Pessoal eu ja li muitos tutoriais de Banco de dados com Java. Porem eu não consigo entender como instalar e configurar um driver de banco Vde dados… Tipo quero usar o Mysql com java… Mas tem varios tipos de drivers de 1 a 4. Como faço para acertar o driver?
Eu quero aprender a mexer e so estou apanhando…
Alguem pode dar uma instrução correta de como faço para utilizar o BD?
Desde o down ate o conf…
Grato se ajudarem…
Driver e Banco de Dados(Não compriendo)
5 Respostas
Faça download disso aí:
http://dev.mysql.com/get/Downloads/Connector-J/mysql-connector-java-3.1.13.zip/from/pick#mirrors
Descompacte o .zip, vá em:
painel de controle --> sistema --> avançado --> variaveis de ambiente, em variaveis do sistema, crie ou edite um variavel chamada CLASSPATH, no conteudo dela adicione o caminho completo do arquivo .jar que veio no zip, o valor da variavel deve ficar parecido com isso:
.;C:\pasta_onde_esta_o_driver\mysql-connector-java-3.1.12-bin.jar
Se estiver usando um IDE, é necessario adicionar esse jar ao projeto tambem.
Eu estou usando Jcreator para trabalhar com Java… Tem alguma especificação para trabalhar com o JCreator? Ou tem que declarar no cod?
Grato.
Tu pode fazer de uma outra maneira tb, sem modificar variaveis ambientes, e ela é fácil pelo fato que tu não vai ter que fazer mais nada além disso, porém cada vez que tu atualizar teu JDK tu tem que refazer o que tu fez, que é o seguinte:
Baixe o connector de java e mysql e dezipe o arquivo mysql-connector-java-xxxxx-bin.jar (sendo xxxxx referente a versão do conector que tu baixou.)
Depois vá na pasta aonde está instalado o JDK e copie esse jar para a pasta …jsdkxxxxx\jre\lib\ext (xxxxx versão mais atual instalada :P)
Exemplo.: No meu caso eu copiei o arquivo .jar para a pasta : C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_07\jre\lib\ext\
E pronto… tu já pode usar tranquilamente o conector sem mais stresses :P, só tendo que repetir o procedimento quando houver updates e coisas do genero que modifiquem aonde estão as bibliotecas de Java.
jairElton disse:
Não entendi, já criei a classpath, já tentei copiar o jar direto pro diretório jsdkxxxxx\jre\lib\ext e nada deu certo. como então eu poderia adicionar esse jar ao projeto tambem?
Obrigado.
Depende da IDE que tu ta, mas por exemplo, no netbeans tu simplesmente vai no teu projeto, ali na aba de “Projects” existente e vai na pasta “libraries”… clica com botao direito do mouse e clica em “add Library”… tu vai ter que criar dai uma referencia para aonde esta o jar do conector ali e acho que eh isso.
Eu faço assim pelo menos .__.
e cara, que estranho nao dar certo o do Jar, tem certeza que tu colocou na pasta JRE que está dentro da pasta do JDK? De rente tu dezipou para algum lugar errado. E se tu dezipou direto la olha se o .jar não acabou ficando dentro de algum tpo de pasta. Se tiver soh tira ele de dentro da pasta.