Doar um código pronto ou mandar consultar documentação

23 respostas
mrbox

Pessoal,

Venho aqui levantar uma questão que considero muito importante.
Sou programador de Pascal (Delphi) há alguns anos e ao longo desses anos desenvolvi vários softwares para várias situações.
Como todo programador, algumas vezes sentia dificuldade em alguma tecnologia que não estava familiarizado e então com algumas buscas aqui e ali geralmente conseguia encontrar um código de exemplo para resolver meu problema. Em último caso, quando não encontrava a solução, após pesquisar em fóruns recomendados pela Borland, acabava postando minha dúvida que quase sempre era respondida com exemplos de códigos.

Faz um ano que estou programando em Java e percebo que a comunidade do Java em geral não gosta muito de dar exemplos com códigos prontos e na maioria das vezes nos recomendam ler a documentação.

Este é o ponto que estou querendo tocar.

Todos nós trabalhamos em cima de prazos e as vezes precisamos de uma solução rápida e objetiva.
Por exemplo, tenho um software aqui e preciso simplesmente criptografar (ou apenas ofuscar) informações de um arquivo texto. Li e re-li vários posts em vários foruns sobre este assunto e o que notamos em geral são pessoas que até esnobam utilizando de frases como: ?Bem, não costumo dar códigos prontos, mas …? ou ?Bem já que estou vendo que você realmente leu toda a documentação e que realmente faz 2 meses que está tentando fazer isso e não está conseguindo, neste caso, faça isso e pronto (apresentando duas linhas de código que resolveu o problema do programador)?, ou ainda, ?Cara, no google você encontra muita documentação sobre isso, estude-a!?.

E ai pessoal… Fica aqui minha pergunta: Estamos todos no mesmo barco. Será que todas as vezes que vou utilizar um automóvel eu realmente preciso saber qual é o funcionamento do motor? O que acontece quando eu piso no acelerador? Qual a função da gasolina? Ou simplesmente preciso ter algumas dicas de como digirir (utilizá-lo) e pronto?

Gostaria da opinião de vocês.
Abraço a todos.

23 Respostas

qmx

Normalmente antes de ralhar com alguém eu faço a pesquisa, e normalmente a solução está entre os 3 primeiros resultados do google…

Ai eu mando o cara baixar o código em www.useaporradogoogle.kit.net :twisted: :mrgreen:

P

mrbox,

Entendo o seu questionamento e, até certo ponto, concordo com você. Já vi, até aqui no GUJ, vários casos em que a pessoa “espinafra” quem quer tirar dúvidas.
No entanto, você pode perceber que, em muitos casos, o cara não fez um mínimo de pesquisa antes de perguntar (ou pior, pede um código prontinho…). Principalmente nos finais de semestre, o GUJ recebe uma enxurrada de posts de gente que acabou de se registrar pedindo pra alguém fazer o trabalho de faculdade dele. Nestes casos, acho que o cara merece sim uns “foras” pois o GUJ não é help-desk.
Acho que o comportamento do pessoal serve como uma defesa contra este tipo de usuário. Afinal, quem contribui aqui o faz de forma voluntária, e quer ajudar, mas não fazer o trabalho dos outros.

H

Cara… eu penso da seguinte forma…

Todos do fórum que mandam você estudar a documentação é para você aprender para que e porque serve cada classe, seus recursos, funcionalidades, etc…

Não adianta você simplesmente pegar um código pronto, adaptar ao que você precisa… se você nem sabe como, quando e onde o seu problema foi resolvido.

É isso ae…

Valeu

mrbox

haamilton:
Cara… eu penso da seguinte forma…

Todos do fórum que mandam você estudar a documentação é para você aprender para que e porque serve cada classe, seus recursos, funcionalidades, etc…

Não adianta você simplesmente pegar um código pronto, adaptar ao que você precisa… se você nem sabe como, quando e onde o seu problema foi resolvido.

