Domain Model

3 respostas
L

Boa tarde pessoal,

Tenho a seguinte situação em uma tabela do meu banco de dados tenho uma foreign key para o municipio e na mesma tabela tenho gravado o nome do municipio.
Ex:

Endereco

NumMunicipio —> Foreign Key
Municipio —> É o nome do municipio que está gravado aqui.

A minha dúvida é em relação a como ficaria a minha classe para este exemplo, tenho uma classe Endereco que tem uma classe Municipio como atributo mas o nome seria um atributo do meu endereço também ?

Obrigado …

3 Respostas

rodrigo_gomes

Olá,

Bom, vc não deveria tentar começar um modelo de dominio a partir de um modelo de dados. Primeiro modele seus objetos. Pense em objetos, troca de mensagens, etc.

Mas já que vc começou, pq sua tabela endereço tem o nome do municipio, se ela tbm tem uma foreign key para uma tabela de municipios onde ela pode pegar esse nome?

L

ela tem o nome para ficar armazenado no momento da inclusão, por exemplo se depois disso alguem alterar o nome do municipio os documentos onde aquele municipio esta vinculado nao vao sofrer modificacoes, uma nota fiscal por exemplo depois de impressa nao se pode alterar nada … por isso que tenho o nome do municipio nesta tabela e o nome é preenchido por uma trigger no momento da inclusão.

nbluis

Cara, primeiramente… disperse esse raciocínio relacional.

Pense em objetos… pense e modele o mundo real.
Esqueça o que está ou como está no banco de dados.

Pense quais as responsabilidades de cada objeto com coesão.

Criado 27 de dezembro de 2007
Ultima resposta 27 de dez. de 2007
Respostas 3
Participantes 3