Documentador - era o que faltava ou eu estou por fora?

Depois de trabalhar um tempo (e atualmente) em uma [a-zA-Z]{3}, sempre brincava com meus amigos que, vai chegar um dia, onde vão precisar contratar documentadores, pois senão o código não vai ser desenvolvido por falta de tempo. Eis que, vendo meus emails sobre ofertas de emprego, me deparo com:

Vaga: Documentador
Descrição da Vaga:
Experiência com desenvolvimento java, algum curso na área de cobol.

Tô começando a ficar com medo, após ficar sabendo que até fábrica de testes já inventaram.

Otimo, pagam 500 pro cara documentar, cobram 12 mil pro cliente, lucram 11.500 e não precisam ouvir programador reclamando que eles tem que escrever tudo o que eles alteram.

Depende do que ele está documentando. Conheço várias pessoas que trabalham criando manuais técnicos para interfaces e APIs, não é o tipo de trabalho que dá para fazer com o cotovelo enquantoe screve-se código.

Imagine uma linha de produção formada por programdores…

Imagine que de um lado entra requisito e do outro sai software,

Vai ter de tudo nessa linha: Colocador de botão, tratador de evento de botão, encaixador de campo de texto, configurador de tabela, codificador de insert, codificador de update… E assim vai… Cada um na sua especialização…

Imagine que os arquitetos, claro, são tão precisos quanto na construção civil…

E assim nasce a construção informática… E nós, programadores, seremos apenas pedreiros…

Pobre mundo… Pobre mundo…

não repita isso por favor… vai causar outra discussão :lol:

Empacotador de JAR, WAR e etc…

pensando bem… é verdade… somos os “pião di obra”, de uma construção chamada software :evil:

Quando comecei a trabalhar, havia um engenheiro eletrônico, com 12 anos a mais que eu, cuja profissão era documentador. (É claro que em uma firma de engenharia). O cara era muito bom e muito experiente, e ganhava como um cara muito bom e muito experiente. A documentação que tinha de ser gerada não era para enfeitar uma prateleira, e sim para ser usada, e o cara tinha muita responsabilidade.

Aqui na empresa onde eu trabalho tem um “grupo de documentacao” eles trabalham escrevendo os manuais pros nossos aplicativos, frameworks, etc.

//Daniel