É isso ae…

Valeu

Concordo em partes. Estudar e entender o que está acontecendo, na minha opinião é indispensável. Mas eu não preciso ler a API do java inteira pra conseguir resolver meu problema. Acho que a atitude de disponibilizar um código pronto não é uma má idéia (caso a pessoa já possua este código, é claro).
A pessoa que está interessada em aprender e resolver seu problema acaba resolvendo com este código e pode estudar os recursos utilizados no próprio código.
Agora, aquelas pessoas que não estão interessadas em aprender, apenas solucionar o problema, acaba solicionando também.
De repente o cara nem é programador em Java, foi contratado pela empresa e precisa alterar apenas aquele bloco de código ou ainda apenas adicionar determinada função.

mrbox

pango:
mrbox,

Entendo o seu questionamento e, até certo ponto, concordo com você. Já vi, até aqui no GUJ, vários casos em que a pessoa “espinafra” quem quer tirar dúvidas.
No entanto, você pode perceber que, em muitos casos, o cara não fez um mínimo de pesquisa antes de perguntar (ou pior, pede um código prontinho…). Principalmente nos finais de semestre, o GUJ recebe uma enxurrada de posts de gente que acabou de se registrar pedindo pra alguém fazer o trabalho de faculdade dele. Nestes casos, acho que o cara merece sim uns “foras” pois o GUJ não é help-desk.
Acho que o comportamento do pessoal serve como uma defesa contra este tipo de usuário. Afinal, quem contribui aqui o faz de forma voluntária, e quer ajudar, mas não fazer o trabalho dos outros.

Nestes casos específicos concordo plenamente. Dá pra sacar quando o cara nem sequer fez alguma pesquisa simplesmente analisando a própria pergunta.
O que tenho observado é que a “esnobada” acontece muito, não só neste caso e neste fórum, mas nos diversos fóruns inclusive no da SUN. Dê uma olhada neste link:
http://forum.java.sun.com/thread.jspa?threadID=361230

Olha a esnobada que o cara dá: “Here ya go, I usually don’t provide complete solutions, but since you’ve obviously tried and were so close I’m making an exception.”
Então, apresenta a solução. Isso eu acho sacanagem. E acontece muito, o cara tem a resposta, mas fica fazendo o outro estudar e quebrar a cabeça. Sou contra isso!

mrbox

qmx:
Normalmente antes de ralhar com alguém eu faço a pesquisa, e normalmente a solução está entre os 3 primeiros resultados do google…

Ai eu mando o cara baixar o código em www.useaporradogoogle.kit.net :twisted: :mrgreen:

Neste caso, concordo plenamente.

Mauricio_Linhares

mrbox:
Nestes casos específicos concordo plenamente. Dá pra sacar quando o cara nem sequer fez alguma pesquisa simplesmente analisando a própria pergunta.
O que tenho observado é que a “esnobada” acontece muito, não só neste caso e neste fórum, mas nos diversos fóruns inclusive no da SUN. Dê uma olhada neste link:

Olha a esnobada que o cara dá: “Here ya go, I usually don’t provide complete solutions, but since you’ve obviously tried and were so close I’m making an exception.”
Então, apresenta a solução. Isso eu acho sacanagem. E acontece muito, o cara tem a resposta, mas fica fazendo o outro estudar e quebrar a cabeça. Sou contra isso!

Você é contra fazer o cara estudar, quebrar a cabeça, resolver o problema por méritos próprios pra fazer copiar-e-colar?

Que os deuses tenham piedade. 90% das dúvidas postadas aqui (estatística gerada pelo IstatisticalCalculatorTabajara) são resultado de falta de vontade, preguiça e a cultura do copiar e colar. Se você não gosta disso, é uma pena, mas o fórum aqui é assim e eu espero que continue assim por muitos anos ainda por vir. Quem quer suporte online, contrata uma empresa pra fazer isso.

Emerson_Macedo

mrbox,

Não se deve confundir forum com aula particular ou documentação. Quando as pessoas não dão código completo é porque você precisa desenvolver sua capacidade de dar continuidade. Acontece muito de pessoas receberem parte do código onde seria fácil continuar com o restante mas a pessoa quer tudo mastigado. IMO, ao fornecermos códigos completíssimos ao invés de ajudar essa pessoa na verdade estamos atrapalhando, pois a mesma vai continuar com a mesma atitude sempre, se recusando a botar a mufa pra funcionar.

