Documentos utilizados na documentação de sistema ?!
6 respostas
Ticianne
Boa tarde carissimos amigos
estou fazendo uma pesquisa: preciso saber quais os principais documentos geralmetente utilizados para a documentação de um sistema ou software.
achei um artigo muito bom dia desses mas perdi …
enfim
sei que eh imprescindivel a modelagem UML, a análise de requisitos, o projeto básico com cronograma essas coisas. Além desses, que outros documentos costumam ser incluidos?
Ah, sabendo de mais documentos, o colega pode deixar um pequeno exemplo de como ele seria?
O documento mais importante é o codigo fonte, como diria Martin Fowler:
peczenyj
Os documentos dependem muito do processo e da métodologia.
Vc pode colocar muita informação em um comentário no início de cada código, por exemplo, e isso não é algo ‘ruim’, pelo contrario, pode ser ágil.
Ticianne
Eu sei…
quanto aos comentários, ja estao padronizados quanto a forma a aparecer no codigo e todo metodo e classe tera comentarios em locais especificos.
tambem vou gerar um documento tipo javadoc utilizando Doxygen, que vai deixar o entendimento da codificação bem feito.
Mas o que quero saber eh quanto à documentação formal. Documentos que devem ser apresentados quando da entrega do projeto ao cliente.
Por isso citei uml, requisitos etc.
o que pergunto eh:
Nesse caso, quais são minhas opções para documentação que, nesse sentido citado, represente o sistema e o desenvolvimento?
Luca
Olá
Procure ler sobre XP e veja quais documentos são usados. Leia o blog da improveit e do sanchez.