Pessoal,
Venho aqui levantar uma questão que considero muito importante.
Sou programador de Pascal (Delphi) há alguns anos e ao longo desses anos desenvolvi vários softwares para várias situações.
Como todo programador, algumas vezes sentia dificuldade em alguma tecnologia que não estava familiarizado e então com algumas buscas aqui e ali geralmente conseguia encontrar um código de exemplo para resolver meu problema. Em último caso, quando não encontrava a solução, após pesquisar em fóruns recomendados pela Borland, acabava postando minha dúvida que quase sempre era respondida com exemplos de códigos.
Faz um ano que estou programando em Java e percebo que a comunidade do Java em geral não gosta muito de dar exemplos com códigos prontos e na maioria das vezes nos recomendam ler a documentação.
Este é o ponto que estou querendo tocar.
Todos nós trabalhamos em cima de prazos e as vezes precisamos de uma solução rápida e objetiva.
Por exemplo, tenho um software aqui e preciso simplesmente criptografar (ou apenas ofuscar) informações de um arquivo texto. Li e re-li vários posts em vários foruns sobre este assunto e o que notamos em geral são pessoas que até esnobam utilizando de frases como: ?Bem, não costumo dar códigos prontos, mas …? ou ?Bem já que estou vendo que você realmente leu toda a documentação e que realmente faz 2 meses que está tentando fazer isso e não está conseguindo, neste caso, faça isso e pronto (apresentando duas linhas de código que resolveu o problema do programador)?, ou ainda, ?Cara, no google você encontra muita documentação sobre isso, estude-a!?.
E ai pessoal… Fica aqui minha pergunta: Estamos todos no mesmo barco. Será que todas as vezes que vou utilizar um automóvel eu realmente preciso saber qual é o funcionamento do motor? O que acontece quando eu piso no acelerador? Qual a função da gasolina? Ou simplesmente preciso ter algumas dicas de como digirir (utilizá-lo) e pronto?
Gostaria da opinião de vocês.
Abraço a todos.