DOM - Como testar se um NodeValue é nulo

7 respostas
R

Fala galera … estou começando com java e espero que possam me ajudar por favor …

estou fazendo a leitura de um XML, mas em determinado nó preciso saber se o nodeValue é nulo ou não para poder adiciona-lo a uma String … só que tenho o seguinte problema quando ele realmente é nulo cai dentro da exceção (NullPointerException) e não consigo verificar … alguem pode me dar uma força ??

abraço a todos … fico no agurado

7 Respostas

fantomas

Se entendi direito o que vc está dizendo, vc deve verificar se o nó é nulo antes de obter o valor senão irá causar uma exception mesmo.

O ideal é que vc coloque no post a parte do código que está com problema para facilitar nossa análise; não esqueça de utilizar a tag CODE.

Bem vindo ao forum!

flws

R

exatamente isso fantomas … preciso verificar o valor do nó pois se ele não existir não posso concatena-lo a String conteudo, mas o problema é que ele entra na exceção … então queria uma alternativa para fazer isto

o trecho que tentei usar é o seguinte:

if(destNodes.getElementsByTagName("IE").getLength()>0){ //Aqui verifico se o nó existe, até aqui tudo bem

//mas aqui só de fazer referencia ao NodeValue ja entra na exceção NullPointerException
       if(destNodes.getElementsByTagName("IE").item(0).getFirstChild().getNodeValue() == null){ 
		conteudo += destNodes.getElementsByTagName("IE").item(0).getFirstChild().getNodeValue()+"|";
	}
}

Por enquanto obrigado
abraço

T

Provavelmente você terá de ficar testando cada um dos retornos de getAlgumaCoisa() para ver se não retornam null.

Enquanto o Java 7 não vem, você vai ter de fazer isso mesmo (que chato, não?)

No Java 7 você poderia escrever:

if (destNodes?.getElementsByTagName("IE")?.item(0)?.getFirstChild()?.getNodeValue() == null)
    ...

A idéia é que se algum método retornar null ao usarmos “?.” em vez de “.”, o resto da expressão não é calculado e retornamos “null” mesmo.