Olá Pessoal
!!
Então, ultimamente eu tenho visto uma “mãe diná” em todos os programadores que eu converso, questiono sobre o futuro de java e da plataforma .net, mas é difícil fazer esse tipo de perguntar para um programador java, ou para um programador C#, pois geralmente tende a puxar a sardinha, coisa que eu não acho legal… uma pessoa que trabalha nessa área de T.I, precisa ter uma mente aberta, e não se enclausurar em uma tecnologia apenas e falar mal da “outra” :? !!
acho que o pessoal de Java é mais mente aberta nesse ponto, por isso, gostaria de perguntar, apenas saber de vocês sobre as diferenças e particularmente o que vocês acham do futuro, qual vai “vencer” (digo, se tornar mais utilizada nos próximos anos)…
No meu ponto de vista a Microsoft só copia… o windows copiou o MacOS, e desde então eles não pararam mais, poderia fazer até uma pequena lista:
MSN -> ICQ;
I.E -> FireFox;
MSN Earth -> Google Earth;
Zune -> IPod;
Asp -> PHP;
Windows Desktop Search -> Google Desktop Search;
DWM -> Quartz, Xgl;
Money -> Quicken.
Na verdade a lista é grande, não vou queimar memória agora c/ isso… mas no meu ponto de vista a MS vivi de copiar a idéia dos outros…
mas pq faz sucesso? eu acredito que a explicação já tá no windows, eles fazem algo que já existe no mercado, porem mais fácil de usar, mais acessível. e por conta disso torna mais popular. também, graças ao $$ que investem pesado em Market…
é até sobre o tal do market que eu queria falar também… eu to em um programa agora da MS para treinamento em C#, tudo gratuíto, (pago por eles…) claro que no curso você só aprende .NET(C#, Asp.NET, SQL Server e mais uma renca de coisas .NET…)
porem o bacana é que eles quase garantem uma colocação profissional para os que ficarem até o final (existe uma filtragem por meio de provas e fases)… agora eu fiquei realmente na dúvida sobre qual plataforma seguir e me dedicar profissionalmente…
já tenho algum conhecimento em Java pois venho estudando Java a mais ou menos 1 ano e meio, sei que minha bagagem é quase nula junto a dimensão da “plataforma”… mas eu sinceramente gosto de Java, do eclipse então nem se fala…
Mas no caso do php, parece que aconteceu uma coisa semelhante, surgio o PHP primeiro, depois do CGI… e conquistou o mercado, logo após veio o ASP, não sei dados de porcentagem exatas, mas me parece que hoje em dia o Asp tá na frente do PHP…
mas enfim, resumindo pra não ficar muito longo… o que vcs acham sobre o futuro? .NET tem uma chance boa de ter mais área de trabalho e também ficar mais popular que o Java?