Pessoal blz
Estou iniciando estudos para desenvolvimento Web, estou utilizando o material da Caelum fj21, e cheguei num ponto que me deixou com duvida, é o seguinte estou no Capitulo 5, Servlets, no tópico 5.7 Enviando parâmetros de requisição, utilizo o Eclipse Java EE, fiz tudo que a apostila solicitou, mas na hora de executar ocorre o seguinte erro:
type Exception report
description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.
exception
java.lang.RuntimeException: java.sql.SQLException:[b] No suitable driver found for jdbc:mysql://localhost/fj21[/b]
br.com.caelum.conexao.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:26)
br.com.caelum.dao.ContatoDAO.<init>(ContatoDAO.java:16)
br.com.caelum.agenda.servlet.AdicionaContatoServlet.service(AdicionaContatoServlet.java:51)
javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:717)
root cause
java.sql.SQLException: [b]No suitable driver found for jdbc:mysql://localhost/fj21[/b]
java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
br.com.caelum.conexao.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:24)
br.com.caelum.dao.ContatoDAO.<init>(ContatoDAO.java:16)
br.com.caelum.agenda.servlet.AdicionaContatoServlet.service(AdicionaContatoServlet.java:51)
javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:717)
note The full stack trace of the root cause is available in the Apache Tomcat/6.0.32 logs.
Neste caso fiz o seguinte cliquei com o botão direito no projeto > Build Path > Add External Archive… e adicionei o Conector do MySQL mysql-connector-java-5.1.15-bin.jar, realizei o teste novamente o erro persiste, então realizei um teste simples de conexão:
import java.sql.Connection;
import java.sql.SQLException;
import br.com.caelum.conexao.ConnectionFactory;
public class TesteConexao {
public static void main(String[] args) throws SQLException {
Connection conn = new ConnectionFactory().getConnection();
System.out.println("CONECTADO");
conn.close();
}
}
funcionou perfeitamente.
Então busquei na internet outra solução e encontrei uma, colocar o Driver de conexão na pasta LocalOndeEstaInstaladoJavaNaMaquina/jre/lib/ext fiz o teste e a exceção acima não ocorreu e o cadastro foi realizado, mas acho que deveria ter funcionado da outra forma adicionando no Build Path.
Por favor alguém pode me ajudar a entender o que aconteceu, o que eu estou deixando de fazer ?
Desde já muito obrigado.