Dois Banco de Dados na mesma aplicação

Caros.
Estou aperfeiçoando um sistema de atendimento web que eu mesmo projetei. A tendência é que o mesmo tenha centenas de acesso ao longo do dia através de seus atendentes onde os usuários poderão trafegar informações em texto, em “PDF” e envio de imagens dentre outros arquivos…
Acho que imagens guardadas em Banco de Dados pode ser um problema futuro pois o sistema usará a base de dados para aperfeiçoamentos e consultas de atendentes e mesmo de clientes armazenando durante muito tempo estas informações.
As opções que tenho são:
Ou gravo as imagens no Banco de Dados (MySQL);
Ou gravo as imagens em alguma pasta do servidor;
Ou gravo somente as imagens em um Banco de Dados SEPARADO.

A primeira opção seria ideal mas corro o risco do tempo degradar a performance o sistema com o "inchado" de imagens no BD.
A segunda particularmente não me agrada neste sentido pois as imagens sendo gravadas em uma pasta externa estariam expostas a exclusões acidentais e exposição de informações sensíveis.
A terceira me parece a mais adequada pois não degradaria o desempenho do BD e as imagens estariam, de alguma forma, mais protegidas.

…mas eu nunca vi alguém usar tal técnica.
Pergunto:
Alguém aqui neste fórum já usou esta forma de armazenamento com o Hibernate???

Grato pela atenção de todos…

A forma que sempre vi é armazenar numa pasta no servidor (com esquemas de backup e permissões apropriadas).

Eu já sempre vi armazenar no banco como um BLOB.

Dá uma consultada na documentação do banco que você vai usar, de repente se você armazenar as imagens em um schema diferente não cause overhead de seu banco.

É exatamente isto que pretendo fazer Staroski !!!
Pela documentação e experiência própria acho que o overhead não acontecerá.
Vou estudar mais esta opção.
De qualquer forma agradeço a todos.

1 curtida