Documentos do ireport com java e jdbc

Tenho um programa em java no netbens 8.2 com conexão com mysql 8.0 e quero implementar relatorios com o ireport 5.6 porem nao consigo me conectar com o banco pela ireport ja tentei criar um usario novo com o padrão de senhas antigo e nao deu certo como proceder?
edit: consegui conectar tudo pois descobri q n a necessidade de conectar o jasper com o mysql ficou tudo funcional porem estou usando a biblioteca ecplise link pra gerar relatórios num computador enquanto em outro eu nao necessito da biblioteca como faço pra nao ter q usar essa biblioteca?

Qual o erro João Pedro? Como você implementou? Precisamos saber como foi feito e qual o erro para poder ter ajudar.

[]'s

> error: Bad service configuration file, or exception thrown while constructing Processor object: javax.annotation.processing.Processor: Provider org.eclipse.persistence.internal.jpa.modelgen.CanonicalModelProcessor could not be instantiated: java.lang.NoClassDefFoundError: org/eclipse/persistence/internal/sessions/AbstractSession
> C:\Users\jpmar\Documents\Programação\NetBeansProjects\Java\SistemaCOGAL1\nbproject\build-impl.xml:932: The following error occurred while executing this line:
> C:\Users\jpmar\Documents\Programação\NetBeansProjects\Java\SistemaCOGAL1\nbproject\build-impl.xml:272: Compile failed; see the compiler error output for details.
> FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 3 segundos)