Driver e Banco de Dados(Não compriendo)

5 respostas
G

Pessoal eu ja li muitos tutoriais de Banco de dados com Java. Porem eu não consigo entender como instalar e configurar um driver de banco Vde dados… Tipo quero usar o Mysql com java… Mas tem varios tipos de drivers de 1 a 4. Como faço para acertar o driver?
Eu quero aprender a mexer e so estou apanhando…
Alguem pode dar uma instrução correta de como faço para utilizar o BD?
Desde o down ate o conf…
Grato se ajudarem…

5 Respostas

J

Faça download disso aí:

http://dev.mysql.com/get/Downloads/Connector-J/mysql-connector-java-3.1.13.zip/from/pick#mirrors

Descompacte o .zip, vá em:

painel de controle --> sistema --> avançado --> variaveis de ambiente, em variaveis do sistema, crie ou edite um variavel chamada CLASSPATH, no conteudo dela adicione o caminho completo do arquivo .jar que veio no zip, o valor da variavel deve ficar parecido com isso:

.;C:\pasta_onde_esta_o_driver\mysql-connector-java-3.1.12-bin.jar

Se estiver usando um IDE, é necessario adicionar esse jar ao projeto tambem.

G

Eu estou usando Jcreator para trabalhar com Java… Tem alguma especificação para trabalhar com o JCreator? Ou tem que declarar no cod?
Grato.

F

Tu pode fazer de uma outra maneira tb, sem modificar variaveis ambientes, e ela é fácil pelo fato que tu não vai ter que fazer mais nada além disso, porém cada vez que tu atualizar teu JDK tu tem que refazer o que tu fez, que é o seguinte:

Baixe o connector de java e mysql e dezipe o arquivo mysql-connector-java-xxxxx-bin.jar (sendo xxxxx referente a versão do conector que tu baixou.)

Depois vá na pasta aonde está instalado o JDK e copie esse jar para a pasta …jsdkxxxxx\jre\lib\ext (xxxxx versão mais atual instalada :P)
Exemplo.: No meu caso eu copiei o arquivo .jar para a pasta : C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_07\jre\lib\ext\

E pronto… tu já pode usar tranquilamente o conector sem mais stresses :P, só tendo que repetir o procedimento quando houver updates e coisas do genero que modifiquem aonde estão as bibliotecas de Java.

J

jairElton disse:

Não entendi, já criei a classpath, já tentei copiar o jar direto pro diretório jsdkxxxxx\jre\lib\ext e nada deu certo. como então eu poderia adicionar esse jar ao projeto tambem?
Obrigado.

F

Depende da IDE que tu ta, mas por exemplo, no netbeans tu simplesmente vai no teu projeto, ali na aba de “Projects” existente e vai na pasta “libraries”… clica com botao direito do mouse e clica em “add Library”… tu vai ter que criar dai uma referencia para aonde esta o jar do conector ali e acho que eh isso.

Eu faço assim pelo menos .__.

e cara, que estranho nao dar certo o do Jar, tem certeza que tu colocou na pasta JRE que está dentro da pasta do JDK? De rente tu dezipou para algum lugar errado. E se tu dezipou direto la olha se o .jar não acabou ficando dentro de algum tpo de pasta. Se tiver soh tira ele de dentro da pasta.

Criado 29 de setembro de 2006
Ultima resposta 4 de out. de 2006
Respostas 5
Participantes 4