Uma vez um cara me pediu pra zipar o eclipse com workspace e tudo pq não queria se virar pra configurar a IDE, classpath, etc.

Eu acredito que um forum deve ser para se fazer perguntas que não são solucionadas através da documentação (que pode estar desatualizada ou ruim), tutoriais, artigos, etc.

O que não da para admitir são pessoas querendo que você trabalhe por elas. Ao invés de pensarem em soluções preferem postar no forum.

mrbox

emerleite:
mrbox,

Não se deve confundir forum com aula particular ou documentação. Quando as pessoas não dão código completo é porque você precisa desenvolver sua capacidade de dar continuidade. Acontece muito de pessoas receberem parte do código onde seria fácil continuar com o restante mas a pessoa quer tudo mastigado. IMO, ao fornecermos códigos completíssimos ao invés de ajudar essa pessoa na verdade estamos atrapalhando, pois a mesma vai continuar com a mesma atitude sempre, se recusando a botar a mufa pra funcionar.

Uma vez um cara me pediu pra zipar o eclipse com workspace e tudo pq não queria se virar pra configurar a IDE, classpath, etc.

Eu acredito que um forum deve ser para se fazer perguntas que não são solucionadas através da documentação (que pode estar desatualizada ou ruim), tutoriais, artigos, etc.

O que não da para admitir são pessoas querendo que você trabalhe por elas. Ao invés de pensarem em soluções preferem postar no forum.

O que eu quero dizer é que as vezes temos uma solução completa pronta. Neste caso não estamos trabalhando para ninguém. Já trabalhamos para nós mesmos e a solução está pronta! Por que não doar esta solução?

Vamos dizer que o cara consultou a documentação, tentou criar o código, mas mesmo assim, não está conseguindo fazer funcionar. Este é o caso que estou citando!
Imagine que você tenha este código funcionando… Por que não postar? Ele vai aprender do mesmo jeito! :wink:

mrbox

Maurício Linhares:
mrbox:

Você é contra fazer o cara estudar, quebrar a cabeça, resolver o problema por méritos próprios pra fazer copiar-e-colar?

Que os deuses tenham piedade. 90% das dúvidas postadas aqui (estatística gerada pelo IstatisticalCalculatorTabajara) são resultado de falta de vontade, preguiça e a cultura do copiar e colar. Se você não gosta disso, é uma pena, mas o fórum aqui é assim e eu espero que continue assim por muitos anos ainda por vir. Quem quer suporte online, contrata uma empresa pra fazer isso.

Calma amigo, não é isso que estou querendo dizer. Leia minhas outras respostas e você entenderá meu ponto de vista! :slight_smile:

Luiz_Aguiar

Metade dos novos usuarios são folgados vagabundos que se cadastram pra pedir trabalho de faculdade, outros 25% não sabem e não querem usar a busca e nem o google porque acham que “somos” obrigados a resolver os problemas deles, são poucos os que tem a visão de que comunidade/forum não resolve problema, mas dão um caminho para que tu possas encontrar as soluções.
(estatística gerada pelo IstatisticalCalculatorTabajara)

S

mrbox:

Vamos dizer que o cara consultou a documentação, tentou criar o código, mas mesmo assim, não está conseguindo fazer funcionar. Este é o caso que estou citando!

