Alguém pode me dar uma resposta rápida se o Java atual é capaz de fazer acesso baixo nível a um drive de CD/DVD etc etc ?? Se não, sabem se tem alguma API nele para ler informações do disco, tipo LABEL, SISTEMA DE ARQUIVOS (UDF, JOLIET, ROCK RIDGE, ISO9660, etc etc), TIPO (CD, DVD,), TAMANHO (sem ler cada arquivo da midia, pois tem um dado em toda midia que diz o tamanho do conteudo!). Bom é isso ai. O motivo das dúvidas repentinas, é que estou desenvolvento um projeto de uma “arquivador/catalogador de midia” em java, que integra com outro sistema que é web (futuro bem distante), do que eu precisarei de fazer essas mágicas de alguma forma, senaõ, meu projeto vai por agua abaixo (eu esqueci de verificar isto antes!! :[ ) Obrigado a todos, tenham um bom dia!! =)
Drive CD/DVD - Acesso direto às informações!
5 Respostas
Não, não é possível fazer isso, e eu duvido que seja possível em médio prazo.
Não conheço nenhuma api para isso, mas acho que terás que estudar um pouco de JNI e fazer um wrapper em C/C++ que tenha esse acesso e possa retornar as informações para ti. Mas acho que se procurares mais um pouco, pode ser que aches algo assim já “pronto”, pois sua necessidade é relativamente comum.
Até!
O /proc do Linux pode te dar algumas dessas informacoes. Se vc tiver que fazer tudo funcionar no Windows, bem vindo ao inferno que eh a JNI. 
Eu pensei no mesmo, porem, lembrei da coisa do Windows e fiquei emputecido!! =)
pode tentar usar o registro do windows.
Dai o inferno começa por ai: acessar registro do windows pelo java é uma desgraça. Depois vem a outra malandragem: os registros dos windows são umas zonas… to enrolado mesmo… é tão pouca coisa, deveria vir nativo no java… so o LABEL e INFO do Disco, bem como o tamanho (porem, podemos acoxambrar o tamanho somando o tamanho dos arquivos contidos) !! Obrigado pelo apoio pessoal. Eu passei a manha de hoje pesquisando sobre JNI (tem pouco tempo que conheço a coisa), e como nunca mechi com C/C++, ainda continua complicado… putz!! To enrolado! Eu vi uma ideia de usar umas libs do K3b, que acessam o drive a baixo nivel, mas eu vou ter que começar a pesquisa pelo JNI, como funciona, e depois começar a ler o codigo das libs, e por ia vai… vida de condenado mesmo…