Drag and Drop

7 respostas
rmlang

Gente,

Preciso fazer em uma aplicação Web algo que o usuário possa clicar em um campo, ou menu de campos (de uma tabela), arrastar e soltar em uma área no browser para ir compondo as partes de um relatório.

Por exemplo, o usuário clica em um menu lateral, com o campo NOME, arrasta e solta em uma área de composição do relatório.
Essa área deveria identificar a operação de arrastar e soltar o campo e ir se ajustando, conforme as informações desse campo.

Alguém já fez algo parecido ou teria uma idéia da melhor forma de fazer isso que não fique lento para o usuário?

Estou usando Struts 1.1 e J2EE 1.4.2.

[]'s

Robert

7 Respostas

danieldestro

Usando HTML? Acho meio impossível.
Que tal um Applet com Swing?

rmlang

danieldestro:

Já pensei nisso, mas pelo que eu lí sobre applets, andam dizendo que é um recurso meio ultrapassado e/ou não é muito recomendado.

Pensei em JavaScript e DHTML, mas não conheço a fundo para saber se pode ser feito.

danieldestro

Eu, particularmente, não sou mto fã de Applets. Mas o site do BB é feito com applet. Fica aí a questão.

Sobre DHTML e Java Script? Dúvido que você obtenha sucesso. Mas dê uma pesquisada a fundo.

smota

danieldestro:

ehehe o meio é por conta do “é possível mas talvez inviável”?!? :shock: (powered by Google :wink: )

De qualquer forma é possível, se você quer um desafio será legal fazê-lo. Pegue a biblioteca acima e adicione as funcionalidades de identificar o layout final do relatório (posição de campos, etc. etc.) …

smota

A msg anterior atesta que dá pra fazer (a biblioteca funfa em Firefox e IE) … se você precisa que seja feito e não conhece JavaScript a fundo comece a pensar em pagar pra alguém com mais experiência porque não é trivial … (existem uns FHJSU ou coisa assim aqui no forum :wink: )

Uma idéia, após posicionar a layer para processar o layout do relatório final gere um XML que fica mais fácil de fazer o relatório sair … (alguém está vendo um ireport pra browser aqui? 8) )

_fs

Exemplo de drag´n´drop tá cheio na internet, e pegar as posições dos elementos na página depois é fácil.

Difícil é fazer um relatório de verdade a partir disso.

ha-ham
FHAJ :smiley:

rafael_ssouza

DnD DHTML

http://www.walterzorn.com/dragdrop/dragdrop_e.htm

Criado 10 de novembro de 2004
Ultima resposta 11 de nov. de 2004
Respostas 7
Participantes 5