Eu acho que é muito raro um caso destes ficar sem resposta.

mrbox:

Imagine que você tenha este código funcionando… Por que não postar? Ele vai aprender do mesmo jeito! :wink:

Será? Acho mais provável ele sumir do fórum (sem agradecer), colar no código dele e esquecer que aquilo existe.

luistiagos

A casos e casos… quando o cara tem uma duvida e procurou, pesquisou e não obteve exito e uma coisa e qdo o cara simplismente quer um codigo pronto pq tem preguiça de procurar e outro caso… geralmente este segundo caso e facil de ver basta ver o assunto… se for algo trivial ou algo q se encontra facil porai no google provavelmente o cara tem preguiça… mas tbm pode ser que o cara não soube procurar direito ou a fonte que ele usou não é uma boa fonte… neste caso seria interesante indicar uma boa fonte onde ele possa pesquisar… nao apenas o google… google é muito generico vc encontra muitas coisas la… pode encontrar a solução de seu problema mas tbm pode encontrar algo que lhe de mais dor de cabeça… mas qdo a alguma coisa mais complexa como neste ponto criptografia… ao invez de mandar o cara procurar apenas deveriam dar mais informações plausiveis não digo fazer a coisa pro cara mas sim dar exemplos de codigos simplificados para q ele obtenha a solução… ou alguma boa fonte… onde ele possa obter sua informação… muitas vezes tem gente que ja enfrentou problemas parecidos mais por orgulho ou por preguiça mandam o cara se virar… se fosse pra todos serem assim não a então necessidade de se ter forum ja que o forum é um lugar para se tirar duvidas… tbm tem muita gente q não sabe porra nenhuma do assunto e so vem esnobar o outro… isto e lamentavel…

L

Ou seja, todo mundo aki é mto bonzinho pra postar códigos prontos… Todo mundo aki quer ver quem tem uma dúvida buscar e conseguir os resultados por mérito próprio e sentir o gostinho da vitória! Ninguém aki deixa de postar as respostas prontinhas simplesmente pq odeiam a idéia de ter estudado pakas enquanto outro cidadão vai usufruir de todo seu conhecimento apenas usando o velho ctrl + C / ctrl + V…

Vamos ser sinceeros pelo menos, ein?

[;)]

T

Bom, eu normalmente faço um mix das duas coisas - depende muito de como foi feita a pergunta - , e quando vejo que é lição de casa, só mando consultar a documentação.

fantomas

Compartilho desta idéia também; algumas vezes percebo que o fulano está “viajando muito muito longe” aí ajudo mais no código.

Agora…ceder código pronto eu acho complicado, porque na maioria das empresas em que trabalhei, inclusive a atual tive que assinar um termo de sigilo de duas páginas.

Outra coisa, até onde entendi o forum serve para aprendermos; alguns aprende a estudar e outros aprende a ensinar.

flws

Link_pg

Olá!

Esse texto já é bem conhecido e a gente percebe quando alguém faz alguma pergunta seguindo esses pontos. Em alguns casos não vejo problema nenhum em postar o (pseudo)codigo.

higornucci

Aqui na minha faculdade acontece mto do cara querer apenas o codigo e nem te dar atenção qdo vc começa a falar “Tem q fazer uma classe do tipo tal e criar tais metodos, dai usa certo framework…”. Pq o cara tem preguiça de estudar…
Eu sempre dou os caminhos que conheço e os metodos que eu usaria pra resolver…Daí vai do cara, pq cada um escreve o codigo de seu jeito, msm havendo um padrão.
Também prefiro que me guiem, exceto qdo eu fiz o código e aparece um erro q eu não sei resolver, dai prefiro que o cara use o código que postei pra me dar uma correção.

Edit

E o maior problema de receber um código pronto é que quando sugir o mesmo problema, mas com algumas modificações, você não sabera resolve-lo e nem saberá ensinar outros como resolver. Do que vale o conhecimento se nao pode ser partilhado?

Voto pela explicação detalhada de como proceder e das tecnologias que deverão ser empregadas para a solução do problema.

J

Ajuda Urgente
Pessoal peço ajuda urgente…sei q pedir código pronto nao tem nadaver…quero aprender estou baixando e estudando varias apostilas,mas é que tenho até segunda para entregar um trabalho do meu curso e gostaria de pedir uma ajuda,sou tecnico em informatica,mas nunca programei em java…estou apanhando feio…rsrs
esse é o projeto?

