resolver. Do que vale o conhecimento se nao pode ser partilhado?

Voto pela explicação detalhada de como proceder e das tecnologias que deverão ser empregadas para a solução do problema.

Ajuda Urgente
Pessoal peço ajuda urgente…sei q pedir código pronto nao tem nadaver…quero aprender estou baixando e estudando varias apostilas,mas é que tenho até segunda para entregar um trabalho do meu curso e gostaria de pedir uma ajuda,sou tecnico em informatica,mas nunca programei em java…estou apanhando feio…rsrs
esse é o projeto?

1. Projeto: autorizaCompra

Cliente

Método
cadastraCliente
Descrição de Funcionamento:
Lê os campos nome e salariobruto e número de dependentes e calcula o limite de crédito, sabendo-se que este é dado pela fórmula:
limiteCredito = (((((salário bruto ? (salário bruto * alíquota de INSS)) ? (número dependentes * valor da dedução por dependente)) * (Alíquota de IR)) ? Parcela a deduzir do IR) * 0.2)
verificaPossibilidadeCompra:
Le os campos valorTotalCompra e numeroDeParcelas, divide valorTotalCompra por numeroDeParcelas se o resultado for menor ou igual ao limite de crédito exibe a mensagem, Compra Autorizada senão exibe a mensagem Você não possui limite para efetuar a compra, o valor máximo permitido para sua prestação mensal é de <>.

Principal

Método
Main
Descrição de Funcionamento.
Instancia um objeto da classe cliente e exibe o menu de opções:
1 ? Cadastra Cliente
2 ? Verifica Possibilidade de Compra
3 ? Exibe dados do Cliente
4 ? Sair
Executando cada operação selecionada pelo usuário até que ele saia do programa
Tabela de INSS
Salário Alíquota de INSS
até R$ 1.024,97 8%
entre R$ 1.024,98,68 e R$ 1.708,27 9%
entre R$ 1.708,28 e R$ 3.416,54 11%
acima de R$ 3.416,54 valor fixo: R$ 375,82
Valor da dedução por dependente: R$ 150,69
Tabela IRRF
Parcela a Deduzir do IR (R$)
Base de Cálculo Salário (R$)
Até 1.499,15
De 1.499,16 até 2.246,75 Aliquota:7,5 Parcela a Deduzir do IR (R$)112,43
De 2.246,76 até 2.995,70 Aliquota:15 Parcela a Deduzir do IR (R$)280,94
De 2.995,71 até 3.743,19 Aliquota:22,5 Parcela a Deduzir do IR (R$)505,62
Acima de 3.743,19 Aliquota:27,5 IR 692,78

vi os comentarios dos amigos do forum.criticando quem pede código pronto,concordo estou pedindo mas estou tentand aprender,caso alguem queira me ajudar agradeço

pode me add no msn tb

jfcs2004@msn.com

obrigado a tds!