Dois problemas separam meu projeto de um programa final

Ola moçada, meu programa funciona direitinho, criei o instalador e instalei o mesmo no meu pc , porém ao executar o programa não estou conseguindo criar um arquivo .dat que uso pra rodar o programa. Será que é por causa que o instalador criar a pasta no programa na pasta Arquivos de Programas? Testei em outra pasta e ele criou direitinho o arquivo.Alguem sabe como resolver este problema? Outro problema neste programa é que eu tenho uma classe que toca um arquivo .wav através do classe AudioSystem. Criei um objeto dessa classe em um evento Action(clicar) de um botão para executar o som, porém no arquivo .jar do programa ao clicar no botão o som não é executado, somente se executa na IDE

Talvez o seu usuário não tenha as devidas permissões no computador. Teste como administrador da máquina.

sim , mas o meu pc só tem um usuário

Não crie no arquivos de programas. Um caminho melhor é o user.home:

String path = System.getProperty("user.home");

Que é a pasta do usuário no sistema. Crie lá uma pasta com o nome da sua aplicação e use-a.

Se precisar que esse arquivo seja compartilhado entre os vários usuários do computador, tente cria-lo numa pasca compartilhada, como a ProgramData.
Entretanto, o java não tem um comando multiplataforma para retornar o nome dessa pasta.