1. Projeto: autorizaCompra

Cliente

Método
cadastraCliente
Descrição de Funcionamento:
Lê os campos nome e salariobruto e número de dependentes e calcula o limite de crédito, sabendo-se que este é dado pela fórmula:
limiteCredito = (((((salário bruto ? (salário bruto * alíquota de INSS)) ? (número dependentes * valor da dedução por dependente)) * (Alíquota de IR)) ? Parcela a deduzir do IR) * 0.2)
verificaPossibilidadeCompra:
Le os campos valorTotalCompra e numeroDeParcelas, divide valorTotalCompra por numeroDeParcelas se o resultado for menor ou igual ao limite de crédito exibe a mensagem, Compra Autorizada senão exibe a mensagem Você não possui limite para efetuar a compra, o valor máximo permitido para sua prestação mensal é de <>.

Principal

Método
Main
Descrição de Funcionamento.
Instancia um objeto da classe cliente e exibe o menu de opções:
1 ? Cadastra Cliente
2 ? Verifica Possibilidade de Compra
3 ? Exibe dados do Cliente
4 ? Sair
Executando cada operação selecionada pelo usuário até que ele saia do programa
Tabela de INSS
Salário Alíquota de INSS
até R$ 1.024,97 8%
entre R$ 1.024,98,68 e R$ 1.708,27 9%
entre R$ 1.708,28 e R$ 3.416,54 11%
acima de R$ 3.416,54 valor fixo: R$ 375,82
Valor da dedução por dependente: R$ 150,69
Tabela IRRF
Parcela a Deduzir do IR (R$)
Base de Cálculo Salário (R$)
Até 1.499,15
De 1.499,16 até 2.246,75 Aliquota:7,5 Parcela a Deduzir do IR (R$)112,43
De 2.246,76 até 2.995,70 Aliquota:15 Parcela a Deduzir do IR (R$)280,94
De 2.995,71 até 3.743,19 Aliquota:22,5 Parcela a Deduzir do IR (R$)505,62
Acima de 3.743,19 Aliquota:27,5 IR 692,78

vi os comentarios dos amigos do forum.criticando quem pede código pronto,concordo estou pedindo mas estou tentand aprender,caso alguem queira me ajudar agradeço

pode me add no msn tb

[email removido]

obrigado a tds!

T

Johnnolimits:
Ajuda Urgente

obrigado a tds!

Acho que amigo ai não conseguiu compreeender o foco deste tópico, desprezando todos os comentários anteriores posta uma dúvida que está sendo pauta dessa discurssão.

Amigo, concerteza na sua faculdade/curso seus professores/instrutores te deram uma base (teória) para pode cobrar um trabalho/exercicio. Algo tem errado ai, não o que pode ter acontecedido, revise um pouco o material que você recebe/tem, e tente vim com uma dúvida formada, pois ninguém aqui vai fazer o seu projeto todo, a não ser que você pague por isto.

J

consegui compreender o tópico sim…amigo vou tentar fazer entao blzz…nao precisa postar nada naum e nao pagaria pra ter o trabalho inteiro nao.blzzz…

estou com duvidas sobre estanciar objetos e metods ok

deniswsrosa

Johnnolimits:

vi os comentarios dos amigos do forum.criticando quem pede código pronto,concordo estou pedindo mas estou tentand aprender,caso alguem queira me ajudar agradeço

pode me add no msn tb

[email removido]

obrigado a tds!

hahaaha… entra ano e sai ano, e o pessoal insiste nisso;

Anime

Acho que o pessoal aq,as vezes pega pesado sim,tudo bem, que tem gente muito folgada,mas não precisa pisar,como já vi várias vezes acontecer aq.
Quanto a códigos prontos,não vejo nada de mais se vc já passou por alguma dificuldade e conseguiu resolver ajudar alguém,eu mesma já aprendi muito lendo
linhas e linhas de códigos.Uma coisa é certa,programador que não consegue entender o que está fazendo,mesmo olhando um código pronto
acaba desistindo de programar. :wink:

Bom ai não podemos nem definir como programador rsrsrs…

Criado 19 de março de 2008
Ultima resposta 23 de ago. de 2010
Respostas 23
Participantes 18