Dolphin - JavaScript VB?

Que coisa estranha está acontecendo com o java …pra que preciso de suporte ao JavaScript, possibilidade de escrever um Servlet com o mesmo, pra que ?

Suportar VB ? Será que a Sun está recebendo investimento da Microsoft ?

http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=40569

Pode até ser interessante em termos de mercado - business, mas acho q as empresas terceiras deveriam cuidar dessa ponte e não a plataforma.

a) A Sun e a Microsoft fizeram as pazes - procure “Project Tango” e outras coisas.
b) A Sun já tem um servidor ASP (ChiliASP) já faz certo tempo, mas ele não suporta VBScript, apenas JavaScript no servidor. Como no servidor normalmente o pessoal codifica em VBScript e não em JavaScript a utilidade é limitada.
c) Qual é o problema de o Java suportar (obviamente que de forma muito limitada) o VBScript?
d) Quando ele menciona “VB” leia-se .NET - a integração .NET x Java está bem adiantada.
Aquelas loucuras de escrever código JNI para um programa Java chamar .NET, ou então (o que é mais fácil) escrever um Web Service só para um programa Java chamar um em .NET não vão ser mais necessárias; a Sun vai fazer esse serviço sujo par você.

A ideia de Java como uma Plataforma e nao como apenas uma linguagem é bem aceita pelas pessoas (inclusive eu) se na plataforma .Net vc pode programar em C#, VB, Asp, Delphi. Por que nao em java voce poder programar tanto em JRuby, Groovy, Java, Python … {coloque aqui sua ling. preferida}

Acho que a grande sacada de se usar uma lingaguem script dentro da JVM é de poder criar eventos before e after na sua regra de negocio e deixar para terceiros ou até mesmo mudar em run-time, mais facilmente, qualquer detalhe ou customização.

Veja a paletra do shoes que ele disponibilizou lá ele fala sobre isso.

Eu nunca usaria VB dentro do Java, mas alguem pode achar isso uma boa idéia. Então eu acho uma boa idéia ter essa possibilidade.